quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cabo Verde E Marrocos Alternam Domínio E Empatam: 1a1


Fortes emoções à vista pelo grupo A na Copa Africana de Nações 2013. Concluída a segunda rodada, a África do Sul lidera com quatro pontos, seguida por Cabo Verde e Marrocos (ambos com dois pontos, um gol pró e um gol contra, isto é, com campanhas idênticas). Até a lanterna Angola (um ponto) irá para a última rodada dependendo apenas de si para se classificar. Os jogos serão entre África do Sul e Marrocos (sul-africanos a um empate da vaga) e Cabo Verde e Angola.

Hoje, a África do Sul venceu Angola por 2a0. Mais tarde, Marrocos e Cabo Verde terminaram empatados por 1a1. E é dessa partida que vamos falar um pouco mais agora.

Primeiramente, há que se dizer que jamais havia visto Cabo Verde jogar. Pra ser sincero, sequer sabia que o arquipélago colonizado pelos portugueses tinha uma seleção de futebol. Não apenas tem como fez belo primeiro tempo na cidade de Durban. Jogadores como Ryan Mendes e Platini tiveram atuação digna de elogios, por muitas vezes ditando o ritmo do jogo e envolvendo a defesa marroquina com tabelas e jogadas individuais.

Não poderia ter sido com personagens melhores que o placar fosse inaugurado: aos 35 minutos, Mendes fez o passe sob medida e Platini, com cavadinha categórica, encobriu o goleiro Nadir Lamyaghri. 1a0. Aliás, se não fosse o arqueiro do Marrocos, a essa altura já poderíamos estar falando do segundo ou terceiro gol cabo-verdiano.

No segundo tempo, porém, as coisas mudaram. E mudaram mesmo. O jogo, que já era faltoso antes do intervalo, ficou ainda mais violento no retorno. Talvez o maior responsável tenha sido o árbitro Janny Sikazwe, de Zâmbia. Para se ter uma idéia, nem quando Youssef El-Arabi colocou a sola da chuteira no rosto de Fernando Neves, houve expulsão. Para o árbitro, lance de amarelo. Uma vergonha. E não foi a única entrada estúpida, pelo contrário.

Com o avançar dos minutos, Marrocos foi crescendo em campo - tanto em rispidez quanto principalmente em volume de jogo. As mexidas de Lúcio Antunes em Cabo Verde recuaram demais o time, que ficou visivelmente enfraquecido nas ausências de Platini e Mendes. O que não sei é se Antunes os tirou de campo numa postura defensivista ou protecionista, pois a impressão que dava é que a qualquer momento poderia pintar alguma lesão.

O fato é que Marrocos chegou ao empate. Aos trinta e dois minutos, El-Arabi (aquele mesmo da solada no rosto), recebeu na área e mostrou porque veste a camisa nove de sua seleção, chutando rasteiro e estufando a rede. Dessa vez, não deu para Vozinha. Vozinha, goleiro de Cabo Verde, que havia realizado algumas boas defesas até aquele momento. Não me perguntem de onde veio o apelido, mas é assim que chamam o goleiro de Cabo Verde: Vozinha.

Com dois gols, 55 faltas e nenhum gravemente ferido, terminou o jogo entre Marrocos e Cabo Verde. Ambos estão a uma vitória da fase quartas-de-final. Se conseguirem, na última rodada, fazer em noventa minutos o que fizeram cada um numa metade de jogo, têm grandes chances de classificação. Mas por favor, confederação africana de futebol, não deixe de dar um cartão para o árbitro dessa partida. Acho que é caso de vermelho.

Ah! Uma coisa legal é que, enquanto o blogueiro narrava/comentava pelo Tuíter, acabou rolando uma espécie de profecia. Veja na imagem abaixo, com as tuitadas dos respectivos gols e, imediatamente abaixo de cada quadro, a "previsão". Merece um daqueles cartazes dizendo "Eu Já Sabia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário