quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Jogando Bonito, Botafogo Goleia Audax Em Moça Bonita

Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, mais conhecido pelo nome de Moça Bonita. Sede do Bangu Atlético Club, tradicional agremiação esportiva na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro - o Bangu é o último clube além dos quatro grandes que integram a Série A nacional a ser campeão estadual, feito conquistado no ano de 1966 (já havia faturado o torneio em 1933).

Fazendo uso do transporte ferroviário, o blogueiro partiu para lá e foi assistir a partida entre Audax Rio, "sensação dos pequenos" nas primeiras rodadas do Estadual 2013, e Botafogo, atual vice-campeão na competição. Dois times invictos na temporada: o Audax com duas vitórias e um empate; o Botafogo com uma vitória e dois empates.

Se houve equilíbrio no duelo válido pela quarta rodada na Taça Guanabara? Coisíssima nenhuma. Do início ao fim, domínio alvinegro no campo banguense. Era perceptível a fragilidade técnica do time do Audax, mas o que realmente importava era admirar o excelente nível de exibição botafoguense. Falo aqui de uma equipe escalada com uma linha de quatro na defesa, onde os laterais alternavam subidas ao ataque (o direito, Gilberto, se apresentava mais que o esquerdo, Márcio Azevedo). De uma equipe com um volante com grande poder de marcação e boa saída de bola - Marcelo Mattos, que tomava conta dos setores por onde transitava. De uma equipe com quatro meias que trocavam de posição, sendo possível ver Fellype Gabriel e Andrezinho revezando a função de segundo volante, Vitinho circulando pelos dois flancos e também pela parte central e Bruno Mendes, geralmente a referência ofensiva, recuando para permitir a inflitração de um companheiro, na maioria das vezes o hábil Vitinho. O goleiro Jéfferson e os zagueiros Antônio Carlos e Bolívar quase não precisavam participar. Mas faltou citar o nome de um jogador. Faltou citar o nome do jogador da partida: Nicolás Lodeiro, meio-campista uruguaio que teve atuação destacada, sobretudo no primeiro tempo.

Lodeiro abriu o placar com um golaço de fora da área (assista a comemoração aqui e sinta um pouco da atmosfera do estádio) e deu o passe para Fellype Gabriel marcar o segundo. No segundo tempo, o domínio alvinegro se manteve e outros dois gols aconteceram: Bruno Mendes anotou o terceiro, aproveitando rebote após finalização de Vitinho, e Bolívar fechou a conta, chegando ao terceiro gol em 2013, ótima marca para um homem de defesa. A festa ficou completa para o botafoguense que compareceu ao estádio quando Clarence Seedorf adentrou o gramado, adicionando categoria a uma partida que já estava resolvida em termos de resultado, mas que passou a ganhar algo mais com o deslumbrante talento do holandês. Qualquer viagem é válida para se ver atuações como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário