quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coletivamente Gigante, Milan Vence Barcelona

Pra quem achava que o Barcelona ia chegar lá no San Siro, impôr seu jogo e ganhar a partida diante do Milan, uma surpresa aconteceu. E o blogueiro assume: está no grupo dos surpreendidos.

Com um sistema de marcação que mostrou-se funcional em praticamente toda a partida, a equipe comandada por Massimiliano Allegri não somente conseguiu a proeza de "segurar" o poderio adversário como ainda teve a grandeza de criar ocasiões de gol.

Foram poucas as chances, é verdade, mas o Rossonero conseguiu aproveitar duas delas. E o placar de 2a0 é uma vantagem considerável para o duelo no Camp Nou, a ser realizado no dia doze de março de dois mil e treze. Resta saber se, na condição de visitante, o tão tradicional clube italiano conseguirá resistir ao Barça. Conseguindo novamente neutralizar Xavi e Messi, por que não?

Para aumentar o tamanho do feito milanista, temos que considerar que a equipe já não conta mais com jogadores como Thiago Silva, Alessandro Nesta, Mark van Bommel, Andrea Pirlo, Clarence Seedorf, entre outros. Ilustres desconhecidos como o zagueiro-central Zapata e o lateral-esquerdo Constant foram alguns dos elementos que formaram uma intransponível última linha de defesa, liderada por Mexès. Abate, pela direita, também deu conta do recado.

Mas a linha de marcação mais impressionante foi a que a antecedia. Ambrosini teve atuação assombrosa na dura missão de acompanhar Messi de perto. Montolivo e Muntari se agigantaram para fortalecer a pegada na marcação e equilibrar a saída de jogo. Boateng, o elo de ligação para os também voluntariosos El Shaarawy e Pazzini, esteve em grande noite também. E Abbiati, seguro como sempre, correspondeu cem por centro das poucas vezes em que foi exigido. De quebra, Niang entrou em campo bem o bastante para participar ativamente na jogada do segundo gol.

Aliás, o segundo gol milanista lembra muito mais o Barcelona do que o Milan atual. Lembrou muito mais o Barcelona do que o próprio Barcelona dessa quarta-feira. O lançamento de Montolivo, a presença de Niang atraindo uma marcação tripla, o toque de El Shaarawy sob medida e a finalização de Muntari esbanjando precisão, numa linha-de-passe ligeira e eficaz, levaram a torcida ao delírio. Jogada que destoa totalmente daquilo que habitualmente se vê desde que Allegri treina esse clube. Podia ser sempre assim, não é mesmo? Tenho a impressão que a filosofia de jogo barcelonista tem o poder de contagiar o adversário, como se fosse um benéfico vírus que se compartilha pelo ar.

O jogo de volta deverá ser dos mais interessantes nessa fase oitavas-de-final de Liga dos Campeões da Europa. Com a obrigação de marcar gols, o Barça provavelmente terá uma posse de bola mais incisiva, vertical, para pressionar um oponente que já mostrou saber se defender e contra-atacar. Curiosamente, esse 2a0 pra cima do Barcelona foi a primeira vitória do Milan dentro de casa nessa edição do torneio. Deve ser um reforço para aquela despretensiosa teoria do contágio pelo ar. Resta saber se as tendências defensivistas de Allegri criarão um fator de autoimunização que levará o Milan a uma performance como tantas outras sob seu comando. Agora, se o time pisar na Catalunha disposto a se manter infectado, poderá estar dando um grandioso passo para a classificação.

4 comentários:

  1. Soham,

    é meu amigo, não há império que não caia um dia....

    ResponderExcluir
  2. Soham,

    como muito bem disse noso amigo ai do rádio... não há império que dure para sempre.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E aê beleza?!

    O Barcelona começou a diminuir sua queda a partir da sua última temporada. Hoje não é mais o bicho-papão do futebol!

    Abraços.
    FC Gols:
    http://fcgols.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Zé e Cléber, não sei se a metáfora do império se aplica ao Barcelona. Tudo bem que o clube conquistou muita coisa nos últimos anos (sobretudo na Era Guardiola), mas ainda assim está havendo um rodízio de títulos na Espanha e também na Europa.

    De toda forma, o Milan mostrou que há maneiras de resistir ao estilo de jogo barcelonista e conseguiu surpreendente resultado, se aproximando da classificação. Mas tudo pode acontecer na partida de volta e não me parece uma boa idéia menosprezar uma equipe que se mostra forte também quando está sob pressão. Deverá ser um jogão.

    Abraços.

    ResponderExcluir