segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Boa Seqüência Alvinegra Tem Fim No Beira-Rio

Oito jogos de invencibilidade e 100% de aproveitamento nos últimos cinco jogos. Esses eram os números do Botafogo ao entrar em campo pela 17ª rodada da Série A 2010. Mas do outro lado estava o campeão da América, que venceu por 1a0 (gol de Leandro Damião) e entrou no G4 da competição, mandando o Botafogo para a 5ª colocação (mas na zona da Libertadores, pois Santos e Internacional não precisarão da qualificação no Brasileiro, tendo presença garantida na competição continental em 2011).

O jogo

Sem poder contar com os titulares Marcelo Cordeiro (pertence ao adversário e uma cláusula o impedia de enfrentar o clube dono do passe) e Marcelo Mattos (suspenso), Joel Santana abriu mão de jogar de forma semelhante às partidas anteriores e levou a campo um time bastante defensivo, com o zagueiro Edson atuando pelo flanco esquerdo da defesa e Fahel assumindo um lugar na função de volante, mantendo jogadores como Lúcio Flávio, Edno, Caio e Loco Abreu no banco de reservas.

O resultado disso foi que o Internacional jogou praticamente como quis, mantendo a bola nos pés e agredindo o Botafogo, porém sem conseguir superar o goleiro Jéfferson. E, de tanto tentar, o gol acabou acontecendo: aos 23', Leandro Damião deu toque sutil para desviar bola alçada na área e mandar pra rede, no canto esquerdo.

Os visitantes passaram a, finalmente, sair para o jogo. Criaram oportunidades interessantes, mas o goleiro Renan agiu bem quando exigido, como aos 42', quando defendeu finalização de Jóbson. Nos últimos instantes da primeira etapa, Maicosuel esteve perto de completar pro gol, mas acabou não conseguindo o objetivo.

Para a segunda etapa, a única mudança foi tática: Joel Santana adiantou Leandro Guerreiro para a frente da linha de zaga. Logo aos 4 minutos, o Botafogo construiu chance claríssima de empatar a partida, mas um impedimento erradamente assinalado proibiu que Jóbson desse seqüência a uma jogada em liberdade, com apenas o goleiro pela frente. Aos 7', deu-se a primeira substituição: Fahel por Caio. 6 minutos depois, uma contusão na coxa obrigou Joel a mexer novamente, trocando Jóbson por Edno.

Celso Roth trocou os atacantes Leandro Damião e Rafael Sóbis por Everton e Andrezinho, dando sinais de que o placar o satisfazia. Antes disso, Joel trocou Herrera por Abreu, na sua derradeira tentativa de alternar o desfecho do jogo. Mas foi a expulsão de Caio, nos acréscimos, a última coisa de maior relevância que aconteceu no Beira-Rio naquela noite de sábado.

Outros resultados

A 17ª rodada da Série A 2010 ficou marcada pela quantidade de empates (foram cinco, ou seja, metade dos jogos terminaram em igualdade no placar: Vasco 1a1 Cruzeiro, Ceará 2a2 Grêmio Prudente, Fluminense 2a2 São Paulo, Atlético/GO 2a2 Avaí, e Atlético/PR 1a1 Grêmio).

A única equipe visitante que conseguiu a vitória foi o Palmeiras, que superou o Atlético/MG por 2a1. A rodada ainda contou com a vitória do Santos sobre o Goiás (2a0, com direito a um belo gol de Zé Eduardo e novo pênalti desperdiçado por Neymar), Corinthians vencendo o Vitória (2a1) e o Guarani virando o jogo pra cima do Flamengo com gols nos minutos finais (também 2a1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário