sábado, 4 de setembro de 2010

Guará Vence Coxa E Cola No G4

Mesmo sem apresentar um bom futebol, o Guaratinguetá fez-se valer do fator campo e tirou proveito da apática atuação do Coritiba para vencer por 1a0 no estádio Municipal Professor Dario Rodrigues Leite, o "Ninho da Garça", no Vale do Paraíba. A equipe paulista, que disputa a Série B nacional pela primeira vez, termina a primeira metade da competição bem perto da zona de acesso: tem um ponto a menos que os 31 do 4º colocado, o Bahia. Já o Coxa, que chegou a liderar o torneio, não atravessa um momento positivo, conhecendo a 4ª derrota nos últimos 5 compromissos - mesmo assim, é o atual 3º colocado, com 33 pontos, 3 a menos que o líder Figueirense.

O jogo

Sob um forte sol e temperatura alta (cerca de 36ºC), a partida começou literalmente quente. Mas quem atacava era o time visitante, vindo da tradicionalmente fria cidade de Curitiba: aos 2 minutos, Marcos Aurélio finalizou com força e o goleiro Saulo conseguiu defender em dois tempos. Mais tarde, a maior chance do Alviverde abrir o placar: Enrico recebeu belo passe nas costas da defesa e ficou de frente com o goleiro, mas chutou torto, à esquerda do gol. O Guará, enfim, passou a sair mais para o jogo. Sem a mesma organização que o adversário, a equipe incomodava mais na base da transpiração do que da inspiração. Porém, o goleiro Vanderlei mostrava-se numa boa tarde e correspondia quando exigido. Eis que vem uma chance de bola parada, aos 39 minutos. O defensor Everton foi pra bola e soltou um foguete, no quadrante 10, sem chance para o arqueiro oponente e, como diz o narrador Sílvio Luiz, "balançou o capim no fundo do gol do Coritiba". Após o gol, lá foram os suplentes do Coritiba para o aquecimento (algo que, naquelas condições climáticas, nem era nececessário).

No intervalo, Ney Franco realizou uma troca: saiu o lateral Ângelo para a entrada do volante Marcos Paulo, que passou a atuar pelo flanco direito. Pouco aconteceu de mais produtivo e Ney decidiu mexer também no setor esquerdo do campo, trocando Marcos Aurélio pelo experiente lateral Triguinho. Do outro lado, Roberto Fonseca respondeu colocando Léo Silva no lugar de Régis. O jogo, se era quente na perspectiva térmica, era um deserto de criatividade. E, quando as escassas oportunidades apareciam, acabavam acontecendo desperdícios bizarros, como o de Lúcio Flávio, que conseguiu mandar para fora uma bola recebida com o gol escancarado.

Como última cartada para mudar o destino que se apresentava, Ney Franco colocou o atacante Leonardo no lugar do lateral esquerdo Lucas Mendes. Mas, quando teve a chance em lance pelo alto, o avante cabeceou fraco e parou em defesa de Saulo. Djalma Beltrami, o soprador de apito escalado para a partida, ainda deu uma forcinha ao indicar 6 minutos de acréscimos, para desespero do treinador Roberto Fonseca. Aos 49', veio um escanteio pelo lado direito. Jeci, capitão da equipe alviverde, subiu mais que os adversários e cabeceou bem. Mas, melhor que o movimento do zagueiro, foi a defesa segura do goleiro Saulo, que saltou e defendeu sem dar rebote.

A próxima parada do Guaratinguetá será no Engenhão, diante do Duque de Caxias, às 18:30h de terça-feira. No mesmo dia mas um pouco mais tarde, às 21h, o Coritiba "recebe" o Náutico, na Arena Joinville, em Santa Catarina, naquele que será seu último jogo como mandante que não poderá ser disputado no próprio estádio - o Couto Pereira.

Outros resultados

São Caetano 1a2 Vila Nova; Náutico 1a0 Santo André; América Mineiro 1a3 Ponte Preta; Bahia 1a1 Bragantino; Portuguesa 1a2 Sport; Paraná 1a1 Figueirense; Brasiliense 1a0 América de Natal; ASA 0a2 Duque de Caxias e Icasa 2a0 Ipatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário