domingo, 5 de setembro de 2010

Bola Parada Resolve A Vida Do Bugre Em Campinas

Com Deco e Conca pouco produtivos e André Luiz numa atuação abaixo da crítica, os torcedores tricolores que compareceram ao estádio Brinco de Ouro da Princesa resolveram vaiar o goleiro Fernando Henrique pelos dois gols sofridos na virada bugrina. É bem verdade que o posicionamento do camisa 1 em ambos os lances era, no mínimo, questionável. Mas o fato de concentrar as insatisfações em cima de um único personagem não parece razoável, ainda mais quando o jogo coletivo da equipe tem o rendimento que teve. Melhor para o Guarani, que terminou a primeira metade da competição na primeira metade da classificação (é o 9º colocado) e, curiosamente, ficou invicto nos 4 confrontos com clubes cariocas (já havia vencido Vasco e Flamengo além de ter empatado com o Botafogo). O Flu, ainda líder, vê o fim de uma série de 15 jogos invicto e encontra-se há 3 rodadas sem vencer. De quebra, vê o Corinthians no encalço (1 ponto atrás e 1 jogo a menos). Será a segunda derrocada consecutiva de Muricy Ramalho em Campeonato Brasileiro?

O jogo

O Guarani começou melhor, tomando atitude e incomodando o sistema defensivo tricolor. Mas, na primeira chegada de qualidade dos visitantes, aos 11 minutos, o placar foi aberto: Mariano cruzou da direita, Washington cabeceou e Emerson apareceu para completar ao gol.

Os comandados de Vágner Mancini contavam basicamente com a habilidade de Mazola e com a transpiração de Baiano para buscar o resultado. E, se com a bola rolando pouco acontecia, veio a bola parada. Numa delas, Baiano chutou forte e Fernando Henrique defendeu em dois tempos. Noutra, aos 33', o mesmo Baiano foi pra cobrança e colocou por cima de uma numerosa barreira (haviam 6 tricolores e 4 bugrinos por ali) e superou um estático Fernando Henrique, que estava bastante próximo da trave direita e assistiu a bola entrar no canto oposto.

Mesmo sem jogar bem, o Fluminense teve grande chance de ir para os vestiários em vantagem no placar, mas Rodriguinho (que entrara no lugar de Emerson, substituído por sentir dor na coxa esquerda) chutou fraco o suficiente para dar tempo do zagueiro Ailson evitar que a bola atravessasse a linha final.

Na segunda etapa, Deco e Conca seguiam com dificuldades em tramar jogadas. O Guarani, que também não era nenhum poço de criatividade, cresceu no jogo com a entrada de Ricardo Xavier na vaga de Rômulo. Mas a virada tinha que vir na bola parada. Aos 31', Baiano e Fabão estavam próximos da bola para realizar a cobrança. A barreira era um pouco menor que a do lance do gol de empate. E quem chutou dessa vez foi o zagueiro de 34 anos, que colocou a bola entre Gum e Washington e superou Fernando Henrique, que reclamou com a barreira "muy amiga".

Daí pro final, um Fluminense mais disposto a atacar. Mas toda a apatia no decorrer da partida não foi compensada pelo abafa estabelecido nos instantes finais e a equipe da casa conseguiu garantir o triunfo.

Outros resultados

Avaí 0a1 Atlético Paranaense; Palmeiras 2a3 Cruzeiro; e Flamengo 0a0 Santos.

Os jogos que completam a rodada estão em andamento nesse momento (Atlético Mineiro e São Paulo; Atlético Goianiense e Vitória; e Internacional e Grêmio Prudente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário