quarta-feira, 16 de março de 2011

Real Madrid Faz Partidaça E Quebra Dois Tabus

Com uma convincente vitória sobre o Lyon por 3a0 (4a1 na soma dos resultados), o Real Madrid avançou para a fase quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa. Desde a temporada 2004-5 que os merengues caíam nas oitavas (incluindo a temporada passada, quando o adversário foi exatamente o Lyon). O outro tabu quebrado é o de que jamais o Real havia vencido esse oponente de hoje (foram 3 derrotas e 4 empates nos 7 jogos anteriores).

O jogo

Mostrando desde o início da partida não ter qualquer trauma do adversário e nem da fase da competição, os comandados de José Mourinho conseguiram uma atuação envolvente para construir o merecido resultado. Já aos 3 minutos, o goleiro Hugo Lloris - uma das figuras de atuação mais destacada na partida - trabalharia bem por duas vezes: na primeira, saindo para cortar nos pés do alemão Mesut Özil uma enfiada de bola; na segunda, defendendo no canto direito um chute rasteiro do brasileiro Marcelo, que pouco antes quase abriu o placar com um cabeceio que foi afastado pela defesa visitante.

Uma nova participação do goleiro do Lyon aconteceria aos 16 minutos, defendendo cabeceio do português Cristiano Ronaldo que, pouco antes da marca do pênalti, estava livre de marcação após a cobrança de falta realizada por Xabi Alonso a partir do lado esquerdo. Acuado pelo intenso volume de jogo merengue, o clube francês finalmente conseguiu se soltar em campo e criar oportunidades. Aos 21 minutos, Aly Cissokho se apresentou na esquerda, driblou Pepe com facilidade e rolou no capricho para o argentino César Delgado, que chutou rasteiro uma bola que veio a ser espalmada por Iker Casillas. Com 25 minutos, Jimmy Briand passou para Anthony Réveillère pelo lado direito e de lá veio um cruzamento rasteiro que, não fosse o corte de Sergio Ramos, poderia encontrar um argentino em condições de finalizar, já que Lisandro López e César Delgado estavam livres na área, para desespero de Casillas, que deu bronca nos companheiros.

Após os sustos, o Real Madrid voltou a tomar conta das ações em campo e tornou a exigir a participação de Hugo Lloris. Aos 26 minutos, Cristiano Ronaldo driblou Jérémy Toulalan e chutou alto, para grande defesa de Lloris. Com 32, Xabi Alonso voltou a cobrar falta pela esquerda colocando na área e Lloris segurou firme, com Sergio Ramos ali por perto para dificultar o trabalho do arqueiro de 24 anos. E após tamanha pressão, veio o primeiro gol: Marcelo recolheu bola recuperada por Alonso, tabelou com Cristiano, driblou Cris e Dejan Lovren e chutou firme para marcar um golaço. Detalhe: Lloris ainda conseguiu tocar com o braço na bola e esteve perto de impedir a abertura do placar no estádio Santiago Bernabéu.

Querendo mais, o Real mantinha-se objetivo com a posse de bola e só não marcou o 2º gol ainda no primeiro tempo porque Lloris não deixou: aos 40 minutos, Marcelo recebeu na esquerda e, da linha-de-fundo, rolou atrás. O atacante francês Karim Benzema, ex-Lyon, pegou bonito com a perna esquerda e emendou um chute de primeira com o endereço do ângulo direito, mas Lloris agiu espetacularmente ao saltar e defender a finalização do compatriota. No minuto seguinte, Benzema estufou a rede com um cabeceio, mas ele foi flagrado em impedimento no momento do lançamento.

Percebendo a superioridade do adversário, Claude Puel mexeu no intervalo: saiu Jimmy Briand para a entrada de Bafetimbi Gomis, atacante senegalês e naturalizado francês. Gomis, de fato, mostrou-se esforçado e era o elemento que mais encostava em Lisandro López, conseguindo aos 26 minutos uma bonita tabela em velocidade com o camisa 9 e descolando um chute forte que causou dificuldades para Casillas. Aos 36, um outro chute forte de Gomis (dessa vez de fora da área) foi rebatido pelo goleiro madridista no canto direito. E foi tudo o que o Lyon conseguiu criar na etapa complementar. O Lyon basicamente se defendia das investidas dos donos da casa, com Lloris voltando a fazer defesas sensacionais (a mais incrível delas aconteceu aos 22 minutos, quando Özil tocou de trivela para Benzema, o atacante pegou na veia e o goleiro esticou-se para desviar em escanteio de forma brilhante).

Mas a superioridade do clube espanhol era tamanha que, mesmo diante de uma atuação formidável do goleiro Lloris, novos gols acabariam acontecendo. Aos 20 minutos, Marcelo se antecipou ao passe de Réveillère buscando Delgado e ligou rapidamente o contra-ataque com um lançamento longo: na dividida de Özil com Lovren, a bola acabou sobrando limpa para Benzema avançar em liberdade e chutar rasteiro uma bola que ainda resvalou em Lloris antes de ir para a rede. 2a0 no placar.

Com 23 minutos, Puel trocou Yoann Gourcuff (que, com atuação pífia, comprometeu a criação de jogadas da equipe) por Jérémy Pied. Mourinho também resolveu mexer e, 5 minutos depois, trocou Cristiano Ronaldo (que era dúvida para a partida) pelo atacante togolês Emmanuel Adebayor. Na marca de 30 minutos, Özil desmontou a defesa francesa quando, de costas, arrumou um toque de cabeça que virou assistência para Ángel Di María: o argentino avançou e, entre toques com a chuteira, o joelho e a canela, conseguiu dar um toque de categoria para tirar de Lloris e colocar a bola no canto esquerdo. 3a0 Real Madrid.

Se o zagueiro luso-brasileiro Pepe não estivesse em campo, diria que a vitória do Real Madrid foi impecável. Mas o camisa 3 marcou presença distribuindo pontapés em divididas ríspidas onde claramente não era necessário o uso de força por ele atribuída. Felizmente, ninguém se feriu com gravidade. Mas o risco foi grande.

Outros resultados

08.03.2011

Shakhtar Donetsk 3a0 Roma (6a2 no agregado)
Barcelona 3a1 Arsenal (4a3 no agregado)

09.03.2011

Tottenham 0a0 Milan (1a0 no agregado)
Schalke 04 3a1 Valência (4a2 no agregado)

Terça-feira

Manchester United 3a1 Olympique de Marselha (3a1 no agregado)
Bayern de Munique 2a3 Internazionale (3a3 no agregado, Inter avança nos gols marcados fora)

Quarta-feira

Chelsea 0a0 Copenhagen (2a0 no agregado)

2 comentários:

  1. Pela narrativa deduzo que Marcelo fez uma partida excelente, assim como Lloris. Caro administrador, poderia me explicar o que aconteceu com José Mourinho, tirando um meia e colocando um atacante com um resultado positivo. Seriam novos tempos em nosso futebol? Quer montar um time que joga bonito, caro Mourinho? Tá convidado, sinta-se a vontade!

    www.oscraquesnarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marcelo estava realmente muito bem, caro leitor. Desconfio que não haja lateral esquerdo brasileiro atuando a esse nível atualmente.

    Quanto ao Mourinho, não sei se tem a ver, mas comparando esse Real com aquela Inter, parece que o português tomou gosto de ver um time solto e envolvente dentro de campo. Será a proximidade geográfica da cidade de Barcelona algo beneficamente contagioso?

    Abraços.

    ResponderExcluir