segunda-feira, 14 de março de 2011

Vasco Cede O Empate Duas Vezes Mas Vence O Madureira No Final: 4a2

Foi a tarde que Bernardo pediu a Deus: o meio-campista, que era mero coadjuvante de Felipe na criação de jogadas, acabou se destacando na partida pela capacidade de marcar gols e anotou 3 vezes na suada - e merecida - vitória vascaína sobre o Madureira, em Volta Redonda, pela 3ª rodada na Taça Rio 2011. O placar era de 2a2 até os 42 minutos do segundo tempo, mas no final das contas o resultado foi o mesmo 4a2 da rodada passada (diante do Duque de Caxias).

Com o triunfo, o Vasco parece deixar para trás o péssimo começo de temporada (que culminou na demissão de Paulo César Gusmão e na eliminação precoce na Taça Guanabara) e deve ir de cabeça erguida para o clássico com o Botafogo no próximo domingo.

O jogo

Guiado pelo talento de Felipe - que com objetividade e precisão descolava belas enfiadas de bola -, o Vasco estufaria a rede adversária aos 5 minutos, quando o camisa 6 vascaíno deixou o atacante Élton cara-a-cara com o goleiro Anísio. Mas o auxiliar que acompanhava o lance acusou um impedimento, no mínimo, discutível (típica polêmica que somente terá fim quando a FIFA introduzir definitivamente o recurso da tecnologia eletrônica no futebol).

Aos 13 minutos, Felipe tratou de colocar o outro atacante da equipe na cara do gol: se dessa vez a jogada vascaína não foi frustrada por uma bandeirinha levantada, quem tratou de impedir o gol da equipe foi o goleiro Anísio, que realizou bela defesa para evitar que o chute cruzado de Éder Luís entrasse no canto direito.

Com 39 minutos, Bernardo estava na área do Madureira acompanhado por dois marcadores e decidiu passar atrás para Felipe. E, com uma genial devolução através de um toque de primeira, Felipe deixou Bernardo em ótimas condições para finalizar: com um chute rasteiro, estava aberto o placar no estádio Raulino de Oliveira (ou, se preferir, estádio da Cidadania).

No segundo tempo, o Madureira passou a ter menos vergonha de freqüentar o campo de ataque e acabou criando dificuldades ao sistema defensivo vascaíno. Fernando Prass passou a trabalhar mais, mas não pôde fazer nada quando Rodrigo, da risca da grande área, deu chute preciso no canto esquerdo e empatou a parada.

Não esqueçamos daquela dupla de meio-campistas vascaínos: aos 22 minutos, Felipe carregou a bola atraindo a marcação adversária e tocou na esquerda caprichosamente. Tão caprichoso quanto o passe foi a finalização de Bernardo, que colocou a bola no canto esquerdo para desempatar a partida.

As saídas de Felipe e Élton para as entradas de Jéferson e Leandro pareciam sugerir que Ricardo Gomes já via a vitória consolidada (eu pelo menos não vejo qualquer razão - que não seja física - para tirar Felipe de campo). Porém, o Tricolor Suburbano tratou de mostrar que não havia nada definido: aos 37 minutos, Valdir cruzou da direita sob medida e Adriano Magrão cabeceou para empatar mais uma vez a partida.

Naquele momento o Vasco não tinha mais Felipe, mas Bernardo deu conta do recado e caiu de vez nas graças da galera aos 42 minutos: após levantamento de Jéferson, Rômulo ajeitou de cabeça e Bernardo, também de cabeça, completou pra rede.

Não sei por qual razão, mas a 3ª substituição vascaína foi a saída de Bernardo para a entrada de Fellipe Bastos. Talvez Ricardo Gomes curta uma dose-extra de adrenalina. O fato é que, dessa vez, a mexida teve um impacto positivo, pois foi num chute do próprio Fellipe Bastos que o Vasco, aos 45, fechou a conta com uma (nova) vitória por 4a2.

Outros resultados

Sábado

Boavista 3a1 Cabofriense
Resende 1a2 Olaria
Botafogo 4a2 Americano

Domingo

América 1a3 Bangu
Duque de Caxias 0a0 Volta Redonda
Macaé 0a1 Nova Iguaçu
Flamengo 0a0 Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário