segunda-feira, 21 de março de 2011

Triunfo Interista Bota Fogo Pro Clássico De Milão

Não foi um futebol encantador (longe disso). Mas mostrando determinação de quem quer e tem consciência de que pode ser campeão, a Internazionale derrotou o Lecce por 1a0 (gol de Giampaolo Pazzini, aos 6 minutos do segundo tempo) e encostou de vez no topo da tabela no Campeonato Italiano. O Lecce, que já havia aprontado com a própria Internazionale (empate por 1a1 no estádio Comunale Via Del Mare), além de também já ter empatado com o Milan e derrotado a Juventus com uma bela atuação, impôs alguma resistência e até teve a chance de empatar a partida no final, mas não conseguiu sair do zero e segue na zona de descenso, a um ponto do 17º colocado (o Cesena).

O jogo


Pouco posso falar sobre o primeiro tempo de partida (comecei a assistir o jogo nos acréscimos da etapa inicial). Mas pelas análises do comentarista Bruno Prado e pela seleção de melhores momentos, parece-me que a Internazionale tinha dificuldades de criação. O momento que os interistas ficaram mais perto de marcar um gol ocorreu em cobrança de falta pela esquerda, quando Wesley Sneijder cobrou e mandou na rede externa, perto da trave direita.

Contando com Sneijder, Goran Pandev, Samuel Eto'o e Giampaolo Pazzini, era sugestivo que a qualquer momento a Inter poderia encaixar uma troca de passes envolvendo 2 ou 3 desses atletas para abrir o placar. E os comandados de Leonardo começaram o segundo tempo atacando. Aos 5 minutos, o camisa 10 holandês colocou caprichosamente na área e Pazzini tinha tempo e espaço para concluir o lance: com um cabeceio no canto direito, a bola somente não entrou porque o goleiro Antonio Rosati realizou grande defesa. Mas no minuto seguinte não teria jeito: Pandev agiu com inteligência e categoria ao dar uma deixadinha com Pazzini, que fez lindo giro estufando o peito e finalizou com um chute cruzado no canto direito. 1a0 Inter e festa em San Siro.

A vantagem no placar deu maior tranqüilidade aos donos da casa, mas nem por isso tornou a partida mais fácil do que anteriormente. Eram raras as jogadas de ataque do "Nerazzurri", e em alguns momentos o adversário até conseguia estabelcer uma pressão. Para dar velocidade nos contra-ataques, Leonardo colocou Philippe Coutinho no lugar de Pandev aos 27 minutos. Na primeira participação do "Pequeno Príncipe", um bonito toque de letra para Maicon. Mas de resto, o jovem brasileiro foi pouco acionado. Aos 37 quem mexeu pela primeira vez foi Luigi De Canio, colocando o brasileiro Jedaias Capucho Neves (vulgo "Jeda") no lugar do uruguaio Guillermo Giacomazzi. No minuto seguinte, Léo trocou Sneijder - que saiu aplaudido de pé pelos torcedores interistas - pelo marroquino Houssine Kharja. Kharja mal havia pisado no gramado e quase saiu o empate dos visitantes: o uruguaio Rubén Olivera desceu pela direita, foi à linha final e tocou atrás para Andrea Bertolacci, que chutou de primeira no canto esquerdo, parando em difícil defesa de Júlio César.

Nos acréscimos, De Canio trocou Giulio Donati por Nenad Tomovic e fez uma mexida que até poderia ter sido realizada antes: saiu o lateral Davide Brivio para a entrada do meio-campista argentino Ignacio Piatti. Com Dejan Stankovic no lugar de Eto'o, a Inter mostrava que iria agarrar o 1a0 do jeito que fosse possível. E conseguiu. A 2 pontos de distância do Milan, o clássico de Milão na próxima rodada pode ser a decisão da temporada italiana. Coloque na agenda: dia 2 de abril tem o jogo entre líder e vice-líder.

Outros resultados

Sábado

Lazio (5º) 1a0 (17º) Cesena
Palermo (8º) 1a0 (1º) Milan

Domingo

Fiorentina (9º) 2a2 (6º) Roma
Juventus (7º) 2a1 (19º) Brescia
Udinese (4º) 2a0 (15º) Catania
Bari (20º) 1a2 (13º) Chievo
Bologna (10º) 1a1 (12º) Genoa
Sampdoria (16º) 0a1 (14º) Parma
Napoli (3º) 2a1 (11º) Cagliari

2 comentários:

  1. Pazzini tá fazendo muita falta na Liga dos Campeões, o Pandev fez o gol contra o Bayern mas não tava jogando absolutamente nada. Vai ser um dos clássicos de Milão mais decisivos dos últimos tempos no Calcio. E tem quem não goste de pontos corridos...

    A Sampdoria tá fazendo de tudo pra cair, incrível como o time desandou, tudo por conta de um golzinho do fraquíssimo Rosenberg naquele playoff da LC. Perder pra um concorrente direto em casa é complicado.

    Próxima rodada também terá um espetacular Napoli x Lazio!


    Abraços!
    http://futebolaocuboita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É verdade, André... não tem cabimento defender os pontos corridos quando até no sentido da emoção o formato de liga nos reserva partidas como as da próxima rodada.

    A Sampdoria você definiu muito bem no Twitter quando disse que a equipe começou com um ataque Cassano-Pazzini e continuou a temporada com Maccarone-Macheda. São apenas 3 pontos acima da zona de rebaixamento...

    Inter e Milan, Napoli e Lazio: a ascendente Udinese, que visita o Lecce, tem reais condições de terminar a rodada a 3 pontos do topo da tabela. Já pensou?

    Abraços.

    ResponderExcluir