segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Após 12 Anos, Milan Vence Napoli No San Paolo

No fechamento da 8ª rodada do Campeonato Italiano na temporada 2010-1, Napoli e Milan fizeram o único jogo da competição nessa segunda-feira. A vitória dos visitantes, 2a1, no estádio San Paolo, faz do Milan o novo vice-líder no Calcio, a dois pontos da líder Lazio, que já soma 19 pontos ganhos. Já o Napoli segue na 6ª colocação, com 12 pontos - curiosamente, a equipe napolitana conquistou apenas 4 desses pontos quando atuou diante de sua fanática torcida. Detalhe: o Milan não vencia o Napoli no estádio San Paolo desde 1998.

O jogo

Chovia em Nápoles quando a bola começou a rolar, mas a festa nas arquibancadas era notória. Dentro de campo, as equipes se estudavam e abusavam do direito de errar passes. Um dos lances mais chamativos acabou se dando de uma forma que a gente torce para que não aconteça nos esportes: aos 8 minutos, Maggio e Antonini foram disputar uma bola área e se chocaram. Antonini saiu de maca com o pescoço imobilizado, sendo substituído por Oddo. Cerca de 12 minutos depois do lance, Maggio queixou-se de tontura e também acabou deixando o gramado. Deixou antes de ser propriamente substituído. E foi nesse período de tempo que o Napoli ficou com um jogador a menos que o Milan conseguiu abrir o placar: aos 21', Robinho passou para Oddo na direita, o lateral italiano devolveu no brasileiro de primeira e o camisa 70 tratou de finalizar também pegando de primeira. Não foi exatamente como Robinho planejava, mas a bola que bateu em sua canela esquerda foi parar no canto direito do gol napolitano, para festa dos milaneses.

Novamente com 11 jogadores, quem entrou na vaga de Maggio foi o atacante argelino Hassan Yebda. Aos 25', Ezequiel Lavezzi desceu pela direita e passou para Marek Hamsik, que concluiu o lance mandando perto da trave esquerda. O jogo passou a ficar lá e cá, com oportunidades para ambos os lados e alguns desentendimentos de ordem disciplinar (como o de Ibrahimovic com Aronica, que pareciam mais estar em um tatame do que num gramado de futebol). A coisa se complicou para os donos da casa quando Pazienza, que levara um cartão amarelo aos 36', recebeu o segundo aos 45', sendo expulso de campo e deixando o Napoli com um homem a menos. Mesmo assim, nos acréscimos da primeira etapa, quase o Napoli chegou ao empate: Lavezzi completou escanteio dando um peixinho e Christian Abbiati fez grande defesa para manter o Milan em vantagem.

Embalados pelo apoio da torcida que lotava o estádio, o Napoli teve um início de segundo tempo onde afunilou o Milan no campo de defesa. Lavezzi semeava o pânico na defesa adversária, principalmente pra cima do grego Sokratis. Em um dos lances, o árbitro Nicola Rizzoli poderia muito bem aplicar o que seria o segundo cartão amarelo do defensor, mas o Milan seguiu com 11 homens em campo. Aos 15', Hamsik recebeu de Lavezzi e chutou de primeira, consciente, só não marcando o gol por Abbiati novamente mostrou serviço. Aos 23', Hamsik foi substituído para entrada de Sosa, em troca difícil de se encontrar alguma lógica. 3 minutos depois, veio o 2º gol do Milan: Oddo cruzou no capricho, Robinho saltou sem alcançar a bola e Ibrahimovic cabeceou com força para superar Morgan De Sanctis.

Na marca de 30 minutos foi a vez do Milan promover sua segunda troca: saiu Ibrahimovic para a entrada de Seedorf. 2 minutos depois, veja só, saiu o gol napolitano: em bola disputada na grande área, Lavezzi, mesmo caído no gramado, deu um leve toque por baixo da redonda e encobriu Abbiati. Um golaço. Imagine você um jogador praticamente sentado no chão e um goleiro em pé, com o gol alguns metros atrás. Pois a bola passou pelo goleiro, encostou no travessão e quicou além da linha final.

Com um homem a menos dentro das quatro linhas mas com dezenas de milhares de vozes incentivando o time, o Napoli se mandou na busca do gol de empate. Aos 38', entrou mais um atacante no Napoli: Dumitru, no lugar do volante Gargano. 3 minutos depois, Gattuso deixou o campo para a entrada de outro volante: Flamini. Durante os 5 minutos de acréscimo, o Napoli tentou o gol que valeria um ponto na base do abafa, mas o máximo que conseguiu foram algumas cobranças de escanteio, nas quais a defesa visitante acabou levando vantagem.

Cabe mencionar aqui que o Napoli foi valente, jogando o segundo tempo inteiro com um homem a menos mas sempre acreditando na possibilidade de chegar aos gols. Quem mais merecia vê-los, aliás, eram os torcedores napolitanos. O Milan, por sua vez, não somente conseguiu vencer fora de casa (o único visitante vencedor nessa rodada), como também estava desfalcado de dois jogadores importantes: os brasileiros Thiago Silva e Ronaldinho Gaúcho. Na próxima rodada, o Milan faz no San Siro um clássico com a Juventus, sábado. No dia seguinte, o Napoli vai até o estádio Mario Rigamonti para pegar o Brescia.

Outros resultados

Sábado

Fiorentina 2a1 Bari

Domingo

Parma 0a0 Roma
Bologna 0a0 Juventus
Chievo 2a1 Cesena
Genoa 1a0 Catania
Lazio 2a1 Cagliari
Lecce 2a1 Brescia
Udinese 2a1 Palermo
Inter de Milão 1a1 Sampdoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário