quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Newcastle É A Nova Vítima Do Arsenal: 4a0

O Arsenal levou um time recheado de reservas para pegar um também mesclado time do Newcastle pelas oitavas-de-final da Copa da Liga Inglesa. E, em pleno estádio Saint James Park, o resultado final foi uma nova goleada da equipe comandada por Arsène Wenger: 4a0. Recentemente, o Arsenal já havia saboreado duas goleadas em duas competições diferentes: 5a1 no Emirates Stadium diante do Shakhtar Donetsk, pela Liga dos Campeões da Europa, e 3a0 sobre o Manchester City, no estádio City Of Manchester, pela Premiership (não por acaso, este blógui colocou o Arsenal como equipe da semana). No próximo sábado acontecerá o sorteio que definirá os duelos pelas quartas-de-final, onde saberemos a futura vítima da equipe. Ou melhor, o futuro adversário - mantenhamos a compostura.

O jogo

A partida teve início eletrizante. Com menos de um minuto, o Arsenal já havia conseguido duas finalizações que quase terminaram em gol. Menos de um minuto depois, o Newcastle respondeu com um chute também perigoso. Até os 13 minutos, novas chances apareceram, com destaque para duas da equipe da casa: numa, o atacante Nile Ranger ganhou dividida com o goleiro polonês Woljciech Szczesny mas o zagueiro francês Laurent Koscielny apareceu bem na cobertura, bloqueando a finalização para evitar o gol; na outra, o goleiro Woljciech Szczesny conseguiu um leve e providencial desvio após um foguete dado de fora da área por Alan Smith, que ainda carimbou o travessão antes de sair em escanteio.

A intensidade dos minutos iniciais não se manteve, e um jogo que poderia ser frenético passou a ter algumas divididas pouco ponderadas. O desenrolar da partida dava a impressão de que algum jogador poderia ser expulso e que o jogo caminharia sem gols para o intervalo. Meras impressões, pois nada disso se consumou: os ânimos deram uma acalmada e, nos acréscimos da etapa inicial, o Arsenal deu sorte em bate-rebate após cobrança de escanteio e viu o zagueiro Steven Taylor salvar o gol em cima da linha final. Mas, se o adversário salvou, onde está a sorte do Arsenal? Acontece que a bola foi de encontro à cabeça do goleiro Tim Krul e acabou entrando, para desespero do arqueiro holandês.

Na segunda etapa, o segundo gol do Arsenal não demorou para sair: aos 8 minutos, Theo Walcott surgiu em liberdade para ficar cara-a-cara com Krul, concluindo o lance com categórica cavadinha. Jogadores do Newcastle queriam impedimento na jogada, mas quem estava adiantado era outro jogador do Arsenal, o dinamarquês Nicklas Bendtner, que não foi em direção à bola.

O Arsenal diminuiu o ritmo e o Newcastle teve grande melhora após a boa entrada do argentino Jonas Gutiérrez na partida. Tanto ele quanto o outro cabeludo da equipe - Andy Carroll - causaram dificuldades ao sistema defensivo do Arsenal. Mas era a equipe londrina que viria a marcar: aos 38 minutos, Bendnter recebeu, avançou e chutou colocado perto do ângulo esquerdo, marcando belo gol. 5 minutos depois, o espanhol Francesc Fàbregas - que entrara no lugar do mexicano Carlos Vela - deu grande passe e a bola chegou em Walcott, que dessa vez finalizou por baixo do goleiro Krul, fechando a goleada. Neste gol, méritos também para Jay Emmanuel-Thomas, que mostrou visão de jogo ao abrir mão de receber a bola e deixar o passe de Fàbregas ir diretamente para Walcott.

O resultado final até mascara a performance do Newcastle, que criou considerável número de oportunidades, esbarrando diversas vezes na boa atuação do goleiro Szczesny (algum torcedor do Arsenal sentiu saudades de Manuel Almunia ou de Lukasz Fabianski?). Mas uma coisa o placar do jogo retratou bem: este Arsenal é um time interessante de se ver jogar e, se levar essa competição a sério, é possivelmente o time a ser batido. Independentemente da escalação.

Outros resultados

Ontem

Wigan 2a0 Swansea
Manchester United 3a2 Wolverhampton
Leicester 1a4 West Bromwich Albion
Ipswich 3a1 Northampton
Birmingham 1a1 Brentford (vitória do Birmingham por 4a3 nos pênaltis)

Hoje

Aston Villa 2a1 Burnley (1a1 no tempo regulamentar)
West Ham 3a1 Stoke City (1a1 no tempo regulamentar)

2 comentários:

  1. Interessante ver esse time do Arsenal jogar. Parie pra pensar e vi que não havia NENHUM titular em campo, mas quase todos, senão todos, que começaram a partida têm condições de atuar na equipe. Um "bom problema" para Wenger. É a tal da força do elenco.

    Quanto ao Newcastle gostei muito (mais uma vez) da atuação do Gutiérrez. Muitas das vezes as pessoas pegam um jogo com muita repercussão na mídia, ao exemplo de Argentina x Nigéria na Copa do Mundo 2010 e criam rótulos para determinados jogadores. O fato é que acho Gutiérrez um bom jogador e gostasria de ve-lo novamente vestindo a camisa azule branca que tme um solzinho, quem sabe daqui a quatro anos em terras canarinhas.

    ResponderExcluir
  2. O elenco do Arsenal tem qualidades, sim, mas creio que o diferencial possa ser o próprio Arsène Wenger, que consegue desenvolver a sua proposta de jogo com qualquer escalação. É como se todos estivessem devidamente entrosados com todos!

    O Jonas Gutiérrez mais uma vez me agradou. A primeira vez que vi este argentino jogar foi na partida amistosa diante da Alemanha, em Berlin, quando ele simplesmente tomou conta do lado direito argentino, anulando e dando canseira em Philipp Lahm. Não repetiu aquela atuação na Copa 2010, mas também acho ele um bom jogador. Seria prazeroso vê-lo atuar na Copa 2014, embora isso possa deixar mais difícil o plano do hexa.

    Abraços.

    ResponderExcluir