quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Com Público Pequeno, Fla E Timão Empatam No Engenhão

Os clubes de maior torcida no Brasil fizeram um jogo para cerca de 9 mil pessoas na noite de ontem, no Engenhão, e terminaram empatados em 1a1. Ronaldo foi o autor do gol do Corinthians e, no início da segunda etapa, Diogo marcou seu primeiro gol com a camisa do Flamengo.

Com o resultado, o Corinthians iguala a pontuação do líder Fluminense e do 3º colocado Cruzeiro, que possuem um jogo a menos que o Timão. O Flamengo soma um ponto que lhe garante o 13º lugar ao término dessa 32ª rodada, que terá 3 partidas hoje e outras 6 no sábado.

O jogo

Escalado com três atacantes - Diogo, Deivid e Diego Maurício - e com o ímpeto de tomar a iniciativa do jogo, o Flamengo esbarrava na falta de criação no setor de meio-campo para efetivamente levar perigo ao adversário. Com esse "chove mas não molha", o Corinthians foi aos poucos gostando do jogo e abriu o placar aos 30 minutos: após troca de passes, Bruno César encontrou Ronaldo livre de marcação e em posição legal. Com barriga avantajada ou não, Ronaldo é Ronaldo: o camisa 9 dominou e teve a frieza que lhe é característica para superar o goleiro Marcelo Lomba, colocando a bola no canto esquerdo, à meia-altura e estufando a rede flamenguista.

O Flamengo parecia abalado com a desvantagem no placar e o máximo que conseguiu daí para o apito final da primeira etapa foi uma bola chutada por cima do travessão, em cobrança de falta realizada por Leonardo Moura. Mas o panorama do jogo se modificaria para a segunda etapa, muito em função da substituição promovida por Vanderlei Luxemburgo no intervalo: saiu o inoperante atacante Deivid e entrou o meia Marquinhos. O esquema com três atacantes era desfeito, mas o time rubronegro ficaria mais arisco e envolvente.

Logo aos 2 minutos, Marquinhos cobrou escanteio, Renato desviou no primeiro pau e Diogo, livre na pequena área, completou de cabeça para empatar a partida. Foi um gol semelhante ao segundo da Holanda pra cima do Brasil, nas quartas-de-final na Copa 2010 - Renato fez o papel de Kuyt e Diogo o de Sneijder (paremos as comparações por aí).

Com 10 minutos, o Corinthians quase voltou a ficar na frente no placar: Bruno César caprichou na cobrança de falta e carimbou o travessão de Lomba, que saltou mas não teria chance de defesa. No rebote, Juan desarmou Elias com um carrinho e evitou uma nova finalização.

Visando melhorar a qualidade do passe na equipe, Luxemburgo optou por trocar Willians - que errou bastante nesse fundamento - por Corrêa. Pelo lado corinthiano, Tite fez uma troca dupla: saíram Iarley e Bruno César para as entradas de Danilo e Paulinho. Compreensível e aprovável a troca de Iarley por Danilo, que aumentaria a capacidade corinthiana de fazer a bola chegar em boas condições para Ronaldo. Mas tirar Bruno César de campo para colocar um novo volante não soou bem. Naquela altura, Luxa mudaria o ataque, colocando Val Baiano no lugar de Diogo. O Flamengo seguia melhor na partida e Tite recorreu a sua 3ª substituição: Elias por Defederico. A saída de um volante para a entrada de um meia teve ares de "vou consertar a outra modificação".

Aos 40', Ronaldo recebeu antes da intermediária, arrancou acompanhado por Maldonado e, já dentro da área, tropeçou no gramado e não conseguiu finalizar. Mas foi interessante ver o jogador protagonizar um lance de velocidade no 85º minuto de partida. O Flamengo ainda tentou desempatar, mas quando não era o goleiro Júlio César que aparecia para ajudar o Timão, era a própria escassez criativa rubronegra que facilitava a situação corinthiana. Após uma vitória para cada lado na Libertadores (classificação carioca naquela oportunidade) e um triunfo paulista no Brasileiro, o jogo das duas maiores torcidas brasileiras teve seu primeiro empate em 2010, para um público reduzido nas arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário