sábado, 30 de outubro de 2010

E A Bola De Ouro Vai Para...

Na terça-feira, dia 26, a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) divlugou a lista com os 23 nomes de candidatos ao prêmio Bola de Ouro, dado àquele que é considerado o melhor jogador do mundo na temporada. O prêmio foi criado pela revista francesa "France Football" e é conhecido mundialmente como "Futebolista Europeu do Ano".

Na lista constam somente jogadores que atuam no continente europeu, abrangendo nacionalidades européias, sul-americanas e africanas. Confira a relação.
7 espanhóis: Andrés Iniesta, Carles Puyol, David Villa, Francesc Fàbregas, Iker Casillas, Xabi Alonso e Xavi Hernández;
5 alemães: Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil, Miroslav Klose (polonês de nascença), Philipp Lahm e Thomas Müller;
3 brasileiros: Daniel Alves, Júlio César e Maicon;
2 holandeses: Arjen Robben e Wesley Sneijder;
1 argentino: Lionel Messi;
1 camaronês: Samuel Eto'o;
1 ganense: Asamoah Gyan;
1 marfinense: Didier Drogba;
1 português: Cristiano Ronaldo;
1 uruguaio: Diego Forlán.
Favoritos

Considero que há cinco jogadores que merecem destaque na corrida pelo prêmio: os espanhóis Andrés Iniesta e Xavi Hernández, o holandês Wesley Sneijder, o argentino Lionel Messi e o uruguaio Diego Forlán.

Iniesta teve alguns problemas com lesões, inclusive durante a realização da Copa do Mundo 2010. Porém, quando prestou serviço ao Barcelona e à seleção espanhola, Iniesta foi de fundamental importância para o time e para a seleção. Foi o autor do último gol do Mundial, que deu a vitória por 1a0 da Espanha sobre a Holanda, no segundo tempo da prorrogação, garantindo um título inédito para o país.

Xavi é o ponto de equilíbrio no Barça de Guardiola e na Espanha de Del Bosque. Impressiona como o meio-campista consegue manter a regularidade ao longo de toda a temporada, exibindo um futebol de alto nível em todos os torneios que disputa. Badalação e produtividade são duas grandezas inversamente proporcionais quando estamos falando desse grande jogador.

Sneijder teve uma temporada praticamente perfeita. Foi o maestro interista na conquista da inédita Tríplice Coroa, conduzindo os "nerazzurri" aos três canecos possíveis na temporada 2009-10. Como se não bastasse, se destacou na bela campanha holandesa no Mundial: fez gols, deu assistências, foi combativo quando a Holanda não tinha a posse de bola. O quarto título do ano não veio, mas o camisa 10 foi figura marcante para a conquista do vice-campeonato.

Messi, mais uma vez, jogou muita bola. A Argentina acabou caindo nas quartas-de-final do Mundial e o jogador não marcou gol no torneio. Porém, quem acompanhou as partidas da seleção argentina certamente gostou do desempenho do atleta, que conduzia a equipe ao ataque esbanjando um talento incontestável. Pelo Barça, Messi só faltou fazer chover nas quartas-de-final diante do Arsenal quando, no Camp Nou, marcou 4 gols e foi chamado pelo técnico Arsène Wenger de "jogador de PlayStation".

Forlán foi absolutamente decisivo na triunfante campanha do Atlético de Madrid na Liga Europa. Quer ver? Jogo de ida na semifinal com o Liverpool: 1a0 Atlético, gol dele. Jogo de volta na semifinal com o Liverpool: 2a1 para os ingleses, sendo que o gol da classificação espanhola foi marcado na prorrogação, por ele novamente. Na final, diante do Fulham, o placar foi de 2a1 para o Atlético. E quem marcou ambos os gols da equipe? Pois é... Na Copa, o Uruguai foi a grande surpresa. Méritos para o treinador Oscar Tabárez que, entre outras coisas, encontrou um meia-de-ligação quase inusitado na delegação: o atacante Diego Forlán! Depois de desandar a fazer gols pelo clube campeão, o jogador desempenhou a função de articulador de jogadas na Celeste com grande competência, marcando gols decisivos e dando passes precisos. Inclusive, foi escolhido por esse blógui como jogador-destaque no Mundial.

Villa, Schweinsteiger e Müller também fizeram uma grande Copa. David Villa marcou gols importantes - alguns deles belíssimos; Schweinsteiger foi um jogador que parecia ocupar vários espaços ao mesmo tempo, implacável na marcação e avassalador quando com a bola nos pés; Müller exibia um futebol de uma elegância impressionante, em alguns momentos fazendo lembrar Zinedine Zidane (a Alemanha sentiu sua falta quando cumpriu suspensão na semifinal, diante da Espanha). Porém, mesmo assim, considero que aqueles outros cinco nomes fazem mais por merecer o prêmio. Resta aguardar: a cerimônia está marcada para 10 de janeiro de 2011.

E você, tem algum palpite ou alguma preferência?

2 comentários:

  1. Achei muito legal algumas partidas do Sneijder, mas por mais que o futebol apresente a temporada, isso produz também não só a Copa, mas antes, durante e depois.

    ResponderExcluir
  2. O nível de exibição de Sneijder se manteve alto em todas as competições que disputou na temporada passada, seja pela Inter, seja pela Holanda. Como se não bastasse, faturou 3 títulos com o clube e um vice-campeonato com a seleção!

    Abraços.

    ResponderExcluir