segunda-feira, 30 de abril de 2012

Após Clássico De Manchester, Inglaterra Tem Um Novo Líder

Se o Campeonato Inglês em sua temporada 2011-2 tinha uma final na disputa por pontos corridos, esta foi jogada nessa segunda-feira, no estádio Etihad, e vencida pelos Citizens no "clássico de Manchester". Não que o 1a0 e a liderança recém-assumida vá decretar o título aos comandados de Roberto Mancini - até porque o time terá no próximo domingo um jogo difícil em St. James Park - mas fica a sensação de que o outrora "primo pobre da cidade" mereça mais do que o United o título nessa temporada. Afinal, no encontro em Old Trafford já havia conseguido aquela histórica goleada por 6a1.

Restam agora duas rodadas em uma disputa que está igualada em pontos entre os azuis e os vermelhos de Manchester - o City lidera pelo saldo de gols. E aí vem a ironia: a diferença de saldo se deve basicamente àquela acachapante goleada no campo do adversário. Se somar seis pontos nos duelos diante de Newcastle (esse considero um desafio complicado) e Queens Park Rangers, o Manchester City voltará a conquistar a Premiership depois de quarenta e quatro anos.

O jogo como mandante, porém, foi marcado por um equilíbrio quase brutal. É bem verdade que, quando com a bola nos pés e no campo de ataque, o time da casa mostrava mais recursos para se aproximar do gol. Acabou abrindo o placar nos acréscimos do primeiro tempo, quando o zagueiro belga Vincent Kompany subiu (e como subiu!) sozinho (e como sozinho!) em plena cobrança de escanteio, marcando 1a0 e levando os adeptos à loucura. Antes que alguém possa responsabilizar o goleiro David de Gea por uma eventual saída em direção à bola, opino com todas as minhas forças que foi muito mais erro de marcação de Chris Smalling do que qualquer "omissão" do arqueiro espanhol.

No segundo tempo, Mancini foi confirmando as razões que me levam a não colocá-lo entre os grandes treinadores na atualidade. Tinha atletas como Dzeko e Balotelli no banco de reservas, mas mostrou sua vocação para acovardar-se, trazendo para campo Nigel de Jong, Micah Richards e James Milner. Pior: nos lugares de Carlos Tévez, David Silva e Samir Nasri! O City teve pelo menos duas grandes chances de marcar o segundo gol (uma com Yaya Touré e outra com Nasri), mas não aproveitou e o time apelou para aqueles atos nojentos de fazer o cronômetro correr via atrasos de reposição de bola em jogo e simulação de lesão (não é, Joe Hart?). Alex Ferguson, que queria pênalti de De Jong em Danny Welbeck, reclamou de forma tão contundente que, sinceramente, não lembro ter visto nenhuma outra vez na carreira do "Sir". Me pareceu ter razão na insatisfação, mas o descontrole denota que o experiente (e como é experiente!) técnico escocês, cuja história se confunde com a do próprio clube, sentiu que a derrota deve lhe custar um título. Tal como seria numa final de campeonato.

2 comentários:

  1. Campeonato Inglês fazendo jus ao título de melhor do mundo. Isso é Premier League, amigos!

    PARTICIPE! Verdadeiro ou Falso? #13
    http://britfoot.blogspot.com.br/2012/04/verdadeiro-ou-falso-13.html

    ResponderExcluir
  2. Será que finalmente o City consegue levantar a taça e desbancar o "primo rico"?

    Saudações!!!

    ResponderExcluir