sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sporting Consegue Virada Sobre Athletic Na Ida Da Semifinal: 2a1

Mesmo desfalcado de um jogador relevante - o meia chileno Matías Fernández - e enfrentando um adversário de notável qualidade no jogo coletivo - o Athletic do argentino Marcelo Bielsa -, o Sporting conseguiu virar o jogo no estádio José Alvalade, em Lisboa, e venceu o Bilbao pelo placar de 2a1.

Todos os três gols da partida disputada na capital portuguesa aconteceram no segundo tempo, mas se a contagem não foi inaugurada antes do intervalo, isso se deve majoritariamente à boa atuação do goleiro Gorka Iraizoz Moreno, como no lance de jogada ensaiada em cobrança de falta, rebatendo remate forte de Emiliano Insúa. Isso sem falar em finalizações que passaram perto do poste.

O estilo de marcação-pressão e toques rápidos da equipe visitante funcionou nos primeiros minutos, mas com o avançar do cronômetro o Sporting foi conseguindo se sobressair na partida. Ilustra a superioridade do time da casa um comparativo entre os dois centroavantes: enquanto o holandês Ricky van Wolfswinkel aparecia na área e assustava a defesa basca, o também camisa nove Fernando Llorente Torres tinha dificuldades de encontrar-se em condição para finalizar alguma trama de jogada basca.

Veio o segundo tempo e o Athletic conseguiu abrir o placar aos oito minutos: Markel Susaeta Laskurain cobrou falta pela direita e a bola foi desviada até chegar em Jon Aurtenetxe, que mostrou grande reflexo e tempo de bola para completar, de primeira. 1a0 e festa dos cerca de quatro mil torcedores bascos presentes no estádio em Portugal.

O Sporting não pareceu abatido pelo gol sofrido e voltou a criar chances no ataque. Aos trinta minutos, foi premiado pela pressão imposta: Diego Capel cruzou, a defesa afastou parcialmente e Insúa cabeceou com tamanha força que sua finalização mais pareceu ter sido feita com uma das pernas, mandando a redonda no canto esquerdo. 1a1 e vibração da parcela alvi-verde no José Alvalade.

E se Capel havia dado o cruzamento que terminou no gol de Insúa, foi do próprio Capel o gol da virada portuguesa: aos trinta e quatro minutos, o espanhol recebeu do russo Marat Izmailov e tratou de arriscar de fora da área. Para alegria do time da casa, a bola tomou o rumo do canto esquerdo e decretou o 2a1 no placar.

A partida de volta será no estádio San Mamés e não teremos a presença de nenhum camisa dez: tanto Óscar de Marcos Arana quanto Izmailov receberam cartões amarelos que resultaram em suspensão automática, a ser cumprida na próxima quinta-feira. Para a ocasião, o Bilbao se classificará em caso de vitória por 1a0 ou por mais que um gol de diferença. Creio que se o Athletic reencontrar seu jogo (que raramente foi visto em Lisboa) e o Sporting conseguir repetir uma atuação do nível visto na partida de ida, teremos uma bela partida pela frente. Que o melhor time avance para a final da Liga Europa!

Outro resultado

Atlético de Madrid 4a2 Valencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário