sábado, 14 de abril de 2012

Quatro Timaços, Duas Vagas: Eis As Semifinais Na Liga Dos Campeões Da Europa

Aproximam-se os confrontos semifinais na Liga dos Campeões da Europa e, para delírio dos amantes do futebol, sobraram quatro equipes capazes de proporcionar belos espetáculos nos gramados europeus. Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea e Real Madrid são os remanescentes e, desde que acompanho esse torneio, não recordo de ver esta fase da competição tão bem representada como nessa temporada 2011-2.

Não bastasse a qualidade presente em cada um desses quatro elencos, temos alguns atrativos a mais. O Barcelona, comandado por Josep Guardiola, concilia beleza e eficiência como jamais visto na história do futebol. Seu principal jogador é o melhor do mundo na atualidade e, possivelmente, de todos os tempos na modalidade - Lionel Messi. O Real Madrid, maior vencedor do torneio (9 canecos), não conquista este troféu desde 2001-2 e acredita no treinador José Mourinho, campeão com a Internazionale na temporada 2009-10, para voltar ao topo na Europa. Cristiano Ronaldo faz temporada com números incríveis e é uma das maiores esperanças dos merengues. O Chelsea, que jamais conquistou a Liga dos Campeões, quer porque quer provar o gosto do inédito. E especula-se que Roman Abramovich, magnata presidente do clube, estaria se propondo a pagar o equivalente a seiscentos mil reais por jogador em caso de título. Dentro das quatro linhas, o rendimento dos Azuis de Londres melhorou bastante depois que Roberto Di Matteo assumiu interinamente o posto outrora ocupado por André Villas-Boas. O Bayern de Munique, que busca o quinto título de Liga dos Campeões da Europa tem talvez a maior das motivações possíveis para querer erguer o troféu este ano: é que a disputa da partida final será dentro da Allianz Arena, estádio do clube bávaro.

Vamos agora analisar cada um dos duelos e, é claro, opinar sobre quem deve avançar. Nos palpites para a fase quartas-de-final, 100% de acerto.

Bayern de Munique e Real Madrid. Vice-líder na Bundesliga e a uma distância considerável do Borussia Dortmund, tudo leva a crer que o foco do Bayern reside nesse confronto semifinal. Com 100% de aproveitamento nas partidas dentro de casa, o ótimo time comandado por Jupp Heynckes tem totais condições de manter esse índice perfeito diante da forte equipe adversária. Do contrário, será muito difícil buscar o resultado no estádio Santiago Bernabéu, local da partida de volta. O Real, que lidera o Campeonato Espanhol com quatro pontos de vantagem sobre o Barcelona, vem se mostrando uma máquina de fazer gols. Para se ter uma idéia, nos últimos sete jogos na temporada o time marcou pelo menos três gols em seis partidas (duas vezes três, uma vez quatro e, veja só, três vezes cinco gols). Para seus planos de classificação, será importante marcar gols em Munique, mesmo que não consiga sair da Alemanha com a vitória. Palpite: avança o Bayern de Munique.

Chelsea e Barcelona. Por um capricho dos deuses do futebol, está desenhada a semifinal entre dois times que se encontraram rigorosamente nessa mesma fase da competição na temporada 2008-9. Naquela oportunidade, com um gol de Andrés Iniesta nos acréscimos do segundo tempo e muita polêmica em torno da arbitragem, o time de Guardiola tirou o Chelsea da Liga dos Campeões, na época dirigido por Guus Hiddink. Hoje, me parece que a diferença entre as duas equipes é maior que naquela época, o que aumenta a dificuldade do Chelsea em buscar esse título inédito. A temporada do time londrino é bastante irregular, e o 6º lugar na Premiership coloca em risco a presença do clube na próxima Liga dos Campeões. Enquanto isso, a equipe que encanta o mundo com seu formidável jogo coletivo e o jogador que encanta o mundo com seu talento aparentemente infindável - Messi -, estão prontos para buscar o bicampeonato consecutivo, que seria o quinto do clube na história do torneio. A partida de ida, em Stamford Bridge, pode ser o termômetro do confronto - creio que as chances do Chelsea iriam a quase zero se o time não conseguir uma vitória na capital inglesa. Palpite: avança o Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário