domingo, 1 de abril de 2012

Fluminense E Botafogo Empatam Clássico Vovô


No dia em que o blógui completou dois anos na atividade, o blogueiro que vos digita foi ao estádio Engenhão e assistiu ao clássico mais antigo do futebol brasileiro, apelidado carinhosamente como "Clássico Vovô". O encontro entre Fluminense e Botafogo era válido pela 6ª rodada na Taça Rio (uma espécie de segundo turno no Campeonato Estadual) e, como de hábito nos jogos entre essas equipes, houve gols, bolas na trave e belas defesas dos goleiros. No final, o empate em 1a1 teve melhor sabor para o Tricolor das Laranjeiras, que superou o cansaço (havia jogado quinta-feira na Venezuela, pela Copa Libertadores da América) e resistiu à pressão do Glorioso, com direito a duas bolas na trave em finalizações do argentino Germán Herrera. O Alvinegro de General Severiano permanece invicto em 2012 e é um forte concorrente ao título - o Flu, campeão na Taça Guanabara, pode definir o campeonato caso vença também a Taça Rio. Curiosamente, os dois duelos anteriores entre Flu e Bota terminaram nesse mesmo placar (pela última rodada no Campeonato Brasileiro 2011 e pela semifinal na Taça Guanabara 2012).

O jogo

Se por um lado a primeira oportunidade flagrante de gol foi em ataque do Fluminense (Carlinhos cruzou da esquerda e Fred cabeceou para fora, após saída equivocada do ótimo goleiro Jéfferson), por outro o Botafogo dominou as ações no início de partida. Marcelo Mattos fazia muito bem a proteção à defesa e ainda saía jogando com qualidade, fortalecendo um setor carcaterizado pelo bom toque de bola. E foi na base do toque que o Botafogo abriu o placar no Engenhão: Elkeson fez bonita tabela com Andrezinho e chutou alto, tirando de Diego Cavalieri, aos dezoito minutos.

Por coincidência ou não, o Botafogo teve uma queda de rendimento logo após o advento da primeira parada técnica. Aos vinte e dois minutos, Carlinhos cruzou da esquerda e Wellington Nem, livre na pequena área, cabeceou... o ar, mas não a bola. Aos trinta e cinco, em avanço pelo lado direito, Nem escapou de Márcio Azevedo e passou para Fred. Goleador, o camisa nove não desperdiçou e marcou com um carrinho, mesmo acompanhado de perto por Antônio Carlos. 1a1 no placar.

O segundo tempo teve início com os mesmos vinte e dois jogadores que atuaram na etapa inicial, mas não demorou para Fred pedir para sair (Rafael Moura entrou). E a primeira grande chance foi alvinegra: com um chute cruzado de fora da área, Herrera carimbou o pé da trave direita. Oswaldo de Oliveira resolveu atender os gritos da torcida presente no setor Oeste do estádio e colocou Jóbson em campo. O plano original me parece que era o de tirar Elkeson, que oscilava de rendimento na partida, mas Andrezinho caiu no gramado e deu a entender que não estava disposto a continuar em campo. Sem a cadência de Andrezinho e com a correria de Jóbson, o Botafogo impôs um ritmo mais forte mas sem conseguir conciliar velocidade com organização. Mesmo assim, a equipe alvinegra pressionou o adversário e teve nova bola na trave, em nova finalização de Herrera - dessa vez com a cabeça, aos quarenta e cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário