sábado, 31 de março de 2012

Barça Vence Bilbao E Segue Corrida Pela Tríplice Coroa

Em jogo válido pela trigésima rodada na Liga Espanhola, o Barcelona recebeu o Athletic Bilbao no estádio Camp Nou e venceu por 2a0 (gols de Andrés Iniesta e Lionel Messi). Vindos de jogos intensos pelas competições européias, tanto Josep Guardiola quanto Marcelo Bielsa pouparam alguns jogadores de atuarem os noventa minutos (o Barcelona havia jogado quarta-feira na Itália e o Athletic atuara quinta-feira, na Alemanha).

Com 72 pontos, o Barcelona está seis pontos atrás do Real Madrid (que nessa rodada goleou o Osasuna, fora de casa, por 5a1). O Athletic encontra-se com 38 pontos, distante nove pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa e a cinco pontos da zona de classificação para a Liga Europa. Parece que o caminho mais curto - embora não necessariamente menos complicado - para o Athletic disputar um torneio continental na próxima temporada reside na conquista da própria Liga Europa.

O jogo

Conseguindo desenvolver seu estilo de jogo de troca de passes, o Barcelona logo ditou o ritmo da partida e manteve os acontecimentos limitando-se basicamente ao campo de ataque. Entre uma investida e outra, a defesa do Athletic evitava ser vazada do jeito que dava, como em lance polêmico onde a bola foi tirada praticamente em cima da linha, deixando dúvida sobre ter caracterizado gol. A força do elenco espanhol minimizava a ausência de Xavi Hernández e Carles Puyol entre os titulares (Xavi só foi colocado em campo aos trinta e um minutos do segundo tempo, enquanto Puyol permaneceu no banco por todo o decorrer do jogo). E o placar veio a ser inaugurado aos trinta e nove minutos do primeiro tempo: Alexis Sánchez desarmou Iñigo Pérez, passou para Messi e o craque serviu Iniesta, que arrancou em velocidade e chutou com força. 1a0 Barcelona, placar do primeiro tempo.

No intervalo, Bielsa promoveu as entradas dos titulares Iker Muniain e Ander Herrera (Ibai Pérez e Iñigo Pérez não retornaram para a etapa complementar). Apesar do Athletic ensaiar uma melhora no jogo, o domínio continuava sendo barcelonista, e aos doze minutos saiu o segundo gol. Tudo começou em novo lance duvidoso, uma vez que tenha ficado difícil garantir que Javi Martínez tenha de fato derrubado Cristian Tello. De toda forma, Antonio Miguel Mateu Lahoz marcou penalidade máxima na jogada e ainda deu cartão amarelo para Javi Martínez. Messi converteu a cobrança com um chute rasteiro no canto esquerdo, marcando seu trigésimo sexto gol nesse Campeonato Espanhol.

Ao gol sucedeu a última mexida de Bielsa, trocando Gaizka Toquero por Fernando Llorente. Mais tarde, Guardiola pôs em campo Pedro Rodríguez (Tello saiu) e Seydou Keyta (Sánchez deixou o gramado). O Athletic cresceu de rendimento e passou a marcar mais e melhor presença no campo ofensivo. Na maior oportunidade de se aproximar no placar, Muniain foi acionado em velocidade e chutou tirando de Victor Valdés. Mas não de Gerrard Piqué, que cortou e impediu que a bola entrasse. 2a0 foi mesmo o placar final.

Na próxima rodada pelo Espanhol, o Barcelona visita o Real Zaragoza e o Athletic Club recebe o Sevilla. Mas, antes disso, as equipes têm o compromisso de jogar a volta na fase quartas-de-final de suas respectivas competições européias, diante de Milan e Schalke 04. No final da temporada, Barça e Bilbao se reencontram no estádio Vicente Calderón, na capital Madrid: é a partida que vale o troféu de campeão na Copa do Rei 2011-2. Jogo altamente promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário