domingo, 18 de março de 2012

Flamengo Leva Sustos, Mas Acaba Vencendo Friburguense Em Macaé

Desfalcado de jogadores como Renato Abreu, Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Vágner Love, o Flamengo de Joel Santana esbarrou na própria falta de entrosamento e na grande atuação do goleiro Marcos, mas mesmo assim conseguiu sair de Macaé com uma vitória sobre o Friburguense. Os três pontos foram conquistados com dificuldades, tendo o único gol do jogo sido marcado aos trinta e seis minutos na etapa complementar - um passe de Paulo Sérgio para conclusão de Kléberson, dois atletas que começaram a partida na condição de suplentes.

Com o resultado, o Flamengo chega aos nove pontos ganhos após quatro rodadas disputadas na Taça Rio (o segundo turno no Campeonato Estadual Fluminense). Já o Friburguense, que integra o grupo B, soma um único ponto nesses quatro jogos.

O jogo

Os primeiros dez minutos de partida foram de pressão do Friburguense. A equipe colocou o goleiro Felipe para trabalhar - e ele trabalhou bem em seu retorno às partidas oficiais, mostrando segurança na maioria das bolas em que foi exigido. A equipe colocou bola na trave em finalizaçao de Ziquinha. Só que a grande oportunidade de tirar o zero do placar no primeiro tempo deu-se quando o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães inventou uma penalidade máxima em jogada onde Thomás caiu na área sem ser derrubado. O meia argentino Darío Bottinelli encarregou-se da cobrança e deparou-se com o goleiro adversário praticamente encostado no poste direito. E Bottinelli caiu na armadilha de Marcos, que movimentou-se em direção ao meio e retornou para a posição anterior, antevendo a reação do batedor e conseguindo defender o pênalti. Aliás, Marcos defendeu também a finalização de Diego Maurício, na seqüência do lance, em intervenção talvez tão difícil quanto a anterior.
Marcos, que fez uma movimentação pouco comum antes da cobrança de pênalti, defende com as pernas o chute de Bottinelli: goleiro do Friburguense foi um dos destaques na partida.

Sem criatividade na frente, o Flamengo facilitava o trabalho da defesa do time de Nova Friburgo - e olha que não estamos falando aqui de uma zaga de maiores qualidades, com direito a alguns erros primários de marcação. E a última chegada mais aguda no primeiro tempo foi de Ziquinha, que chutou forte uma bola que quicou antes de chegar ao gol e dificultou a ação do goleiro Felipe, que conseguiu rebater em escanteio. Veio o intervalo e, por mais que o Flamengo não atuasse bem, a torcida em nenhum momento deixou de apoiar a equipe. Joel não realizou qualquer substituição e o panorama da partida seguia apontando para um equilíbrio. Diego Maurício, que olhava mais para a bola do que para a frente, continuava desperdiçando oportunidades. Ziquinha seguia dando trabalho. E, a partir dos dezenove minutos, Bottinelli começou a ser vaiado por uma torcida que parecia perder a paciência que lhe restava.

Só que veio a parada técnica e, depois dela, o Fla passou a sobressair em campo. Não chegava a ser um domínio absoluto, mas a equipe conseguia causar complicações ao adversário dado as movimentações de Negueba (que entrara no lugar de Bottinelli), Diego Maurício e Paulo Sérgio. Pouco antes do gol, Joel teria orientado seus comandados com a seguinte instrução (informação do repórter Sandro Gama): 'é para o Kléberson ir para a direita e o Negueba para a esquerda - façam isso agora'. Pois bem. Aos trinta e seis, Paulo Sérgio acionou Kléberson (que estava centralizado naquele momento) e o experiente meio-campista chutou rasteiro uma bola que ainda desviou no goleiro Marcos antes de estufar a rede. Teria sido uma profecia do treinador ou no lance ainda não haviam obedecido a recomendação dele? O fato é que o Flamengo ainda levou um susto aos quarenta e um minutos, mas o cabeceio de Lucas para o fundo do gol foi invalidado com correta marcação de impedimento. De empate cedido no final, bastava aquele de quinta-feira, pela Libertadores da América...

Um comentário:

  1. Soham,
    confesso que nunca tinha visto tantos jogadores com problemas para jogar como vem acontecendo com o Flamengo, quando não é contusão é suspensão...

    Mas em um ponto esses problemas vem sendo bom. Joel, que claramente não gosta muito dos "moleques" em seus times esta sendo obrigado a usa-los, e esses provando que tem condições.

    Sobre o jogo de hoje, com tantos desfalques é até difícil de analisar. Não foi um jogo bom, mas valeu 3 pontos, que a essa altura foi muito importante, já que o Bota ven ceu o Vasco.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir