domingo, 25 de março de 2012

Vasco E Resende Empatam Em São Januário Numa Tarde Para Chico

O duelo entre Vasco e Resende, em São Januário, colocava em campo uma equipe tradicional e outra pouco conhecida fora do Rio de Janeiro. Colocava o líder no grupo B diante do 4º colocado no grupo A (se bem que, se o Vasco estivesse no grupo do Resende, estaria na 5ª colocação, atrás do adversário). E, na partida, o que se viu foi cada equipe atuando melhor em um tempo. O Resende, que fez ótima primeira etapa, saiu na frente. Mas, na etapa final, o Vasco cresceu, dominou e chegou ao empate. Com o resultado de 1a1, o Vasco cai para a vice-liderança em sua chave (foi ultrapassado pelo Bangu, invicto na Taça Rio) enquanto o Resende, invicto como o Bangu, fica na quarta colocação em seu grupo, três pontos atrás do Macaé e do vice-líder Flamengo (o Botafogo aparece em primeiro lugar, com a bela campanha de quatro vitórias e um empate nesse segundo turno, mantendo a invencibilidade no Campeonato Estadual 2012).

Na próxima rodada, o Vasco joga com o Macaé às 16h de sábado. Já o Resende - que torcerá pelo Vasco - pega o Americano no mesmo horário.

O jogo

Diferentemente de grande parte dos times ditos "pequenos", o Resende adotou diante do Vasco uma postura de atacar o adversário, não se limitando a se defender. E fez isso muito bem, causando dificuldades ao sistema defensivo vascaíno através de saídas velozes pelos flancos do gramado. Só que enfrentar o lado direito de defesa do Vasco não era simples: Fágner e Dedé, dois atletas velozes, formavam uma dupla difícil de ser ultrapassada. Mesmo assim, o ligeiro Elias ainda se atreveu a partir pra cima desses dois jogadores, mostrando personalidade ao tentar dribles diferentes para ganhar espaço. Só que o gol do Resende saiu pelo outro lado, o direito de ataque e esquerdo de defesa do Vasco. Aos vinte e sete minutos, Thiago Feltri saiu jogando errado e foi tentar recuperar a posse de bola. Wellington visualizou o espaço deixado por Feltri e acionou Marcelo Régis com boa enfiada de bola. Renato Silva foi tentar cobrir o espaço deixado pelo companheiro e Dedé foi cobrir a posição de Renato, situação que não foi perdoada pelo bem organizado time comandado por Paulo Campos: Marcelo Régis cruzou rasteiro e Elias completou para a rede. 1a0 Resende na ensolarada tarde carioca, com direito a mal-estar do autor do gol ainda antes da reposição da bola em jogo (esse horário para a prática do futebol é uma coisa desumana).

O Vasco até teve algumas chances para empatar ainda no primeiro tempo, mas o goleiro Mauro deu conta do recado e foi importante para manter o Resende em vantagem até o apito de intervalo. No segundo tempo, o ímpeto vascaíno parece ter crescido, com os donos da casa estabelecendo uma pressão e jogando grande parte do tempo na metade ofensiva do campo. Aos dez minutos, Wellington cometeu pênalti em Feltri e até poderia ter sido expulso pelo advento de um eventual segundo cartão amarelo, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique limitou-se a indicar a penalidade máxima. Alecsandro "Nazareno" foi pra bola e chutou com firmeza, no canto direito, mas parou em grande defesa de Mauro, que saltou certinho e esticou-se para espalmar.

Novas chances claras apareceram, como por exemplo aos quinze minutos, quando Éder Luís desceu pela direita, cruzou por baixo, Alecsandro deixou passar e William Barbio chutou por cima da barra. O time de Cristóvão Borges detinha 65% do tempo de posse de bola e envolvia o Resende, que naquele momento sequer conseguia contra-atacar. Paulo Campos mexeu no time aumentando o poder de marcação, e o Vasco parecia ficar cada vez mais no campo de ataque. E, aos trinta e cinco minutos, o gol de empate saiu: Allan levantou a bola para a área, a defesa do Resende cabeceou para trás e Alecsandro, também de cabeça, mandou o objeto esférico no canto direito. 1a1 no placar.

Daí para o final, o Vasco teve algumas ocasiões para virar o jogo, mas também tomou um ou outro susto em respostas do Resende. Fernando "Robert Taylor" Prass, aos quarenta e sete minutos, conseguiu bloquear chute forte que tinha o endereço do gol, e acabou garantindo um ponto na partida em que o Cruzmaltino prestou homenagens a Chico Anyisio, torcedor do clube, falecido sexta-feira.
Detalhe da parte frontal na camisa do Vasco. Na parte de trás, nomes de personagens magistralmente interpretados por um dos maiores humoristas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário