sexta-feira, 30 de março de 2012

Athletic Bilbao Deixa Schalke De 4 Em Gelsenkirchen

Schalke 04 e Athletic Club mediram forças nessa quinta-feira, em Gelsenkirchen, e fizeram uma bela partida de futebol válida pela fase quartas-de-final na Liga Europa 2011-2. Cada equipe deteve 50% do tempo de posse de bola e os três goleiros tiveram que trabalhar bastante nessa partida de seis gols, duas viradas e muita movimentação. Raúl González e Fernando Llorente, com dois gols cada, foram dois dos principais personagens da partida, vencida pela equipe basca por 4a2 (Oscar De Marcos e Iker Muniain também marcaram).

Para o jogo de volta, marcado para o estádio San Mamés na próxima quinta-feira, o Bilbao se classifica mesmo perdendo por um gol de diferença (derrotas por 2a0 e 3a1 também "servem" aos comandados de Marcelo Bielsa). A missão do bom time alemão é complicadíssima, uma vez que já entrará em campo com a necessidade de buscar pelo menos três gols. E tudo isso diante de um time muito bem montado e fortíssimo nas jogadas de contra-ataque, tal como demonstrou nessa partida disputada em solo alemão.

O jogo

De um lado, uma equipe que vinha de quatro vitórias consecutivas na temporada e jogava com o apoio de uma torcida atuante - e quando digo atuante é no sentido que compete ao autêntico torcedor de futebol, aquele que "joga junto" com o time, marcando presença nas mais variadas situações que uma partida pode reservar. De outro lado, um time que, após a histórica classificação diante do Manchester United na fase anterior, acumulava três jogos sem vencer no Campeonato Espanhol. E o início de partida entre Schalke e Athletic já alimentava as expectativas de um jogo interessante: marcando já no campo ofensivo, os visitantes dificultavam a saída de jogo dos donos da casa e não tardavam a recuperar a posse de bola, impondo um ritmo de troca de passes que colocava o adversário, em alguns momentos, literalmente na roda. Chances de gol surgiram para os dois lados, com destaque para as oportunidades de Fernando Llorente e Klaas-Jan Huntelaar, chutadas para fora.

O placar seria inaugurado aos dezenove minutos: em jogada rápida de Oscar De Marcos pelo flanco direito, Fernando Llorente mostrou seu faro de gol apuradíssimo e grande senso de posicionamento: o camisa nove aproveitou rebote do goleiro Timo Hildebrand e chutou duas vezes até estufar a rede, levando a melhor em jogada que também contava com os defensores adversários Kyriakos Papadopoulos e Atsuto Uchida. 1a0 para os visitantes.

Estimulado por uma vibrante torcida que lotava a Veltins Arena, o Schalke 04 foi rápido na resposta: aos vinte e um minutos, Jefferson Farfán, que se deslocava bastante pelo ataque dos Azuis Reais, tinha a bola no flanco direito e passou para Uchida, que cruzou rasteiro e encontrou Raúl González, no primeiro poste, em condição de finalizar e empatar a partida. 1a1 no placar.

O Schalke parecia crescer na partida e a maioria das jogadas mais incisivas da equipe tendiam a encontram Raúl, que dava muita canseira na defesa basca, com uma disposição e poder de decisão que nem faziam parecer que estávamos falando de um jogador com trinta e quatro anos de idade. Llorente também marcava presença com estilo, mostrando importância não somente no momento de finalização mas também para distribuir a bola no ataque e atrair a marcação na busca por espaços. De toda forma, as redes só voltariam a balançar na etapa complementar.

No intervalo, o goleiro Hildebrand deu lugar para Mathias Schober, de trinta e cinco anos (três anos mais velho que o titular da posição). Pelo lado dos visitantes, Ibai Gómez Pérez, atacante de vinte e dois anos, entrou no lugar de Ander Herrera Aguera, meio-campista de mesma idade que o jovem que o substituíra.

Mandando no jogo, o Schalke ia conseguindo aumentar a pressão e passava a atuar a maior parte do tempo no campo ofensivo, conseguindo encaixar uma maneira de jogar que dava ao time possibilidades de explorar os espaços deixados pela defesa oponente. Numa dessas investidas, a defesa do Athletic não conseguiu afastar o perigo que rondava sua área, Raúl tentou a tabela com Huntelaar e acabou decidindo concluir o lance com um remate cruzado, sendo feliz na finalização e marcando um golaço no canto esquerdo, sem qualquer chance de defesa para o goleiro Gorka Iraizoz Moreno. 2a1 para o time da casa, de virada, aos treze minutos, numa obra-prima do maior goleador na história das competições européias.

Raúl seguia fazendo grande partida e esteve perto de marcar o terceiro, o que daria uma vantagem relevante ao Schalke 04 no confronto. Mas o Athletic também tem seu goleador. E goleador é assim: "aparece" no jogo quando parece menos provável. Com o Schalke conseguindo exercer relativo domínio territorial na partida, as chegadas do Athletic ao ataque iam se tornando mais escassas. Aos vinte e sete minutos, pintou um escanteio para os bascos. E era o suficiente para Fernando Llorente, que se deslocou ao primeiro poste e cabeceou com precisão, completando, como manda o figurino, o cruzamento de Ibai. 2a2 em Gelsenkirchen.

Foi um duro golpe para o treinador Huub Stevens, que dezesseis minutos atrás realizara suas duas últimas substituições (Lewis Holtby e José Manuel Jurado Marín entraram, Marco Höger e Julian Draxler saíram) e via seu time superior ao adversário dentro de campo. Marcelo Bielsa, que dois minutos antes do gol de empate de seu time havia posto o meio-campista Iñigo Pérez Soto no lugar do defensor Jon Aurtenetxe, passou a colher os frutos de sua ousadia tática e ver os bascos emplacarem mais dois gols no jogo, construindo uma virada espetacular. Aos trinta e cinco, Ibai inverteu o jogo na direita, Markel Susaeta Laskurain centralizou (não sei se tentando o gol ou a assistência), Schober espalmou e De Marcos conferiu no rebote, com a bola entrando lentamente e quase sendo interceptada por Christian Fuchs. 3a2 Bilbao, na segunda virada do jogo, para alegria dos bascos que marcaram presença na Alemanha.

Autor do 3º gol, De Marcos deu lugar para o defensor Borja Ekiza Imaz, reequilibrando o poder de marcação de Los Leones. Mas quem pensava que a mexida era para propôr uma postura defensivista, certamente esqueceu que estamos falando de um time de Bielsa, caracterizado por sempre buscar o gol, independentemente das circunstâncias. E, aos quarenta e sete minutos, saiu o quarto: após tentativa de lançamento pelo lado direito, Jermaine Jones cortou parcialmente e a bola chegou em Susaeta, que arrancou em disparada, entrou na área e, com um simples toque para o lado, centralizou a jogada com uma assistência irrepreensível, concluída por Muniain para o fundo do gol. 4a2 para o sensacional Athletic Club, de Bilbao para o mundo, com as bênçãos de Marcelo Bielsa e dos deuses do futebol.

Outros resultados

AZ Alkmaar 2a1 Valencia
Sporting 2a1 Metalist
Atlético Madrid 2a1 Hannover

Nenhum comentário:

Postar um comentário