domingo, 15 de abril de 2012

Vasco Vence Nova Iguaçu E Reencontra Flamengo Na Fase Semifinal

O Vasco venceu o Nova Iguaçu por 3a1 na última rodada da Taça Rio e assegurou uma vaga na fase semifinal do segundo turno estadual. Sem riscos de rebaixamento nem chances de classificação, o Nova Iguaçu encerrou sua participação na Taça Rio como vice-lanterna na chave A (na classificação geral dos dois turnos foi 9º colocado). O Vasco, vice-líder no grupo B (ficou atrás do Bangu), pegará o Flamengo na fase semifinal, a exemplo do que ocorrera na Taça Guanabara. Bangu e Botafogo jogam a outra partida que dá vaga na final da Taça Rio. O Fluminense, campeão no primeiro turno, aguardará o campeão do segundo para fazer as finais estaduais.

O jogo

Logo no terceiro minuto de partida, William Barbio, jogador revelado no Nova Iguaçu, fez jogada individual pela esquerda, chutou e Rômulo apenas conferiu no rebote do goleiro Jéfferson: 1a0 Vasco.


Tudo aparentemente muito simples e muito fácil para os vascaínos, que faziam belo início de partida no sentido de buscar o ataque a todo instante. Acontece que buscar o ataque a todo instante não é sinônimo de ter oportunidades claras, e o Vasco tinha dificuldades de encarar a defesa do Nova Iguaçu e o péssimo gramado de Moça Bonita. Após a primeira parada técnica, o jogo teve uma mudança no panorama e passamos a ver o Nova Iguaçu mais envolvente nas jogadas ofensivas. Aos vinte e oito minutos, Fernando Prass evitou o gol de empate ao rebater chute forte de Dieguinho. Aos trinta e um minutos, quem encostou na bola com o braço dentro da área foi o zagueiro Douglas: pênalti que Zambi cobrou e colocou na rede, aos trinta e um.

Zambi fazia atuação interessante - foi jogada individual dele que deu origem ao pênalti convertido pelo próprio -, com deslocamentos pelo gramado e participação constante nas jogadas de ataque do Laranja da Baixada. O Vasco não atravessava bom momento na partida, mas mesmo assim conseguiu voltar a assumir a frente no marcador: Rômulo lançou, Alecsandro foi mais esperto que o zagueiro que o acompanhava e não se deixou trair pelo quique da bola, tocando na saída do goleiro. 2a1 Vasco, aos trinta e nove minutos do primeiro tempo.

No intervalo, Cristóvão Borges trouxe Nilton para o lugar de Juninho Pernambucano (que sentiu dores musculares na coxa) e Carlos Alberto para o lugar de Éder Luís (sumido demais no primeiro tempo). E Carlos Alberto reestreou bem, compensando a falta de ritmo de jogo na base de seu indiscutível talento com a bola nos pés. Arriscou um chute de fora da área que passou não muito longe do ângulo esquerdo. Correu. Dividiu sem poupar esforços. E quase marcou o que seria um golaço: aos trinta e dois minutos, driblou Filipe, ficou de frente pro gol e chutou à esquerda. Se tomasse um gol, o Vasco veria o Fluminense (que naquele momento goleava o Olaria) ultrapassá-lo na tabela de classificação, o que custaria uma eliminação. Só que aos quarenta e cinco minutos, Alecsandro tranqüilizou as coisas para o Cruzmaltino e marcou o terceiro, recebendo nova assistência de Rômulo e chutando cruzado, no canto direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário