quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nada Mal, Bilbao!

Depois de ter vencido o jogo de ida no campo do adversário pelo placar de 4a2, o Athletic Bilbao recebeu o Schalke 04 no estádio San Mamés e ratificou a classificação para a fase semifinal na Liga Europa com empate por 2a2. Os comandados de Marcelo Bielsa, sempre bastante intensos quando com a posse de bola, encararam uma qualificada equipe dirigida por Huub Stevens e saíram-se bem, reagindo rapidamente nas duas vezes em que o Schalke conseguiu ficar na frente no placar (mas não no resultado agregado).

O próximo adversário do clube basco na competição continental será o Sporting, único remanescente de fora das fronteiras espanholas - a outra semi será travada entre Atlético de Madrid e Valencia.

O jogo

Antes de a bola rolar, uma cena belíssima no San Mamés: cumprindo o ritual que cabe a todo clube que atua pela primeira vez naquele estádio, Raúl González, capitão do Schalke 04, passou no meio dos torcedores bascos e ofertou flores ao busto de Pichichi, autor do primeiro gol na história do estádio. Linda a cena dos aplausos da torcida local, que por tanto tempo viu Raúl atuar naquele gramado vestindo o uniforme do Real Madrid (mais precisamente 16 anos). Não dá para saber se Raúl voltará a pisar naquele campo como jogador profissional, mas o fato é que o lendário camisa sete deixou sua marca com um golaço aos sete minutos do segundo tempo, em um remate maravilhoso que ainda bateu no poste esquerdo antes de estufar a rede dos donos da casa.

Mas antes de Raúl conseguir este belo remate, muita coisa aconteceu na partida. Um cabeceio de Iker Muniain que parou em defesa do goleiro Lars Unnerstall foi uma delas. Mas quem teve mais trabalho no jogo foi o outro arqueiro, Gorka Iraizoz, que mostrava segurança e elasticidade para intervir em benefício ao Athletic. Uma das mais impressionantes defesas ocorreu quando o placar ainda estava zerado, aos nove minutos, com o camisa um espalmando remate forte e alto dado por Klaas-Jan Huntelaar. Só que aos vinte e oito minutos quem levou a melhor foi o atacante holandês Huntelaar, que aproveitou-se de descuido da defesa na saída de bola: Markel Susaeta atrapalhou-se com a marcação-pressão de Jermaine Jones e tocou para trás na direção de Huntelaar, que preparou pro chute e mandou no canto direito, abrindo o placar.

Bielsa identificou algo a ser melhorado em sua equipe e preparou uma substituição imediatamente. Eis uma das razões de tanto admirar este técnico argentino: sua atitude. Se alguém pensava que a idéia do estrategista de cinqüenta e seis anos de idade era recuar o time para conter os avanços de um Schalke que atuava de maneira ofensiva, certamente não conhece "El Loco" o suficiente. Sempre com uma "carta na manga" para reverter um cenário de jogo que não o satisfaça, Bielsa tratou de colocar mais um homem de frente em sua equipe, trocando o meio-campista Ander Herrera pelo atacante Ibai Gómez Pérez. E adivinhe o que aconteceu aos quarenta minutos, dez após a mexida tática de Bielsa! Ibai recebeu a bola de Óscar De Marcos pela esquerda e deu estupendo remate em arco, colocando a bola no canto oposto e marcando um golaço.

Minutos depois, Ibai descolou remate muito parecido que dessa vez passou um pouco à esquerda do alvo. Apesar de a bola não ter entrado dessa vez, o belo chute do camisa vinte e oito serviu como evidência de que o jogador saído do banco tem incontestável qualidade nas finalizações dadas de fora da área. O segundo tempo veio com pressão visitante, que teve chance interessante quando Chinedu Obasi chutou, mas Iraizoz defendeu mais uma vez. Aos sete minutos, não dava para Iraizoz nem nenhum mortal impedir que o remate de Raúl tomasse o rumo da rede: após boa e rápida troca de passes dos Azuis Reais no campo ofensivo, Obasi tocou para o experiente e incansável atacante, que tratou de concluir o lance com uma precisão admirável, chutando com força e colocação no canto esquerdo. Golaço.

Só que no Athletic de Bielsa a resposta acontece rapidamente, às vezes tão rapidamente que o adversário praticamente não tem tempo de comemorar seu gol e assimilar o novo placar. Aos nove minutos, Muniain recebeu a bola, fez bela jogada individual, escapou do marcador que o acompanhava, atraiu a marcação de Joel Matip e encontrou Susaeta livre. O passe foi sob medida para que o camisa catorze recebesse e preparasse para o remate, o que fez muito bem, colocando a bola no canto esquerdo e eventualmente se redimindo de uma falha no lance que deu origem ao primeiro gol do jogo.

Não há que se negar que as entradas de Jefferson Farfán, Ciprian Marica e Lewis Holtby deram maior qualidade ao já capacitado time do Schalke, que necessitava de dois gols para carregar o encontro à prorrogação. O Bilbao em momento algum se acomodou na vantagem e tratou de fazer aquilo que melhor sabe fazer um time esquematizado por Marcelo Bielsa: jogar futebol. Susaeta teve oportunidade aguda de selar a classificação com uma vitória para os bilbaínos, mas falhou na ocasião. De toda forma, o gol não anotado não teve relevância para o confronto, e o Athletic Club avança com méritos na Liga Europa.

Apesar de nessa postagem não ter citado os nomes de todos os jogadores que pisaram no campo, faço-os presentes no nome e sobrenome do único argentino do elenco: Marcelo Bielsa. O jogo coletivo vigoroso e funcional do Bilbao me parece ser o principal aspecto a determinar o sucesso da equipe na competição. E isso jamais seria desenvolvido de forma eficaz se a filosofia de trabalho não fosse assimilada pelos jogadores. Parabéns, Bielsa, Bilbao e bilbaínos! E obrigado por me possibilitarem assistí-los atuarem.

Outros resultados

Valencia 4a0 AZ Alkmaar (5a2 na soma dos resultados)
Metalist 1a1 Sporting (2a3 na soma dos resultados)
Hannover 1a2 Atlético de Madrid (2a4 na soma dos resultados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário