sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sábado Decisivo Pros Semifinalistas Da Liga Dos Campeões

Os deuses do futebol capricharam, ou melhor, estão caprichando nesse ano.

Na terça-feira, Barcelona e Chelsea duelam no Camp Nou procurando uma vaga na final da Liga dos Campeões da Europa. Na quarta-feira, Real Madrid e Bayern de Munique medem forças com o mesmo ideal.

Só que, por mais importantes quem sejam tais confrontos, nenhuma das quatro instituições pode (ou pelo menos não deveria) desprezar seus respectivos compromissos no próximo sábado. Sábado que para nós, brasileiros, já é especial por sua própria natureza - afinal, 21 de abril trata-se de uma data que homenageia Tiradentes, um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

Então vamos analisar a situação de cada um desses quatro times semifinalistas na Liga. Com um detalhe: dois deles se enfrentam em confronto direto no sábado.

Bayern de Munique. Vice-líder na Bundesliga, o time do Bayern não tem outra alternativa para evitar o praticamente certo título do Borussia Dortmund no Campeonato Alemão: vencer e secar. A equipe vai até Bremen enfrentar o Werder e, caso não consiga a vitória, não terá mais chances de alcançar o Borussia, pois os oito (ou sete, em caso de empate) pontos de diferença seriam maiores que os seis disputados nas duas últimas rodadas. Então, a missão dos bávaros é simples e direta: vencer o Werder e torcer para o Dortmund não vencer o "duelo de Borussias" com o Mönchengladbach.

Chelsea. Os Azuis irão até o estádio Emirates fazer o clássico londrino com o Arsenal. Chances de título na Premiership inexistem para ambos - essa disputa está restrita aos "Manchesters" United e City. Mas o duelo na capital inglesa é mais do que relevante, afinal, uma vitória do Arsenal praticamente tira do Chelsea qualquer chance de chegar ao 3º lugar (última posição no Campeonato Inglês a dar vaga direta na fase de grupos na próxima Champions League). Vencendo, o Chelsea não somente fica a quatro pontos do Arsenal (e com um jogo em atraso), como não permitirá que Tottenham e Newcastle, dois pontos a frente, se afastem na disputa pela 4ª colocação (lugar que dá direito a disputar a fase eliminatória da Champions que antecede a fase de grupos).

Barcelona. Correndo atrás do prejuízo para chegar ao topo na tabela no Campeonato Espanhol, o Barcelona já reduziu para quatro pontos uma desvantagem que era de dois dígitos. E tem no confronto direto com o Real Madrid a oportunidade de diminuir para um único ponto essa diferença. Após a disputa desse clássico (ou superclássico, se preferir), restarão quatro rodadas. E o Barça sabe que será difícil tirar quatro ou sete pontos em relação ao Real. Portanto, só a vitória interessa aos catalães nesse sábado.

Real Madrid. Líder com quatro pontos de vantagem em relação ao Barcelona, o Real Madrid provavelmente tem em mente que um empate no Camp Nou terá sabor de vitória e cheiro de título, afinal, a manutenção da diferença em quatro pontos lhe daria a margem de tropeçar uma vez sem poder ser alcançado. A vitória praticamente dará o caneco espanhol ao time da capital, que dificilmente permitiria deixar escapar sete pontos em doze disputados.

É interessante observarmos como, num intervalo de alguns dias, todo o desenrolar da temporada ganha contornos decisivos para quatro instituições diferentes. Então, aguardemos. Entre sábado e quarta-feira muita coisa pode - e irá - acontecer.

Um comentário:

  1. Como os jogos já aconteceram, dá pra se concluir que Real Madrid e Chelsea se deram melhor. Os merengues venceram o rival Barcelona e os Blues seguraram o rival Arsenal mesmo jogando com os reservas.

    CORRA E PARTICIPE!
    Verdadeiro ou Falso? #12 http://bit.ly/I4yXg0

    ResponderExcluir