quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bayern, Chelsea E Real Já Confirmam Lideranças

Vamos a breves considerações referentes aos acontecimentos de ontem pela 5ª rodada na fase de grupos dessa Liga dos Campeões da Europa, onde não tivemos nenhuma partida empatada: foram quatro vitórias dos mandantes e quatro vitórias dos visitantes. Quatro também foi o número de pitacos acertados pelo blogueiro (veja os palpites).

Grupo E: Bayern de Munique (12 pontos), Roma (9), Basel (6) e Cluj (3).

Após voltar do intervalo perdendo por 2a0 (dois gols de Mario Gómez), a Roma conseguiu uma virada providencial pra cima do Bayern de Munique (Borriello, De Rossi e Totti marcaram). A vitória por 3a2 dos romanos não impediu a consumação da liderança bávara, mas serviu para que a equipe italiana ficasse muito perto de assegurar o segundo lugar na chave: só um desastre impedirá a classificação dos comandados de Cláudio Ranieri.

No outro jogo da chave, o Basel contou com o gol solitário de Federico Almerares (italiano nascido na Argentina) para, dentro de casa, vencer o Cluj e garantir pelo menos uma vaga na seqüência da Liga Europa. Se os deuses do futebol derem uma força, ainda dá pra seguir para as oitavas: para isso, a equipe suíça precisará vencer o Bayern em Munique e, ao mesmo tempo, o Cluj superar a Roma na Romênia.

Grupo F: Chelsea (15 pontos), Olympique de Marselha (9), Spartak de Moscou (6) e Zilina (0).

O Zilina pode dizer que viveu seus momentos de glória na Liga dos Campeões da Europa: abriu o placar em pleno Stamford Bridge. E foi um golaço, que saiu após bela tabela entre Tomás Majtán e o nigeriano Issiaka Bello, autor do gol. A virada dos Azuis veio na etapa complementar, com gols de Daniel Sturridge e Florent Malouda, fazendo do Chelsea a única equipe com possibilidades de fechar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

Se o Chelsea já garantiu a liderança na chave, o Olympique de Marselha tratou de tomar conta da 2ª colocação ao golear o Spartak em plena capital russa: 3a0, gols de Mathieu Valbuena, Loïc Remy (em lance forte candidato a jogada da semana) e do brasileiro Brandão. Enquanto o Olympique festeja a presença nas oitavas-de-finais (algo que não acontecia desde a temporada 1999-2000), o Spartak de Moscou terá de se contentar em disputar a Liga Europa na continuidade da temporada.

Grupo G: Real Madrid (13 pontos), Milan (8), Ajax (4) e Auxerre (3).

O Real Madrid garantiu o 1º lugar de forma contundente: sapecando 4a0 no Ajax em plena Arena de Amsterdã. A partida contou com um golaço do francês Karim Benzema, mas o fato que mais chamou atenção no jogo foi a orientação de José Mourinho para que Xabi Alonso e Sérgio Ramos forçassem as próprias expulsões, visando garantir que os atletas pendurados não ficassem suspensos da partida de ida pelas oitavas-de-finais. Missão cumprida por ambos.

O Milan venceu o Auxerre pelos mesmos 2a0 que havia conquistado em Milão. Dessa forma, a equipe italiana avança de fase como 2ª colocada na chave. Os gols do jogo foram marcados por Zlatan Ibrahimovic e Ronaldinho Gaúcho, que só entrou na etapa complementar. Para não dizer que o grupo está definido, resta saber quem entre Ajax e Auxerre irá para a Liga Europa.

Grupo H: Shakhtar Donetsk (12 pontos), Arsenal (9), Braga (9) e Partizan (0).

Com a vitória por 2a0 sobre o Arsenal (dois gols do brasileiro Matheus, o segundo muito bonito), o Braga conseguiu embolar o grupo H: a equipe portuguesa pode terminar em 3º lugar e disputar a Liga Europa, ou avançar na Liga dos Campeões como 2ª ou até como 1ª colocada. A matemática para a classificação portuguesa é simples: vencer o Shaktar em Donetsk. A tarefa é que não será tão simples assim... Já o Arsenal definirá a sua classificação no Emirates Stadium diante do Partizan. Será que o mais pessimista dos torcedores supõe uma eliminação nessas condições?

O Shakhtar foi a Belgrado e venceu o Partizan por 3a0, com todos os gols saindo no segundo tempo (Taras Stepanenko e os brasileiros Jádson e Eduardo da Silva marcaram). Para garantir o primeiro lugar no grupo, basta empatar na Ucrânia diante do Braga. Caso perca o jogo, apenas um improvável tropeço do Arsenal, em Londres, classificaria os ucranianos. O Partizan vai à capital inglesa para se despedir das competições européias nessa temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário