domingo, 7 de novembro de 2010

Roma Vence Clássico Nos Pênaltis

A capital italiana recebeu na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, o clássico entre Lazio e Roma. Num jogo com as ações bastante concentradas no setor de meio-campo, as escolhas do árbitro Emidio Morganti acabaram sendo decisivas na vitória da equipe rubra, que conseguiu os dois gols do jogo através de duas cobranças de pênalti. Com o resultado, o "Giallorossi" sobe para a 7ª posição, colado na zona de classificação para os torneios europeus. Já a líder Lazio vê sua vantagem sobre o atual vice-líder, o Milan, cair para 2 pontos.

O jogo

Procurando o uruguaio Cristian Daniel Ledesma e o brasileiro Hernanes para criar as jogadas de ataque, a Lazio tentava impôr o futebol de quem lidera o Calcio, mas esbarrava na bem postada equipe adversária, que tinha todo o setor de meio-campo dedicado à marcação.

Se o jogo teve escassas oportunidades na etapa inicial, a partida ganharia bastante emoção na volta do intervalo. E o protagonista acabou sendo aquele personagem que a gente torce que tenha uma atuação discreta, se possível imperceptível: o árbitro.

Aos 6 minutos, um chute forte do brasileiro Fábio Simplício estourou no braço esquerdo do suíço Stephan Lichtsteiner, que inclusive precisou enfaixar o pulso para permanecer em campo: eis que Emidio Morganti marcou penalidade máxima no lance. Marco Borriello foi pra cobrança, bateu muito mal, mas faltou sorte ao goleiro Fernando Muslera: o uruguaio acertou o canto, tocou na bola, mas ela acabou passando por baixo de seu corpo, entrando lentamente para abrir o placar.

Já tendo feito a primeira troca no intervalo (quando lançou Mauro Zárate no lugar de Tommaso Rocchi), Edoardo Reja decidiu mexer mais uma vez. Optou por tirar Hernanes e colocar Pasquale Foggia em seu lugar. Pelo ato, ouviu sonoras vaias das arquibancadas. Mesmo com a troca supostamente pouco feliz, a Lazio ia dominando a partida e paquerando o gol de empate. Mas quando não era o goleiro brasileiro Júlio Sérgio que intervinha, quem salvava a Roma era o travessão, como no lance em que Foggia deu bela finalização com o pé esquerdo, de primeira, carimbando a barra. Mas o lance-chave da partida não teve como protagonista nenhum desses elementos supracitados: em bola levantada na área, o capitão Stefano Mauri ia completar ao gol mas não pôde devido a um agarrão do norueguês John Arne Riise. Dentro da área é pênalti. Mas Morganti mandou seguir e teve que suportar os protestos de vários jogadores de uniforme celeste que o cercaram, indignados.

Mais tarde, Morganti não pestanejou em marcar pênalti a favor da Roma quando André Dias derrubou o compatriota Júlio Baptista (que entrara pouco antes no lugar de Borriello). Dessa vez a cobrança foi efetuada pelo montenegrino Mirko Vicinic, que mandou no quadrante 11 para ampliar a vantagem, aos 41 minutos.

Houve tempo ainda para mais polêmica: em lance dentro da área da Roma, Fábio Simplício acabou batendo com o braço na bola. Adivinhe o que fez Emidio Morganti. Pois é, nada foi marcado...

Outros resultados

Ontem
Bologna 2a0 Lecce
Internazionale 1a1 Brescia

Hoje
Fiorentina 1a0 Chievo
Bari 2a3 Milan
Juventus 3a1 Cesena
Sampdoria 0a0 Catania
Udinese 1a1 Cagliari
Napoli 2a0 Parma
Palermo 1a0 Genoa

A 11ª rodada começa na próxima quarta-feira, com 9 partidas, e termina com um jogo isolado na quinta-feira. Lazio e Roma entrarão em campo no mesmo dia: a Lazio vai até Cesena enfrentar o time da cidade enquanto a Roma recebe a Fiorentina, no mesmo estádio Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário