terça-feira, 30 de novembro de 2010

Copa América 2011: Conheça Os Grupos

No dia 11 desse mês de novembro foi realizado o sorteio dos grupos para a competição que terá início em 1º de julho de 2011, com o jogo entre a anfitriã Argentina e a Bolívia, em La Plata.

Nessa 43ª edição da Copa América há dois países convidados: o Japão e o México. Ao campeão da competição será dada uma vaga na Copa das Confederações de 2013, a ser realizada no Brasil (este já com vaga garantida por sediar o torneio). Caso Japão, México ou Brasil faturem o caneco na Copa América 2011, classifica-se a próxima seleção sul-americana melhor colocada. Mas, cá entre nós, está muito mais em jogo o título da Copa América do que qualquer vaga que seja.

Vamos então aos 3 grupos, cabendo frisar que se classificarão para as quartas-de-final os 2 primeiros de cada chave e também os 2 melhores terceiros colocados (em outras palavras, apenas o pior terceiro colocado e os lanternas de cada grupo estarão eliminados na primeira fase).

Grupo A: Argentina, Bolívia, Colômbia e Japão;
Grupo B: Brasil, Equador, Paraguai e Venezuela;
Grupo C: Chile, México, Peru e Uruguai.
Imagem com a relação dos grupos para a Copa América 2011: todas as chaves contam com pelo menos duas seleções entre as 16 melhores colocadas na Copa do Mundo 2010.

Eis o emparelhamento para as fases seguintes.

Quartas-de-final

Jogo 1: 1º do Grupo A com o melhor 3º colocado;
Jogo 2: 2º do Grupo A com o 2º do Grupo C;
Jogo 3: 1º do Grupo B com o 2º melhor 3º colodado;
Jogo 4: 1º do Grupo C com o 2º do Grupo B.

Semifinais

Jogo 5: vencedor do Jogo 1 com o vencedor do Jogo 2;
Jogo 6: vencedor do Jogo 3 com o vencedor do Jogo 4.

Disputa de 3º lugar: perdedor do Jogo 5 com o perdedor do Jogo 6.

Final: vencedor do Jogo 5 com o vencedor do Jogo 6.

Há muito a ser percorrido até 24 de julho de 2011, data da grande final, a ser disputada na capital Buenos Aires. Mas e aí, algum palpite?

2 comentários:

  1. um torneio tão bacana, porém tão mal tratado pela CONMEBOL....onde já se viu convidar o Japão para integrar a competição sulamericana!!! interessante será o grupo C!!!

    abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Convidar um país asiático pra uma "Copa América" é algo que tenho dificuldade pra compreender, mas enfim... mais uma "arte" da CONMEBOL.

    Considero o grupo C o mais forte deles. Duas equipes que marcaram presença nas oitavas da Copa 2010 além de uma semifinalista no mesmo Mundial. Falta só o Peru avançar!

    Abraços.

    ResponderExcluir