quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Liga Europa: Lech Poznan E Juve + 11 Jogos Hoje

A Liga Europa terá entre hoje e amanhã a realização de 24 jogos válidos pela 5ª rodada na fase de grupos. 12 deles serão disputados nessa quarta-feira, dentre os quais destaco a partida entre Lech Poznan e Juventus. Mas o que há de especial nesse jogo pelo grupo A da competição? Para responder a essa pergunta, vamos entender a atual situação da chave em questão.


Os poloneses do Lech Poznan lideram com 7 pontos, seguidos pelo Manchester City, que possui a mesma pontuação. Entre essas duas equipes é incrível a semelhança de campanhas: no confronto direto, uma vitória por 3a1 para cada lado (fato que as iguala nesse que é o primeiro critério de desempate). De quebra, o saldo de gols também é idêntico (2 positivos). A diferença é que os ingleses ficam atrás no número de gols marcados (7 contra 9 dos poloneses).

O Salzburg, com 2 pontos ganhos, embora tenha chances matemáticas de avançar, já pode ser considerado carta fora do baralho: precisaria fazer nas duas últimas rodadas o que não conseguiu nas quatro primeiras - vencer. Isso além de torcer por uma combinação de resultados.

E agora, para apimentar o grupo, vamos colocar a Juventus nessa história toda. A Vecchia Signora é a atual 3ª colocada, com 4 empates nas 4 partidas disputadas. Embora 3 pontos atrás dos líderes, a equipe de Turim só depende de si não apenas para se classificar, como também para liderar a chave. Para isso, teria que vencer o Lech Poznan, na Polônia, e o Manchester City, na Itália. Ponto. Não importa o placar.

3ª colocada no Calcio e invicta há 13 jogos na temporada, a equipe comandada por Luigi Del Neri terá uma decisão pela frente no dia de hoje. O empate pode significar a eliminação com uma rodada de antecipação (para isso, bastaria uma vitória do Manchester City, dentro de casa, sobre o Salzburg). Em caso de derrota então, pior ainda: um empate do City já seria o suficiente para descartar a Juve. Mas caso consiga a primeira vitória na competição, a Juventus embola definitivamente o grupo, reforçando as emoções na última rodada.

O Lech Poznan não perde há quatro partidas, mas é apenas 10º colocado no Campeonato Polonês. Dentro de casa, foram 4 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos.

Cravo aqui um pitaco: vitória juventina.

Outros jogos de hoje

Também pelo grupo A, o Manchester City recebe o Salzburg com possibilidades de garantir a classificação nessa rodada (para tal, precisaria vencer os austríacos e contar com um tropeço da Juventus na Polônia; empate combinado a derrota juventina também serve).

Pelo grupo B, o lanterna Rosenborg só manterá chance de classificação se, dentro de casa, vencer o líder Bayer Leverkusen. O atual campeão Atlético de Madrid garantirá uma vaga antecipadamente caso vença, na capital espanhola, os gregos do Aris.

No grupo C, o Sporting Lisboa recebe o Lille em jogo entre líder e vice-líder. Gent e Levski Sofia, um ponto atrás dos franceses, duelam na Bélgica.

O grupo D está embolado. O Villarreal, 3º colocado com 6 pontos, recebe o líder Dínamo Zagreb (9) enquanto o PAOK (também com 9 pontos) duela na Grécia com os belgas do Club Brugge, lanternas com 2 pontos. Tudo leva a crer que ambas as vagas serão definidas na última rodada, com destaque para o confronto direto entre Dínamo Zagreb e PAOK, na Croácia.

Pelo grupo E, os holandeses do AZ vão até a Moldávia pegar o Sheriff em partida onde só a vitória interessa a ambos os lados. Detalhe: para poderem entrar na última rodada com chance de avançar na competição, precisarão torcer para o surpreendente líder BATE (já classificado) manter a invencibilidade na partida diante do Dínamo de Kiev, na Bielorrússia.

No grupo F, o líder e 100% Zenit St. Petersburgo já assegurou a liderança na chave e deve seguir o show diante do Anderlecht, vice-líder na chave. Pelo menos é para isso que torcem Hajduk Split e AEK Atenas, que duelam na Croácia esperançosos de beliscarem o 2º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário