quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ajax Sai Da Liga Com Estilo: 2a0 No San Siro

Estreando Frank De Boer como técnico interino, o Ajax foi ao San Siro, venceu o Milan por 2a0, garantiu vaga na Liga Europa e despediu-se da Liga dos Campeões com sua melhor atuação na competição. Classificado em 2º no grupo G, o Milan deve ter em mente que não será atuando dessa maneira que voltará a levantar o troféu por ele conquistado em sete ocasiões.

A transmissão dessa partida em tempo real pode ser acompanhada pelo "Twitter" @jogadadefeito.

O jogo

Não dava pros donos da casa buscarem a liderança - essa já pertencia ao Real Madrid - nem para ser eliminado na fase de grupos na Liga dos Campeões da Europa. A torcida milanesa, mesmo assim, fez bastante barulho no estádio San Siro e incentivou a equipe, que em raros momentos correspondeu dentro das quatro linhas. Se por um lado Ronaldinho Gaúcho foi escalado como titular, por outro ficou faltando um homem de referência na área, já que Ronaldinho e Robinho rotineiramente recompunham o meio-campo. Com Luis Suárez se movimentando bastante e Christian Eriksen mostrando lucidez e categoria no trato com a bola, o Ajax foi dominando as ações e levando perigo. Se o placar do primeiro tempo foi de 0a0, os donos da casa devem agradecer ao goleiro Marco Amelia, que realizou pelo menos três defesas de alta dificuldade.

Na volta do intervalo, ambas as equipes pareciam mais soltas em campo mas era o Ajax quem seguia mais organizado nas investidas ofensivas, abrindo o placar aos 11 minutos: Luis Suárez cruzou da esquerda, Siem De Jong teve seu chute bloqueado e Demy De Zeeuw apareceu para pegar a sobra, acertando o chute no canto direito de Amelia.

Aos 14 minutos, Gregory van der Wiel deu bonito chute de fora da área e Amelia conseguiu se sair ainda melhor ao pular e encaixar a bola. 3 minutos depois, Massimiliano Allegri fez uma substituição a qual não estamos acostumados a vê-lo fazer: trocou um meio-campista (Massimo Ambrosini) por um atacante (Zlatan Ibrahimovic). E, passados outros 3 minutos, o Ajax chegou ao segundo gol: Suárez encarou a marcação de três adversários, rolou atrás e o zagueiro belga Toby Alderweireld acertou uma bola indefensável, no ângulo direito do goleiro Amelia. Golaço.

O Milan passou a freqüentar mais o campo de ataque a partir de então, tendo sua primeira grande chance de descontar aos 25 minutos, mas o chute rasteiro de Ibrahimovic foi defendido por Maarten Stekelenburg, com o pé, em demonstração de grande reflexo do goleiro holandês. O outro grande momento milanês aconteceu aos 44 minutos: Ronaldinho lançou Ibrahimovic, o sueco dominou no peito, levantou a bola e mandou de bicicleta por cima do travessão.

Se Allegri teve nesse jogo uma oportunidade de testar algo diferente, acabou que não tirou grande proveito: entre a entrada de Ibra e a saída de Robinho (o camisa 70 deu lugar ao jovem estreante alemão Merkel aos 30 minutos), o Rubro-Negro só pôde desfrutar de 13 minutos com o quarteto Seedorf-Ronaldinho-Robinho-Ibrahimovic em campo. Dada a mentalidade do treinador, dificilmente essa formação volte a freqüentar os gramados nessa temporada. A não ser que pinte uma necessidade de reverter algum cenário adverso.

Outros resultados e situações nos grupos

Terça-feira

Grupo A: Twente (3º) 3a3 (1º) Tottenham; e Werder Bremen (4º) 3a0 (2º) Internazionale;
Grupo B: Lyon (2º) 2a2 (4º) Hapoel Tel Aviv; e Benfica (3º) 1a2 (1º) Schalke 04;
Grupo C: Manchester United (1º) 1a1 (2º) Valência; e Bursaspor (4º) 1a1 (3º) Rangers;
Grupo D: Barcelona (1º) 2a0 (3º) Rubin Kazan; e Copenhaguen (2º) 3a1 (4º) Panathinaikos.

Quarta-feira

Grupo E: Bayern de Munique (1º) 3a0 (3º) Basel; e Cluj (4º) 1a1 (2º) Roma.
Grupo F: Olympique de Marselha (2º) 1a0 (1º) Chelsea; e Zilina (4º) 1a2 (3º) Spartak de Moscou;
Grupo G: Real Madrid (1º) 4a0 (4º) Auxerre;
Grupo H: Shakhtar Donetsk (1º) 2a0 (3º) Braga; e Arsenal (2º) 3a1 (4º) Partizan.

O sorteio dos confrontos de oitavas-de-final será realizado no dia 17 de dezembro. As partidas serão jogadas em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário