sábado, 11 de dezembro de 2010

Interistas Que Abram O Olho: Os Asiáticos Vêm Aí

Se o Al Wahda contou com boa performance do trio brasileiro Magrão-Hugo-Fernando Baiano para golear na estréia o Hekari United, ao Seongnam bastou a grande atuação do colombiano Mauricio Molina (ex-Santos) para passar por cima do time da casa. O camisa 11, vestido todo de branco tal como quando desfilava seu talento pelos gramados brasileiros, marcou o primeiro gol do jogo e participou dos outros três, sendo o destaque da rápida equipe sul-coreana na goleada por 4a1. Agora, o Seongnam pega a Internazionale na quarta-feira, em duelo que vale vaga na final do Mundial. Na mesma data, no mesmo estádio, mas um pouco mais cedo, o time da casa disputa o 5º lugar com o Pachuca, do México. Por falar em estádio, o Sheikh Zayed Sports City, com capacidade para 49.500 espectadores, recebeu um público de 30.625, repetindo o alto número de lugares vagos da partida de abertura.

O jogo

Não foi preciso esperar quase nada para perceber que a moleza vista na estréia não se repetiria ao time local. Bem organizado em campo, atacando com velocidade e até mesmo demonstrando lances de habilidade individual, o Seongnam foi pra cima do Al Wahda. Aos 2 minutos, o atacante montenegrino Dzenan Radoncic escapou da marcação com velocidade e força física, chutou cruzado e o goleiro Adel Al Hosani foi convidado a trabalhar, espalmando bem a finalização. Aos 3 minutos, um passe em profundidade a partir do círculo central iria ser recolhido por Adel Al Hosani, mas antes que o goleiro de 21 anos pudesse chegar na bola, o defensor Hamdan Al Kamali, na tentativa de afastar, acabou presenteando Mauricio Molina, que, da meia-lua, chutou com o peito do pé esquerdo para estufar a rede e abrir o placar.

Aos 11 minutos, o Al Wahda quase chegou ao empate também em função de um lance com falta de comunicação entre goleiro e zagueiro, mas a bola enfiada por Ismail Matar acabou sendo defendida por Jung Sung-Ryong. Com 15 minutos, Molina buscou Radoncic, mas faltou habilidade ao jogador de 1,93m, que acabou desarmado por Hamdan Al Kamali, de certa forma se redimindo do vacilo no lance do gol. Na marca de 23 minutos, Hugo deu o ar da graça ao tentar marcar gol olímpico e Sung-Ryong espalmar de forma providencial. 3 minutos depois, Sung-Ryong nada poderia fazer: Fernando Baiano tocou atrás e se mandou pra área sugerindo um cruzamento. Foi o que fez Eisa Al Marzouqi: a bola foi na cabeça do camisa 9, que mostrou oportunismo para mandá-la pro fundo do gol e empatar a partida.

A comemoração dos donos da casa não durou 3 minutos: aos 29', Molina cobrou escanteio pelo lado esquerdo e o capitão Sasa Ognenovski aproveitou-se da indecisão do goleiro Adel, da liberdade em que se encontrava e também da estatura de 1,95m para cabecear e recolocar o Seongnam em vantagem.

Na marca de 36 minutos, o Al Wahda teve o que seria sua única chance de empatar antes do intervalo: em jogada individual pelo lado esquerdo, Hugo escapou de Kim Sung-Hwan, passou por Ko Jae-Sung, chutou rasteiro e Sung-Ryong bloqueou para escanteio.

Houve tempo do Seongnam chegar por mais duas vezes no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Choi Sung-Kuk lançou Radoncic, o montenegrino não alcançou mas fez questão de aplaudir o companheiro. Aos 45', levantamento da intermediária e Choi cabeceou por cima, dessa vez para insatisfação de Radoncic, que poderia receber a bola em melhores condições. Entre um lance e outro, o treinador Shin Tae-Yong foi forçado a substituir: saiu Cheon Kwang-Jin (que aparentemente sofreu uma contusão no joelho) e entrou Jo Jae-Cheol.

Na volta para o segundo tempo, o Seongnam, mesmo em ritmo menos acelerado, continuava levando perigo. Aos 8 minutos, Radoncic ficou cara-a-cara com Adel mas chutou em cima do goleiro. O primeiro cartão amarelo mostrado na partida saiu dois minutos depois e foi para Jo, que entrara no final do primeiro tempo: o camisa 30 derrubou Fahed Masoud e foi punido pelo árbitro peruano Victor Carrillo. Aos 13 minutos, Matar fez embaixadinha diante da marcação adversária, Cho Byung-Kuk o desarmou chutando a bola contra seu corpo e quase colocou o goleiro em apuros: a bola voltou mas acabou sendo defendida por Sung-Ryong.

Com 15 minutos, Adel cobrou tiro-de-meta e a bola chegou em Matar: Ognenovski cortou a investida do camisa 10 com o braço e recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Fernando Baiano colocou tentando encobrir a barreira mas a bola foi bloqueada pelo próprio Ognenovski, que saltou para tirar com a cabeça. No escanteio originado nesse mesmo lance, Masoud cobrou pelo lado esquerdo, Hugo se apresentou no primeiro pau para cabecear e Sung-Ryong encaixou. Foi a última participação de Masoud, que aos 18 minutos foi substituído por Saeed Al Kathiri.

Percebendo o ímpeto ofensivo do time da casa por buscar o empate, Shin Tae-Yong decidiu mudar as coisas na sua equipe e mexeu no ataque, trocando a presença de área de Radoncic pela velocidade de Song Ho-Young aos 23 minutos. Dois minutos depois da troca, o treinador deve ter se sentido um gênio, pois em lance de contra-ataque veloz, o Seongnam chegaria ao 3º gol. Matar cobrou falta por baixo, a bola foi bloqueada e estava armado o contra-golpe asiático: Molina carregou pelo centro, atraiu a marcação adversária, abriu o jogo no lado esquerdo, recebeu de volta no comando de ataque e tocou de lado, dessa vez para o lado direito, encontrando Choi em liberdade para superar Adel com um chute cruzado à meia-altura.

No minuto seguinte ao gol, Matar tentou recolocar o Al Wahda na partida em um chute de fora da área: Sung-Ryong amorteceu com as luvas, se atrapalhou, mas a bola não entrou. O 3a1 no placar abalou o time da casa, que parecia já aceitar o revés. Uns dizem que "não basta vencer, é preciso humilhar o adversário". Concordando ou não com isso, o fato é que Molina tratou de fazer uma jogada de efeito: aos 30 minutos, o colombiano passou por dois oponentes pelo flanco direito, chegou à linha final e cruzou de letra. Adel encaixou sem dificuldades, mas a jogada mostrou a confiança de Molina na vitória e na própria capacidade técnica. 5 minutos depois, Molina tratou de trocar o espetáculo do lance anterior pela precisão: o camisa 11 cobrou falta com firmeza buscando o miolo da área e encontrou Cho Dong-Geon livre para cabecear tirando do goleiro Adel. 4a1 Seongnan, liquidando qualquer possibilidade de reação a um adversário que já sentira o terceiro gol.

Ainda haveria um chute de Song para fora, uma intervenção de cada goleiro e uma mexida para cada lado (Molina, o nome do jogo, por Kim Jin-Ryong e Magrão, mal na partida, por Khalid Al Marzouqi) mas o resultado final foi aquele mesmo. Justo, vale dizer.

Outro resultado

Sexta-feira: Tout Puissant Mazembe 1a0 Pachuca.

Com esse resultado, a equipe da República Democrática do Congo faz a outra semifinal do Mundial de Clubes com o Internacional. O Pachuca, como dito anteriormente, disputa o 5º lugar com o Al Wahda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário