quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

100% Empate, Juventus Está Fora Da Liga Europa

Em Poznan, cidade polonesa que faz fronteira com a Alemanha, a Juventus esbarrou no forte frio (sensação térmica chegou a ficar abaixo dos 24 graus negativos) e também na competência da equipe adversária para não conseguir mais do que um empate por 1a1 diante do Lech Poznan. Com esse resultado combinado à vitória do Manchester City sobre o Salzburg (3a0), a Juve está matematicamente eliminada da Liga Europa 2010-1. Enquanto isso, a equipe polonesa vibra com a classificação e vai à Áustria com reais possibilidades de terminar a fase como líder no grupo A. A Vecchia Signora cumprirá tabela em Turim e, caso não perca para o City, se despedirá da competição de maneira invicta.

O jogo

No gramado alviverde - dividido entre pedaços de grama e flocos de neve -, foi a equipe da casa quem primeiro conseguiu encaixar seu jogo. Aos 3 minutos, um belo chute de Sergey Krivets dado de fora da área foi defendido por Alex Manninger, na primeira finalização da partida. A Juventus respondeu no minuto seguinte, mas a sobra caiu nos pés de quem não tem muita intimidade com a bola. Resultado: Giorgio Chiellini mandou para fora.

Trocando passes de maneira consciente e conseguindo imprimir velocidade com a posse de bola, o Lech Poznan logo passou a tomar conta da partida. E o prêmio veio aos 11 minutos: Semir Stilic cobrou escanteio pelo lado direito, Artoms Rudnevs se antecipou na primeira trave e cabeceou pro fundo do gol de Manninger. 1a0 Lech Poznan.

Cinco minutos depois, o camisa 10 Krivets cruzou para Rudnevs com tamanho capricho que acho mais justo chamar aquilo de passe pelo alto. Então, cinco minutos após o gol, Krivets passou pelo alto colocando na cabeça de Rudnevs, que fez o movimento certinho mas não teve a felicidade de novamente mandar a bola para a rede, vendo-a dessa vez passar perto da trave direita.

Somente a partir dos 30 minutos é que a Juventus foi encontrando seu jogo. Os meias Milos Krasic, Alessandro Del Piero e Simone Pepe eram as figuras mais acionadas no campo ofensivo juventino. Houve duas grandes chances de pintar o empate na etapa inicial. Na primeira, aos 32 minutos, Del Piero cobrou falta com a malícia de fazer a bola quicar perto do goleiro, Krzysztof Kotorowski bateu roupa, Leonardo Bonucci chegou livre no rebote e, da pequena área, foi bloqueado por Kotorowski. Na segunda, aos 39 minutos, Krasic avançou pelo flanco direito e passou atrás para Pepe, mas o chute de primeira do camisa 23 saiu sem precisão e foi à direita da meta.

Se o piso era alviverde durante a primeira etapa, pode-se dizer que ficou predominantemente branco na volta do intervalo. A Juve jogava vestindo camisa, calção e meiões brancos e mais parecia fazer mimetismo com o gramado nevado. Se a equipe visitante não trocou de uniforme (não havia muito o que fazer, pois com roupas claras não se via o time e com roupas escuras poderia confundir com o uniforme dos donos da casa), pelo menos a bola utilizada passou a ser de cor laranja.

O resultado de 1a0 em Poznan e de 1a0 em Manchester eliminava a Juventus. Ciente disso, a equipe tentava sair mais para o jogo, mas somente conseguia finalizar através de remates de longa distância, a maioria sem pontaria. Aos 24 minutos, porém, Krasic arrancou pela direita bem ao seu estilo, passou por Luis Henríquez e cruzou na cabeça de Del Piero, que mandou no contrapé de Kotorowski para empatar o jogo. Só que a bola que parecia ter o endereço da rede, acabou passando à esquerda da trave. Enquanto isso, a vitória inglesa virava goleada com o 3º gol do City. Só a vitória interessava à Juve, já que, no confronto direto com o Lech Poznan, houve empate por 3a3 em Turim (o 1a1 lhe seria desvantagem pelo número de gols marcados fora).

Para aumentar a dramaticidade nos instantes finais de jogo, a equipe italiana conseguiu o empate aos 38 minutos, quando Vincenzo Iaquinta recebeu em boas condições e chutou cruzado, rasteiro, superando Kotorowski. Daí pro final, a Juve desistiu de manter a bola na grama (ou na neve, como preferir chamar a superfície esbranquiçada do campo de jogo) e passou a tentar a virada com bolas aéreas. A chance mais aguda aconteceu aos 44 minutos, mas Kotorowski mostrou segurança para fazer a defesa. Com o apito final, ficou selada a classificação do 10º colocado polonês às custas da eliminação do 3º colocado italiano. O que é o futebol...

Outros resultados e situações nos grupos

Grupo B: Atlético de Madrid 2a3 Aris; e Rosenborg 0a1 Bayer Leverkusen.
Os alemães do Bayer estão classificados em 1º lugar na chave. A 2ª vaga será disputada entre o atual campeão Atlético e os gregos do Aris. Detalhe: para avançar, o Aris só depende de si na partida em que recebe o lanterna Rosenborg. O que é o futebol...

Grupo C: Sporting Lisboa 1a0 Lille; e Gent 1a0 Levski Sofia.
O time da capital portuguesa avança como líder na chave. A 2ª vaga será definida na França, onde os belgas do Gent terão a vantagem do empate diante do Lille.

Grupo G: Zenit 3a1 Anderlecht; e Hajduk Split 1a3 AEK.
O Zenit St. Petersburgo, com 100% de aproveitamento, avança soberano na chave. Os belgas do Anderlecht estarão na torcida para que o time russo mantenha o índice, pois não adiantará vencer o Hajduk Split se o AEK conseguir pontuar na última rodada. Os croatas estão fora.

Grupo H: OB 1a1 Getafe; e Young Boys 4a2 Stuttgart.
Omiti esse grupo na análise de ontem pois achei que os jogos por essa chave seriam jogados na quinta-feira, e não na quarta. Pelo menos a análise é simples: alemães (em 1º) e suíços (em 2º) estão classificados.

Grupo I: Metalist 2a1 Debreceni; e Sampdoria 1a2 PSV.
Mesma mea-culpa que a do grupo H. Análise simples novamente: PSV e Metalist estão classificados e os holandeses podem até perder por um gol de diferença em Eindhoven para o clube ucraniano que ainda assim conservarão a 1ª colocação. Mais um italiano eliminado...

Jogos de hoje

Grupo D: Villarreal e Dínamo Zagreb; e PAOK e Club Brugge;
Grupo E: Sheriff e AZ; e BATE e Dínamo de Kiev;
Grupo F: CSKA Moscou e Lausanne; e Palermo e Sparta Praga;
Grupo J: Borussia Dortmund e Karpaty; e PSG e Sevilla;
Grupo K: Utrecht e Napoli; e Steaua Bucareste e Liverpool;
Grupo L: CSKA Sofia e Besiktas; e Rapid de Viena e Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário