terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mundial De Clubes 2010

Terá início nessa quarta-feira, dia 8 de dezembro, o Mundial Interclubes, competição organizada pela FIFA e que encontra-se na 7ª edição. Tudo indica que Internacional de Porto Alegre e Internazionale de Milão disputarão o título no próximo dia 18, mas para isso as equipes campeãs da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa terão de enfrentar adversários que irão aos Emirados Árabes Unidos com o intuito de fazerem o papel de zebra.

Conheça um pouco mais das equipes participantes da Copa do Mundo de Clubes FIFA 2010.

Al Wahda (campeão nacional 2010 do país-sede)
A equipe da casa tem no experiente atacante brasileiro Fernando Baiano, de 31 anos, a sua maior esperança de gols. Na atual temporada, o time aparece na 4ª colocação após oito rodadas disputadas na Série A local e adivinha quem é o artilheiro da equipe: o próprio Fernando Baiano, com 6 gols marcados. Há outros três estrangeiros no elenco do Al Wahda: os meio-campistas brasileiros Magrão (31 anos, ex-Internacional) e Hugo (30 anos, ex-Grêmio), além do atacante marfinense Modibi Diarra, de 27 anos.

Hekari United (campeão 2009-10 da Liga dos Campeões da OFC)
Eis aí o que pode ser considerado o grande azarão dessa edição. Representando o futebol da Oceania, essa equipe da Papua Nova Guiné conta com um único jogador nascido fora do continente: o meio-campista japonês e de nacionalidade alemã Yuki Richard Stalph, de 26 anos. Os demais atletas do elenco são da própria Papua Nova Guiné, Fiji ou Ilhas Salomão. Estreará diante do Al Wahda nessa quarta-feira e, caso consiga a proeza de seguir em frente, duelará com o Seongnam na fase seguinte.

Seongnam (campeão 2010 da Liga dos Campeões da AFC)
Contando com a experiência de alguns jogadores que disputaram a Copa do Mundo 2010 (como por exemplo o goleiro Jung Sung-Ryong, de 25 anos), o representante do continente asiático é praticamente todo formado por jogadores sul-coreanos. São apenas 3 exceções: o defensor australiano Sasa Ognenovski (de 31 anos e 195 centímetros de altura), o meio-campista colombiano Mauricio Molina (de 30 anos de idade e vice-artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols marcados) e o atacante montenegrino Dzenan Radoncic (27 anos e artilheiro do time na temporada, com 12 gols). Ingressará na competição na fase de quartas-de-final e, caso passe pelo vencedor de Al Wahda e Hekari United, será o adversário da Internazionale no dia 15 de dezembro.

Tout Puissant Mazembe (campeão 2010 da Liga dos Campeões da África)
Traduzindo para o português: Todo Poderoso Mazembe. Pelo menos no nome, essa equipe da República Democrática do Congo já impõe respeito. Todo o elenco é de origem africana: além do Congo, há atletas nascidos na Zâmbia, no Zimbabwe e na República Centro-Africana. O técnico Lamine N'Diaye, de 54 anos de idade, é senegalês. Para "Os Corvos" enfrentarem o Internacional no dia 14, terão a difícil tarefa de passar pelo Pachuca no dia 10.

Pachuca (campeão 2009-10 da Liga dos Campeões da CONCACAF)
Embora apenas 3º colocado no grupo B do Campeonato Mexicano, o Pachuca está invicto há 5 jogos na temporada e entra como favorito no duelo com o TP Mazembe. O time comandado pelo argentino Pablo Marini mescla a juventude mexicana com a experiência de jogadores estrangeiros, como é o caso do goleiro colombiano Miguel Angel Calero Rodríguez (31 anos), do defensor argentino Javier Munoz (30) e do meio-campista argentino Damian Manso (31). No ataque, os três goleadores da equipe são todos estrangeiros: Dario Cvitanich (argentino de 26 anos, marcou 8 gols), Edgar Benítez (paraguaio de 23 anos, marcou 6 vezes) e Franco Arizala (colombiano de 24 anos, tem 5 gols anotados na Série A mexicana).

Internazionale (campeão 2009-10 da Liga dos Campeões da UEFA)
Vencedora da Tríplice Coroa na temporada passada, a Inter de Milão atravessa momento adverso na presente temporada, ocupando o 5º lugar na Série A a 10 pontos de distância do líder Milan. O trabalho do treinador espanhol Rafael Benítez está sendo questionado e o próprio presidente interista Massimo Moratti declarou que espera que, a partir do título mundial, as coisas mudem positivamente para a equipe. É ou não é muita pressão? Dentro de um elenco recheado de grandes nomes, destacam-se o holandês camisa 10 Wesley Sneijder, o camaronês Samuel Eto'o e a legião brasileira (Júlio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta - Philippe Coutinho e Mancini não estarão relacionados na competição).

Internacional (campeão 2010 da Copa Libertadores da América)
Buscando o segundo título mundial em 5 anos, o Inter de Porto Alegre vai aos Emirados Árabes Unidos mais favorito do que em 2006, quando superou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho com um gol de Adriano Gabiru. O setor colorado de maior qualidade é o meio-campo, que conta com os argentinos Pablo Guinãzú e Andrés D'Alessandro, além dos brasileiros Tinga e Giuliano, reserva que foi nomeado o melhor jogador na atual edição da Libertadores. No ataque, o oportunismo de Alecsandro e o talento de Rafael Sóbis alimentam as esperanças gaúchas em torno de um bicampeonato.

Então é isso. Dessa quarta-feira (8 de dezembro de 2010, data da estréia) até o dia da final (domingo, 18 de dezembro de 2010), estaremos atentos aos acontecimentos da Copa do Mundo de Clubes. Que o bom futebol desfile soberano pelos gramados de Abu Dhabi!

4 comentários:

  1. uma final sem o confronto do Inter contra a Inter, seria uma grande zebra, até difícil de imaginar....boas chances ao colorado de levantar seu segundo título do mundial, pois a fase em que vive os italianos em nada se parece com aquele time que desbancou Barcelona e Bayern na última Champions League..

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Buenas.

    Cara Pachuca não é um time fraco. E com o massacre que o inter deu neles na RECOPA de 2007. Eles virão com tudo caso passem pra Semi-final.

    Mas uma final Sem Sul-americanos ou Europeus seria mesmo um pecado. Mas futebol já provou inumeras vezes que não ha favoritismo que supere um bom futebol.

    E que o S. C. Internacional realize mais um milagre este ano.

    Mas pra mim Mundial seria apenas um lucro, oque é bom mesmo de vencer é a Libertadores da América.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, de fato essa Internazionale de dezembro em quase nada lembra aquela Inter da reta final da temporada passada. Resta saber se eles reencontrarão o seu melhor jogo, pois o elenco é o mesmo!

    Hiedo, também acho que não será uma caminhada fácil para o Internacional (a própria semifinal já poderá ser complicada). Mas o Inter tem totais condições de levantar esse caneco mais uma vez.

    Abraços e obrigado pelas participações!

    ResponderExcluir
  4. Opa! Legal o Blog!!! Agora é Rumo Ao Bi-Mundial!!!! Vamo Inter!!! Tudo de novo!!!!

    ResponderExcluir