sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os Melhores Do Brasileirão, Quem São?

A premiação deverá acontecer no dia seguinte à última rodada, mas a lista com os candidatos a melhores no Campeonato Brasileiro 2010 já foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol.

As equipes com maiores números de indicações são exatamente as três que disputam o título: Cruzeiro (6), Corinthians (5) e Fluminense (3 concorrentes).

Contesto o critério de agrupar os atacantes em dois blocos de três nomes. Entendo que seria mais interessante - e justo - que todos os seis indicados tivessem possibilidades de formarem uma dupla.

A seguir, a lista com os jogadores e as respectivas categorias às quais concorrem. Logo abaixo, os comentários com a minha atual opinião a respeito.

Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Jéfferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)

Indicação bastante razoável, com os três goleiros de maior nível técnico em atividade no futebol brasileiro. Acompanhei mais de perto o desempenho de Jéfferson e digo, com segurança, que suas convocações por Mano Menezes são justas e suas atuações clamam por uma chance com a titularidade na seleção brasileira. Um dos principais responsáveis pela campanha botafoguense, que sofreu diversos desfalques ao longo do torneio mas contou com uma grande regularidade do camisa 1. Voto Jéfferson.

Laterais-direitos
Jonathan (Cruzeiro)
Leonardo Moura (Flamengo)
Mariano (Fluminense)

Três laterais de qualidade, que fazem jus às nomeações. Acompanhei mais de perto a temporada de Leonardo Moura e Mariano. A regularidade deste último (indo bem tanto no primeiro quanto no segundo semestre) e a crescente de produção desde que chegou ao Fluminense, em 2009, o livraram da perseguição da torcida e o levaram, com méritos, à seleção brasileira. Voto Mariano.

Zagueiro direito
Alex Silva (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Dedé (Vasco)

Achei o Campeonato de Chicão muito irregular e por isso já o descartaria. Pouco conheço esse Dedé, mas o que vem sido dito a respeito do vascaíno chega a chamar atenção (concorre também ao prêmio "Revelação"). Gostaria de ter visto mais atuações até para me sentir à vontade em votar nele, mas como isso não ocorreu, irei com um jogador que conheço melhor. Voto Alex Silva.

Zagueiro esquerdo
Leandro Euzébio (Fluminense)
Miranda (São Paulo)
Réver (Atlético-MG)

Talvez seja o mais fraco dos três, mas a eficiência ofensiva e a entrega ao plano de jogo de Muricy Ramalho não me deixam dúvidas de em quem votar. Voto Leandro Euzébio.

Laterais-esquerdos
Kléber (Internacional)
Diego Renan (Cruzeiro)
Roberto Carlos (Corinthians)

Roberto Carlos foi outro que pecou pela falta de regularidade. Kléber teve um bom desempenho no geral, mas atuou também no setor de meio-campo. Por eliminação e também por entender que a performance do lateral cruzeirense foi satisfatória... Voto Diego Renan.

Volante direito
Fabrício (Cruzeiro)
Jucilei (Corinthians)
Willians (Flamengo)

Achei que Willians teve uma queda de produção flagrante de 2009 para 2010. Jucilei rendeu bem, e vale lembrar que era reserva com Mano Menezes. Mas dos três, o nome que mais me agrada é o de Fabrício: no pouco que vi, achei um jogador de boa técnica e grande compromisso tático. Voto Fabrício.

Volante esquerdo
Arouca (Santos)
Elias (Corinthians)
Marcos Assunção (Palmeiras)

As pessoas que conversam bastante de futebol comigo sabem o quanto gosto do Arouca (defendo sua convocação para a seleção brasileira, inclusive). Mas creio que nem ele nem Marcos Assunção (que subiu de produção significativamente nos últimos meses) fizeram um campeonato melhor que o de Elias. Voto Elias.

Meia-armador direito
D'Alessandro (Internacional)
Montillo (Cruzeiro)
Paulo Baier (Atlético-PR)

Essa é fácil. Com todo o respeito ao futebol de D'Alessandro (que foi muito bem, certamente melhor que em 2009) e Paulo Baier (sempre taxado disso e daquilo mas conservando uma seqüência de boas atuações temporada após temporada), mas ver Walter Damián Montillo jogar vale o ingresso. Excelente jogador, um dos melhores dessa Série A. Voto Montillo.

Meia-armador esquerdo
Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Douglas (Grêmio)

Três nomes de força. Douglas reencontrou um futebol de qualidade e fez por merecer o chamado para a seleção brasileira. Bruno César foi uma grata revelação desse ano, tudo indica que ainda ouviremos falar muito dele. Mas ninguém tira uma vaga de Darío Conca na seleção do campeonato. Atuou em todas as 36 partidas da equipe que vai liderando a competição e participou de quase metade dos gols, seja dando assistência, seja marcando ele próprio. Voto Conca.

Atacante 1
Éder Luís (Vasco)
Jonas (Grêmio)
Thiago Ribeiro (Cruzeiro)

Não compreendo a nomeação de Éder Luís. Ponto. O negócio acabou ficando entre Jonas e Thiago Ribeiro. Tecnicamente, nenhuma dúvida de que Thiago é (muito) mais jogador. Mas, convenhamos, a artilharia isolada do gremista combinada ao execesso de suspensões/contusões do cruzeirense acabam influenciando decisivamente. Voto Jonas.

Atacante 2
Kléber (Palmeiras)
"Loco" Abreu (Botafogo)
Neymar (Santos)

Por mais que tenha boa técnica, não acho que o nome de Kléber devesse figurar na lista. Ponto. Sou fã desse uruguaio da camisa 13 e acho que poderia figurar na seleção do campeonato sem qualquer problema. Acontece que descartar Neymar não ficaria de bom tom: mesmo com polêmicas, crises nervosas e tome alegria dos sensacionalistas, o jovem santista conseguiu, mesmo num Santos já classificado para a Libertadores, ter atuações destacadas. Voto Neymar.

Melhor técnico
Muricy (Fluminense)
Cuca (Cruzeiro)
Renato Gaúcho (Grêmio)

Aqui vou sem pestanejar no nome daquele que comanda a equipe que apresenta o melhor futebol do país. Julgar a beleza do futebol extravasa meras leituras de tabela de classificação. Mesmo assim, seu time está aí, na disputa pelo título nacional. Voto Cuca.

Revelação
Bruno César (Corinthians)
Dedé (Vasco)
Neto (Atlético-PR)

Darei o voto àquele que acompanhei mais de perto. Aliás, gostei muito da maioria das atuações desse jogador e digo mais uma vez: tudo indica que ainda ouviremos falar muito dele. Voto Bruno César.

Craque da galera
Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Dedé (Vasco)

Direto e reto. Vale a mesma explicação que foi dada para "meia-armador esquerdo". Voto Conca.

Melhor árbitro
Carlos Eugênio Simon
Paulo César de Oliveira
Sandro Meira Ricci

Alguns poderiam brincar e dizer que, nessa lista, aparece o 6º nome corinthiano. Gostaria de passar ao largo desse voto: aprendi que elogiar árbitro é pedir para se arrepender. Mas vamos lá. Pela experiência, pela surpreendente quantidade reduzida de "grandes cagadas" (desculpem a expressão) e até pela Copa "aceitável" (tudo bem, releva essa parte, a lista tange ao Brasileirão apenas)... Voto Carlos Eugênio Simon.

A quem interessar possa, o evento com a nomeação dos premiados está marcado para o Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, na noite de 6 de dezembro. Prometem-se homenagens ao atacante Ronaldo (camisa 9 do Corinthians), à torcida do Bahia (que festeja o retorno à Série A em 2011) e aos campeões mundiais em 1970 (que completam 40 anos da conquista).

Um comentário:

  1. O Connectbrazil agradece a sua visita e participação, obrigado. Os melhores do brasileirão serão os gringos mesmo. Pararabéns pelo blog, sucesso

    ResponderExcluir