segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lá Vem A 4ª Rodada Pela Liga Dos Campeões

Nos próximos dois dias, 16 jogos agitarão a 4ª rodada pela fase de grupos na Liga dos Campeões da Europa. Grupo a grupo e jogo a jogo, vamos nesse espaço analisar o que pode acontecer entre terça e quarta-feira.

Grupo A: Internazionale (7 pontos), Tottenham (4), Twente (2) e Werder Bremen (2).

No estádio White Hart Lane, em Londres, Tottenham e Internazionale fazem um jogo muito interessante. Digo isso não somente pelo fato de serem as duas equipes mais fortes dessa chave, nem pensando no fato de no jogo em Milão a partida ter contado com sete gols, mas sobretudo porque estou curioso de ver como os treinadores Harry Redknapp e Rafa Benítez agirão diante de tantos desfalques para a partida. O time da casa não contará com o goleiro brasileiro Gomes (suspenso após expulsão no estádio San Siro), Michael Dawson, Ledley King, Rafael van der Vaart e Jermain Defoe (machucados). Os visitantes têm duas dúvidas para a partida: Maicon e Lúcio não estão em 100% de suas condições físicas. Já Júlio César e Esteban Cambiasso são ausências certas. Portanto, uma partida que teria dois goleiros brasileiros, contará com dois italianos na posição: Cudicini assume a meta dos Spurs enquanto Castellazzi, na experiência de seus 35 anos, fará sua estréia como titular em jogo de Liga dos Campeões da Europa.

Enquanto isso, em Bremen, o Werder recebe o Twente. Mal na Bundesliga, onde aparece em 11º lugar, a equipe da casa corre atrás de sua primeira vitória no torneio continental diante do líder da Eredivisie (invicto na liga doméstica, com 8 vitórias em 12 jogos). Caso essas equipes mantenham esperanças de classificação para a próxima fase, devem correr atrás da vitória. Considero o empate um resultado ruim para ambas.

Grupo B: Lyon (9 pontos), Schalke 04 (6), Benfica (3) e Hapoel Tel-Aviv (0).

O Hapoel aposta todas as suas fichas numa vitória sobre o Schalke para manter esperanças numa improvável classificação para a próxima fase. Os alemães, caso consigam triunfar em Israel, ficam a um empate da vaga.

O Lyon, líder na chave com 100% de aproveitamento, tem jogo difícil pela frente: irá ao estádio da Luz, em Lisboa, encarar o Benfica. Os portugueses certamente irão atrás da vitória, visando depender apenas de si na caminhada rumo a uma eventual classificação.

Grupo C: Manchester United (7 pontos), Rangers (5), Valência (4) e Bursaspor (0).

No estádio Mestalla, Valência e Rangers - que empataram por 1a1 em Glasgow - fazem um jogo decisivo. Digo isso porque, considerando o favoritismo do United em garantir uma das duas vagas, esse seria o confronto direto pela outra vaga.

Lendo o parágrafo acima, o leitor deve supôr que o blogueiro está excluindo o Bursaspor de possibilidades de classificação. E acertou: não creio que o clube turco consiga avançar para a próxima fase. Podem perfeitamente engrossar a partida diante do Manchester, talvez até mesmo vencendo os ingleses no estádio Ataturk, mas mesmo assim não creio que a equipe consiga mais do que uma tentativa de classificação para a Liga Europa. Se conseguir.

Grupo D: Barcelona (7 pontos), Copenhagen (6), Rubin Kazan (2) e Panathinaikos (1).

O único ponto do Panathinaikos foi conquistado na rodada passada, diante do mesmo Rubin Kazan. Acontece que daquela vez a partida foi realizada na Grécia e agora a parada será na Rússia. Acredito que o Rubin Kazan pode aprontar alguma coisa nesse grupo, mas para tal terão necessariamente de superar o Panathinaikos. Do contrário, desenha-se uma classificação das equipes que se enfrentam na outra partida da chave.

Na capital dinamarquesa, o Copenhagen recebe a fortíssima equipe do Barcelona. No Camp Nou, o Barça teve amplo domínio e acabou vencendo por 2a0. A questão é: será que a equipe da casa jogará fechada, tentando ganhar um ponto (ou, quem sabe, vencer o jogo num contra-ataque) ou irão para cima dos comandados de Josep Guardiola sem temer uma nova derrota? Caso optem pela segunda opção, poderemos ter um grande jogo, pois a postura desse Barcelona a gente sabe muito bem qual é.

Grupo E: Bayern de Munique (9 pontos), Basel (3), Cluj (3) e Roma (3).

Ainda sem contar com Franck Ribèry e Arjen Robben, o 7º colocado da Bundesliga e atual vice-campeão europeu vai até a Romênia enfrentar o Cluj. Não sei como Louis van Gaal está encarando essa partida, mas creio que há chances consideráveis de poder pintar uma zebra.

Na Basiléia, Basel e Roma completam a rodada na busca pela vice-liderança da chave.

Grupo F: Chelsea (9 pontos), Spartak Moscou (6), Olympique de Marselha (3) e Zilina (0).

Em Stamford Bridge, o Chelsea tem grandes chances de já garantir a classificação para a próxima fase. A volta de Alex ao Spartak é a principal esperança russa em evitar que isso aconteça.

Na Eslováquia, o Zilina, equipe de pior campanha até o momento, recebe o Olympique na busca pela primeira vitória (ou pelo primeiro ponto ganho). A questão é a seguinte: em caso de derrota, a própria vaga para a Liga Europa ganha ares de "missão impossível". Pelo lado do Olympique, que ocupa a 3ª posição no Campeonato Francês, a vitória é importante, mas o jogo-chave da equipe será o seguinte, quando pega o Spartak, em Moscou. Na última rodada, receberão um Chelsea provavelmente já classificado, o que pode facilitar as coisas para os franceses.

Grupo G: Real Madrid (9 pontos), Milan (4), Ajax (4) e Auxerre (0).

Em Milão, Milan e Real Madrid fazem o jogo mais aguardado dessa quarta-feira. Na capital espanhola, o Real venceu por 2a0 e se isolou na liderança da chave. Isolou-se tanto que José Mourinho cogita poupar alguns jogadores no seu retorno à Milão, cidade onde deu muitas alegrias aos torcedores da Internazionale, conquistando a Tríplice Coroa na temporada passada. Os milaneses confiam no retorno de Ronaldinho Gaúcho - que voltou a ser convocado para a seleção brasileira - para buscar o resultado positivo.

No estádio Abbé Deschamps, o Auxerre joga a sobrevivência na Liga dos Campeões da Europa e também na Liga Europa: em caso de derrota para o Ajax, bastaria que o Milan vencesse o outro jogo para consumar aos franceses a lanterna da chave. A equipe holandesa pode tirar proveito disso - e também do talento do uruguaio Luis Suárez - para buscar sua segunda vitória na competição.

Grupo H: Arsenal (9 pontos), Shakhtar (6), Braga (3) e Partizan (0).

O Partizan é outra equipe que joga sua última cartada para tentar seguir em uma competição européia. Jogando em Belgrado, a equipe tentará seus primeiros pontos diante do Braga. Os portugueses, caso sonhem com a classificação para a fase seguinte, também devem pensar em somar pontos, pois terão uma tabela ingrata pela frente: receberão o Arsenal e depois visitarão o Shakhtar.

Em Donetsk, o Shakhtar recebe a equipe de melhor campanha no torneio. Só isso já denota a dificuldade que os ucranianos terão pela frente. E, de quebra, o Arsenal atravessa grande momento em todas as outras competições que participa (sendo nomeada a equipe da semana nesse blógui nas duas últimas postagens a esse respeito). Se o Shakhtar ficar pensando muito nisso ou guardar recordações da sapecada de 5a1 aplicada pelos londrinos no Emirates Stadium, é melhor nem ir a campo e conceder o WO. Mas, com um elenco que conta com alguns jogadores de qualidade, e mantendo o pensamento de tentar a classificação, pode ser que o Shakhtar consiga alguma coisa interessante na partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário