quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

4 Gols De Cabeça Decretam Empate Entre Fluminense E Argentinos Juniors

Não foi como os tricolores haviam planejado, mas o empate na estréia do atual campeão brasileiro na Copa Libertadores da América 2011 acabou ficando de bom tamanho para o Fluminense: pouco produtiva no ataque e vacilante na marcação, a equipe comandada por Muricy Ramalho precisou correr atrás da igualdade por duas vezes e, após conseguir o 2a2, viu seu treinador trocar um meia de criação por um homem de contenção aos 43 minutos do segundo tempo.

Se na campanha do vice-campeonato continental em 2008 a equipe então comandada por Renato Gaúcho (hoje no Grêmio) ganhou todos os 7 jogos que fez com o mando de campo, esse início com um empate dentro de casa não deve ter animado tricolor nenhum. Quer dizer, pelo menos não o das Laranjeiras.

O jogo

Se era esperado um Fluminense começando a partida no ataque no estádio Olímpico João Havelange, o Argentinos Juniors tratou de mostrar que não seria bem assim: com 1 minuto de jogo, uma bola lançada da direita só não chegou em Gustavo Oberman porque Mariano efetuou um desarme em carrinho por trás, arriscando-se a cometer uma penalidade e ser expulso de campo.

10 minutos depois, Santiago Salcedo - atacante paraguaio que fazia sua estréia na equipe argentina - recebeu na entrada da área e chutou de primeira, com Diego Cavalieri defendendo no canto esquerdo. Apenas aos 21 minutos foi possível ver uma chegada interessante por parte dos donos da casa: Rafael Moura recebeu de Mariano, chutou, Nicolás Gastón Navarro rebateu e recolheu a bola após tentativa mal-sucedida de bola afastada pela defesa.

Aos 35 minutos ocorreu a chance mais clara de abertura do placar no Engenhão: Salcedo desceu pela direita, cruzou rasteiro, o zagueiro Gum dividiu com o atacante Franco Niell e ia marcando gol contra, mas antes que a bola atravessasse totalmente a linha final apareceu o também zagueiro André Luís para evitar o gol.

Na marca de 43 minutos, não teve André Luís nem ninguém para evitar o tento argentino: em cobrança de falta originada por toque de mão de Carlinhos, Oberman levantou da direita e Niell cabeceou livre, com a bola desviando em Diguinho e enganando Diego Cavalieri. Um metro e sessenta e dois centímetros é a estatura do autor do gol de cabeça, talvez por isso encontrando-se livre na jogada aérea.

Se já era ruim ir para o intevalo com a derrota por 1a0, poderia ter sido pior para o Fluminense: no minuto seguinte ao gol, uma nova bola cruzada da direita passou atravessando a área e assustando Cavalieri, mas sem ninguém completar. Aos 45 minutos, Rafael Moura dominou no peito e deu de bicicleta de fora da área, mandando à direita.

No intervalo, Muricy trocou Willians por Rodriguinho. Aos 2 minutos, Souza levantou na área em falta pela esquerda, Juan Ignacio Mercier cabeceou desviando para trás e Nicolás Navarro espalmou na esquerda. Com 12 minutos, veio o empate: Carlinhos cruzou da esquerda, Rafael Moura se antecipou e cabeceou para o gol.

Já no minuto posterior, Mariano deu chute de fora da área e Navarro deu um tapa no alto para desviar. Aos 18 minutos, Oberman deu lugar a Pedro Pablo Hernández, na primeira substituição de Pedro Antonio Troglio. Naquele mesmo minuto, Rodriguinho chutou pela direita e a bola descaiu depois do gol, em nova finalização tricolor. Como que para esfriar os ânimos de time e torcida, o Argentinos Juniors tratou de retomar a frente no placar aos 25 minutos: Salcedo avançou pela direita aos trancos e barrancos, cruzou, Cavalieri não cortou e Niell cabeceou observado por Gum. É isso mesmo: o Fluminense levava o segundo gol de cabeça de um jogador de 1,62m de altura.

Aos 27 minutos, Muricy tomou coragem e trocou André Luís por Marquinho. Um minuto depois, veio a recompensa: após bola lançada da direita, Marquinho centralizou da esquerda com cabeceio, a bola passou por Rafael Moura e chegou na direita para Mariano, que cruzou dali e dessa vez a bola não passou por Rafael Moura - chegou no centroavante e tomou o caminho da rede, no quarto gol do "He-Man" em dois jogos nesse retorno ao Fluminense (havia marcado os dois gols tricolores na derrota por 3a2 para o Botafogo, domingo, quando fazia sua reestréia no clube das Laranjeiras).

Daí em diante, Salcedo, Marquinho e Darío Conca tiveram cada um a sua chance de mexer novamente no placar. Após essas oportunidades, Pedro Troglio promoveria duas substituições (Mauro Bogado no lugar de Germán Rodrigo Basualdo, aos 40 minutos, e Sergio Daniel Escudero por Nicolás Berardo, aos 44 minutos), mas a mexida mais melancólica seria a de autoria de Muricy Ramalho, que aos 43 minutos tirou Souza de campo para colocar o colombiano Erwin Armando Valencia Rodríguez. O atacante Araújo estava no banco, mas parece que o treinador não estava exatamente procurando um novo gol naquele momento...

Na segunda rodada pelo grupo 3, o Fluminense atuará novamente no Rio de Janeiro, quando no dia 23 receberá o Nacional, do Uruguai. No dia seguinte, o Argentinos Juniors terá sua primeira partida como mandante diante do América, do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário