sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Colômbia Impõe Dificuldades, Mas Brasil Vence E Lidera Hexagonal Final

No estádio da Universidade Nacional San Agustín, em Arequipa, a seleção brasileira sub-20 venceu a Colômbia por 2a0, chegou aos 6 pontos no hexagonal final (assumindo a liderança como única equipe com 100% de aproveitamento) e caminha a passos largos rumo aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

O jogo

O primeiro tempo de partida foi em ritmo alucinante. Não sei se o gol precoce marcado pelo Brasil motivou a correria de ambos os times ou se essa era a natureza das equipes comandadas por Ney Franco e Eduardo Lara. Talvez tenha sido um misto das duas coisas. O fato é que com 1 minuto, Oscar cobrou escanteio rasteiro para trás, Alex Sandro cruzou e Casemiro cabeceou para o chão, mandando no ângulo direito, no contrapé do goleiro Andrés Felipe Mosquera Marmolejo.

As equipes se alternavam no ataque, uma tentando ampliar a diferença e outra buscando o empate. Oscar era figura que se movimentava bastante, carregando a bola no ataque e também ajudando na marcação no campo defensivo. A Colômbia quase igualou o placar também em jogada de escanteio: aos 16 minutos, Pedro Franco se antecipou ao capitão Bruno Uvini e escorou à esquerda (talvez a marcação de Bruno tenha sido importante para evitar que Pedro conseguisse mandar na rede). Na marca de 20 minutos, grande chance colombiana: Santiago Arias Naranjo deu mostras de habilidade, passou para Andrés Ramiro Escobar Díaz, que avançou, fez o retorno e chutou no canto esquerdo uma bola que foi rebatida pelo goleiro Gabriel.

Sem o mesmo poder de penetração de outrora, o Brasil passou a tentar o gol em chutes de longa distância. Um dos bons remates que aconteceram nessas condições deu-se ao 23 minutos: Oscar chutou alto e Andrés Mosquera conseguiu espalmar. Na cobrança de escanteio daí originada, Bruno cabeceou beliscando o travessão.

Aparentemente sofrendo algum mal-estar, Casemiro, autor do gol, foi substituído por Diego Maurício aos 35 minutos. Naquele mesmo minuto, uma cobrança de falta rolada de lado terminou num bonito chute de Gustavo Leonardo Cuéllar Gallego, que passou perto da trave direita. Aos 36 minutos foi a vez de Eduardo Lara Lozano mexer: saiu Miguel Ángel Julio Rossete e entrou Edwin Andrés Cardona Bedoya.

Antes de findar o primeiro tempo, Diego Maurício aparecia duas vezes para finalizar: teve um chute firme espalmado (42 minutos) e um cabeceio segurado por Mosquera (44 minutos). A Colômbia também ficou perto de balançar a rede: em chegada pelo lado esquerdo, o cruzamento rasteiro passou pelo goleiro Gabriel e também por Cardona, que por questão de décimos de segundo teria condições de empurrar a bola pra dentro com o carrinho.

No intervalo, Ney Franco trocou Willian José (sumido em campo) por Zé Eduardo. Aos 9 minutos, Eduardo Lara trocou Javier Calle Estrada por John Stiveen Mendoza Valencia. 10 minutos depois, realizou a 3ª substituição: Michael Javier Ortega Dieppa por Fabián Andrés Castillo Sánchez, um meio-campista por um atacante.

E parece que os espaços voltaram a aparecer, com cada seleção chegando bem ao ataque. Aos 25 minutos, Neymar recebeu de Oscar na esquerda, driblou Pedro Franco, chutou cruzado e o goleiro Mosquera conseguiu desvio sutil com pé esquerdo. Sutil o suficiente para encaminhar a bola para a trave esquerda - no rebote, Oscar mandou à direita. Aos 36 minutos, uma bela trama ofensiva colombiana: pelo lado direito, Mendoza descolou toque de calcanhar encontrando Arias, que passou para Escobar chutar da entrada da área, mandando por cima da meta. A resposta brasileira veio aos 43 minutos e decretou a vitória em Arequipa: Lucas deu passe caprichado para Diego Maurício, que acompanhou a trajetória da bola sem nem precisar tocar nela e simplesmente encher o pé no canto esquerdo, estufando a rede colombiana.

Aos 45 minutos, a substituição derradeira foi a entrada de Henrique no lugar de Neymar (que completa 19 anos no sábado). Houve tempo para no mesmo minuto a Colômbia chegar mais uma vez: da entrada da área, Escobar colocou perto da trave esquerda, com Gabriel defendendo com os olhos.

Outros resultados

Uruguai 1a1 Equador
Chile 2a3 Argentina

O Brasil lidera isoladamente com 6 pontos e terá como próxima adversária a Argentina, que aparece com 3 pontos na 4ª colocação. Equador e Uruguai, que dividem a vice-liderança com 4 pontos, duelam respectivamente com Colômbia e Chile, equipes que ainda não pontuaram.

3 comentários:

  1. A Colômbia dificultou, mas a seleção brasileira e seu futebol arte conseguiu passar por cima. Espero que a seleção continue assim até o final da competição. Rumo à Londres!

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Felizmente, a seleção brasileira não voltou a jogar tão mal como na última rodada da fase de grupos. Melhorando uma coisinha ou outra, temos grandes chances de vencer a Argentina domingo e faturar essa vaga olímpica. Rumo à Londres!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala, cara!

    É tão mais prazeroso ver um jogo de seleção com jogadores que atuam no Brasil, né? A gente se identifica, ainda que saibamos que daqui uns três anos a maioria já estará na Europa.

    Contra a Colômbia foi o pior jogo do Brasil, quando estava 1 a 0 merecia sofrer o empate. O Gabriel, de primeira fase bem insegura, se firmou.

    E a dupla de zaga é muito boa, dá até pra fazer um paralelo com a da Copa de 2010: Bruno Uvini é mais Lúcio, corre mais, dá mais combates; Juan seria o próprio Juan, zagueiro mais calmo, preciso nas coberturas.


    Abraços!

    http://futebolaocuboita.blogspot.com/
    http://futebolaocubo.blogspot.com/ (texto novo, atualizei o blog depois de quase dois meses rs)

    ResponderExcluir