segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lucas Letal Conduz Brasil À Goleada Sensacional

A seleção brasileira fechou com chave-de-ouro a sua participação no Sul-Americano Sub-20: 6a0 pra cima da Celeste Olímpica. O título canarinho na competição aumenta as expectativas para uma inédita medalha de ouro olímpica, a ser disputada em Londres, no ano que vem.

O jogo

Sendo o empate um resultado que classificava ambas as seleções para as próximas Olimpíadas (o Uruguai, que entrou em campo já classificado, garantiria o título continental em caso de igualdade no placar), pode ter ficado no ar uma idéia de que teríamos um "jogo de compadres". Mas o que se viu em Arequipa (além de um gramado em condições horrorosas) foi uma partida movimentada e bastante disputada, parecendo em alguns momentos que o jogo já valia uma medalha dourada. Neymar foi uma das figuras mais perseguidas em campo: foi agarrado por Federico Platero, derrubado por CamiloMayada, levado ao chão por Diego Polenta, agredido por Leandro Cabrera e às vezes até prejudicado pelo árbitro paraguaio Antonio Arias, que leu alguns lances como simulação do brasileiro. Entradas como a de Casemiro em Polenta e a de Saimon em Federico Rodríguez davam o tom de que a histórica rivalidade semeada entre Brasil e Uruguai estava aflorada no Peru.

Mas houve também futebol. Principalmente quando a bola encontrava os pés de Lucas. A primeira chegada interessante ocorreu com oito minutos: em jogada são-paulina, Lucas recuperou a bola no ataque e tocou para Casemiro, que avançou e chutou à esquerda. Aos 28 minutos, o camisa 10 escapou pela direita, cruzou, Neymar escorregou e a bola chegou em Willian José, que com uma puxada mandou a bola à esquerda. Com 39 minutos, Neymar e Alex Sandro tabelaram pelo lado esquerdo e a redonda chegou em Lucas, que recebeu na meia-lua, puxou pra direita e chutou cruzado, no contrapé do goleiro Salvador Ichazo. 1a0 Brasil.

O blogueiro ainda tomava nota do belo lance que resultou no primeiro gol do jogo quando lá viria o segundo: aos 41 minutos, Lucas recebeu no meio-campo, arrancou escapando de dois adversários pela direita e chutou cruzado à meia-altura para marcar um golaço. E dois minutos depois a coisa ficou ainda pior para o lado uruguaio: Adrián Luna deu carrinho lateral e foi expulso de campo sem nem precisar ter um prévio cartão amarelo.

O intervalo veio em boa hora para os uruguaios e o treinador Juan Verzeri tratou de mexer no time: entraram Ricardo Pereira e Pablo Cepelini nos lugares de Ángel Cayetano e Federico Rodríguez. Logo aos 36 segundos, o que parecia um chute facilmente defensável dado de fora da área acabou sendo defendido com dificuldades por Gabriel. Com 1 minuto, Saimon agarrou Cepelini quando este entrava na área brasileira: pênalti e expulsão do zagueiro, que naquele momento levava seu segundo cartão amarelo no jogo. Na marca de 3 minutos, Matias Vecino cobrou a penalidade no meio e mandou por cima do travessão, para sorte de Gabriel, que escolheu se deslocar para o lado esquerdo.

O momento era tão positivo para os uruguaios que naquele momento o 2a0 tratava-se de uma vantagem nada confortável para os brasileiros. Foi então que o lateral-direito Danilo teve a felicidade de marcar o 3º gol e dar uma ducha de água fria nos planos uruguaios: o camisa 2 avançou pela direita passando por Cabrera e escapando de Pereira, chutou cruzado no canto direito uma bola que deixou dúvidas se havia intenção de cruzamento ou finalização, mas que foi parar no lugar onde deveria.

Aos 9 minutos, um escanteio cobrado pela esquerda encontrou Nicolás Prieto na área, que subiu bem e cabeceou perto da trave direita. Dois minutos depois, Lucas voltou a entrar em ação: o meia recebeu de Danilo, clareou o lance e deu assistência para Neymar, que deu de chapa na bola para marcar o 4º gol brasileiro, no contrapé de Ichazo.

Impressionava como o placar de 4a0 não reduzia o ímpeto uruguaio e tampouco a determinação dos comandados de Ney Franco. Aos 13 minutos, Vecino chutou alto de fora da área e Gabriel saltou realizando bonita defesa. Três minutos depois, um chute de Willian de fora da área foi rebatido por Ichazo e encontrou Neymar, que não desperdiçou o rebote e colocou 5a0 no placar.

Na marca de 19 minutos, Casemiro deu a braçadeira de capitão para Lucas e a vaga para Galhardo. Com 24 minutos, Neymar e Willian tabelaram à vontade e o goleiro Ichazo evitou o gol de Willian. Na marca de 28 minutos, Juan Verzeri fez sua substituição derradeira: Prieto por Ramon Arias. Quem não parava de fazer bonito era Lucas: aos 31 minutos ele se livrou de quatro adversários e quase driblou também o goleiro, ficando perto de marcar um golaço.

Com 33 minutos, Galhardo recebeu na direita e chutou perto do ângulo esquerdo. A disposição dos jogadores brasileiros impressionava, parecendo que ninguém queria saber de "jogo resolvido", ficando objetivado marcar mais gols sempre que fosse possível. E aos 35 minutos veio nova possibilidade: Galhardo recebeu lançamento na direita e deu toque curto para Lucas. E o camisa 10 voltou a mostrar do seu repertório de grandes jogadas, passando com extrema facilidade pela marcação de "6" e chutando cruzado para fazer 6a0 e alcançar o "hat-trick".

Aos 38 minutos, Ney Franco trocou Neymar por Diego Maurício. Aos 40, saiu Lucas para a entrada de Gabriel Silva. Para fazermos justiça ao desempenho do atleta são-paulino, deveríamos ter três mãos: duas para aplaudí-lo e outra para tirar o chapéu. Na marca de 45 minutos e 32 segundos, Antonio Arias soou pela última vez o apito no Sul-Americano Sub-20: o Brasil é campeão e vai cheio de moral para Londres-2012. Antes disso, tem o Mundial na Colômbia. Vida longa a esses jovens!

Outros resultados

Colômbia (6º) 0a2 (3º) Argentina
Equador (4º) 1a0 (5º) Chile

Para o Mundial Sub-20, as seleções sul-americanas presentes serão a Colômbia (país-sede), além de Brasil, Uruguai, Argentina e Equiador.

Para a Olimpíada, classificaram-se Brasil e Uruguai.

Campanha brasileira no Sul-Americano 2011

Fase de grupos

4a2 Paraguai
3a1 Colômbia
1a1 Bolívia
1a0 Equador

Hexagonal final

5a1 Chile
2a0 Colômbia
1a2 Argentina
1a0 Equador
6a0 Uruguai
Foto posada da seleção brasileira que começou o jogo diante do Uruguai: goleada de 6a0, 11º título sul-americano sub-20 e confirmação da vaga para os Jogos de Londres em 2012.

2 comentários:

  1. Fala, cara!

    Essa jogada que você citou do Lucas, aos 31 do 2º tempo, foi absurda, lembrou MUITO umas jogadas do falecido Dener.

    Acho muito legal como a dupla Lucas-Neymar se completa. Mesmo cada um jogando de um lado do campo, ambos fecham na diagonal, estão sempre próximos. O são paulino tem mais controle de bola, tem mais velocidade, finta melhor. Já o santista tem melhor drible e finalização.

    Deu gosto ver essa seleção jogar, sentirei falta do sul-americano sub-20.


    Abraços!
    http://futebolaocuboita.blogspot.com/
    http://futebolaocubo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Seria um golaço, realmente lembrando algumas daquelas arrancadas do saudoso Dener.

    Muito bem apontada a parceria Lucas-Neymar, podendo ser um dos pontos fortes para as Olimpíadas. Sabem fazer jogadas individuais e, quando se aproximam um do outro, atraem os olhares de praticamente todo o sistema defensivo adversário.

    Muitos valores individuais juntos nessa seleção sub-20, espero que muitos desses garotos tenham um futuro brilhante.

    Abraços.

    ResponderExcluir