quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Valeu Pela Vitória, Não Pelo Futebol

A seleção brasileira sub-20 fechou sua participação no grupo B com uma vitória por 1a0 sobre o Equador, em partida onde a equipe comandada pelo técnico Ney Franco passou longe de apresentar um futebol convincente. Com a cabeça voltada para o hexagonal final - que terá início dia 31 de janeiro -, Ney optou por escalar o time com diversos reservas (foram nove no total) e com isso evitar suspensões disciplinares para a próxima partida.

O jogo (confira como foi a transmissão da partida em tempo real)

Liguei o televisor aos 18 minutos do primeiro tempo, desafiei o sono e fui assistir a partida entre Equador e Brasil. Aos 24 minutos, me senti premiado: com uma sensacional triangulação pela zona central, Oscar desmontou a marcação equatoriana com um toque de calcanhar e Henrique, que já havia participado da jogada anteriormente, apareceu para finalizar com um chute cruzado no canto esquerdo, fazendo 1a0 em grande estilo.

Oscar, dois minutos depois da assistência, abusou da habilidade: em lance próximo da linha lateral esquerda, o camisa 11 colocou a bola entre as pernas de Arroyo. Mais três minutos corridos no cronômetro e o árbitro argentino Diego Abal - que vestia camisa, calção e meiões vermelhos - incorporou o espírito do seu uniforme monocromático, expulsando o camisa 10 equatoriano Cazares.

Um belo gol brasileiro, jogadas de efeito e vantagem numérica dentro de campo induziam a pensar que a parada seria fácil e que o jogo se encaminharia para mais uma goleada tupiniquim. Engano. A partida foi para o intervalo e voltou dele com a seleção apresentando um futebol de pouco empenho para ampliar a diferença no placar. Lucas, que havia entrado em campo aos 8 minutos da etapa complementar, logo recebeu um cartão amarelo e acabou substituído aos 18 minutos, seguindo aquele raciocínio de preservar o elenco para a estréia no hexagonal.

Aos 28 minutos, Henrique recebeu sobra de bola pelo lado direito e, cara-a-cara com o goleiro, chutou firme e Jaramillo realizou grande defesa. Na marca de 30 minutos, resposta do Equador: Montaño chutou de fora da área, a bola teve leve desvio na marcação brasileira, encobriu o goleiro Aleksander e carimbou o travessão. Susto maior viria dois minutos depois quando o mesmo Montaño foi lançado, arrancou livre de marcação, driblou Aleksander, perdeu o ângulo, retornou com a bola dominada e chutou com força, para fora.

Após essas duas chances que iriam render o segundo empate concedido consecutivamente (o Brasil já havia permitido a igualdade à Bolívia na rodada passada), parece que os comandados de Ney Franco deram uma acordada no jogo. Aos 33 minutos, Diego Maurício, um dos jogadores mais apagados da seleção brasileira, arrancou pela esquerda e soltou chute cruzado, que passou não muito longe da trave esquerda. Dois minutos mais tarde, Willian José - que entrou no segundo tempo no lugar de Zé Eduardo -, deu chute forte de perto da meia-lua e mandou a bola pertinho da trave esquerda. A seleção equatoriana tentou estabelecer uma pressão e chegou a colocar a sufocar a defesa do Brasil aos 40 minutos, mas a última chance de gol foi brasileira: aos 47 minutos, Diego Maurício fez jogada individual pela esquerda, chutou rasteiro e Jaramillo rebateu. Impedido, Willian José cabeceou no travessão.

Creio que o time considerado titular por Ney Franco irá jogar muito mais do que isso no hexagonal que se aproxima. Digo isso porque confio no potencial desses jogadores e também porque trata-se de uma necessidade da equipe, pois com essa performance vista com o Equador, a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, estará em risco.

5 comentários:

  1. A seleção tem um grande time no papel, mas ainda não mostrou o futebol esperado, tem que melhorar se quiser ir ás olimpiadas.
    Ótimo Blog, Soham.

    Comenta lá no meu Blog.

    http://thegunnersbrasil.blogspot.com/
    Valeu Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, essa seleção ainda vai render muito mais daqui a algum tempo. Eu gosto do futebol do Neymar, esse cara é o craque desta competição. Estou confiante que vamos ganhar em Londres 2012!

    Que belo blog, só que eu me complico um pouco na hora de digitar o endereço, rsrsrs.

    Abs,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também confio nessa medalha de ouro olímpica, o único título que falta para o futebol brasileiro.

    Engraçado, meu irmão também disse pra mim que às vezes se atrapalha pra digitar o endereço. Será que sem querer inventei um domínio no estilo "trava-língua"?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Soham! Eu costumo digitar "jogadadeefeito.blog..." Mas estou me acostumando! :D

    E valeu pelo comentário lá no Jogos Arsenal FC. Mostrei este blog para meu pai e ele disse que esse blog era nota 10!

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Ah sim! É um blógui onde aparece uma imagem do Batman, também já fui levado pra lá haha...

    Agradeço a você e ao seu pai, espero que continuem acessando o Jogada De Efeito! (;

    Abraços.

    ResponderExcluir