quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Flamengo Estréia No Estadual 2011 Vencendo Volta Redonda

Não foi uma exibição empolgante, mas a vitória por 2a0 sobre o Volta Redonda, no estádio Olímpico João Havelange, fez a alegria dos flamenguistas na estréia da equipe na temporada 2011, pelo Campeonato Estadual. Vander (a bem da verdade o gol marcado aos 40 minutos do primeiro tempo não foi exatamente dele) e Wanderley (que não forma com o primeiro uma dupla sertaneja) tiveram seus nomes na súmula do árbitro Pathrice Maia, que conduziu o jogo sem maiores transtornos, aplicando somente um cartão amarelo (para Fabinho, do Volta Redonda, aos 38 minutos da etapa complementar).

O jogo

Flamengo e Volta Redonda ensaiavam algumas tramas de jogadas, mas a falta de ritmo de jogo era perceptível e determinante para a repetição de erros de passes que acabavam dificultando a penetração na defesa adversária. Para que os goleiros fossem acionados, cada time tratou de mandar um chute de longa distância: Mauro Mestriner defendeu em dois tempos uma finalização forte de Renato Abreu enquanto Felipe rebateu remate de Lopes, que vestia a camisa 35 em referência ao próximo aniversário do clube (em 9 de fevereiro o "Voltaço" completará 35 anos de fundação).

A impressão de que as equipes iriam zeradas para o intervalo foi desfeita aos 40 minutos: Vander desceu pelo lado direito, pedalou diante da marcação de Radamés, deixou o adversário pra trás, tocou de lado e o zagueiro Padovani acabou fazendo o resto do trabalho, mandando contra o próprio patrimônio. Liga não, Padovani, nessa mesma noite o zagueiro Chicão, do Corinthians, também não foi feliz ao tentar interceptar um lance de ataque do Bragantino pelo Campeonato Estadual de São Paulo.

Na volta para o segundo tempo, a simples presença de Gláuber no lugar de Lopes parece ter aumentado significativamente a movimentação do Volta Redonda. O gol de empate somente não ocorreu porque o goleiro Felipe conseguiu praticar duas grandes defesas: a primeira saltando no canto direito e espalmando de mão trocada; e a segunda caindo no canto esquerdo para bloquear cabeceio do zagueiro Ávalos, após cobrança de escanteio originada exatamente naquele lance anterior.

Vanderlei Luxemburgo - que, na quente noite de verão carioca, abriu mão do terno para usar um traje menos calorento - promoveu duas substituições simultâneas aos 12 minutos: saíram o chileno Gonzalo Fierro e o atacante Deivid para as entradas de Marquinhos e Wanderley. E, 3 minutos depois de entrar em campo, o xará do treinador apareceu para completar de cabeça um cruzamento de Leonardo Moura e colocar 2a0 no placar.

A partida que já não apesentava muitas variações de jogadas rumou ao apito final em ritmo mais lento. Aos 45 minutos, ecoou um terceiro grito de gol rubro-negro no estádio. Mas era um alarme falso, pois o chute de Marquinhos estufou a rede pelo lado externo. Nada que impedisse a alegria dos torcedores e que tirasse o sorriso dos rostos de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, figuras presentes num camarote e que foram por diversas vezes flagradas pelas câmeras televisivas. Aliás, a alegria rubro-negra começou antes de a bola rolar, pois mais cedo, em São Januário, o Vasco foi derrotado pelo Resende (1a0).

Os próximos compromissos de Flamengo e Volta Redonda na Taça Guanabara estão marcados para sábado: América e Boavista, que empataram entre si por 1a1 na primeira rodada, serão os respectivos adversários.

Um comentário:

  1. De fato não foi uma atuação empolgante, mas digo que foi bem melhor que a de 2009 (1 x 0 no Friburguense) e que a de 2010 (3 x 2 no Duque de Caxias)

    Mesmo com muitos torcedores querendo ver o time jogar bem, nesse início, mais vale mesmo os três pontos.

    www.oscraquesnarede.blogspot.com
    Twitter: @oscraquesnarede

    Você citou o Vasco, lembro que a última vez que os cruzmaltinos estrearam no Carioca com derrota, foi contra o Americano em 2009 (2 x 0). Nesse mesmo ano, a equipe chegou äs semifinais da Copa do Brasil e venceu a série B.

    ResponderExcluir