domingo, 23 de janeiro de 2011

Um 0a0 Sob Medida Para Sampdoria E Juventus

Numa partida de poucas emoções e muitos cartões, o placar de 0a0 no estádio Comunale Luigi Ferraris refletiu bem o que foi o jogo disputado entre Sampdoria e Juventus, pela Série A do Campeonato Italiano.

O ponto conquistado em Gênova coloca a Juve no limite da zona das competições européias, na 6ª colocação com 35 pontos. Já a Samp aparece oito pontos e três posições abaixo, mas com um jogo a menos que a "Vecchia Signora".

O jogo (confira como foi a transmissão da partida em tempo real)

Antes da bola rolar, árbitros e jogadores ficaram em torno do círculo central prestando um minuto de silêncio. Parecia que estavam anunciando a morte do futebol, já que a partida entre Sampdoria e Juventus foi muito mais combativa do que criativa, repleta de entradas duras e escassa de lances de ataque. Para se ter uma idéia, a primeira vez que um dos goleiros tocou na bola foi aos 31 minutos, quando Gianluca Curci fez bonita defesa saltando ao canto esquerdo para segurar uma bola cabeceada por Leonardo Bonucci. Gianluigi Buffon, por sua vez, foi para o vestiário sem sujar as luvas.

Se não haviam finalizações, o jogo teve fatos raros: logo com 1 minuto de partida, o francês Armand Traoré deixou o campo sendo substituído por Fabio Grosso. Dez minutos depois, foi a vez de Stefano Lucchini sair para a entrada de Pietro Accardi: Lucchini deixou o campo na maca após levar cotovelada do braso-italiano Amauri, que usava uma máscara de proteção quando na verdade pareciam ser seus oponentes aqueles que deveriam estar com equipamentos de segurança.

Houve bola na rede aos 33 minutos, mas o chute de Simone Pepe para o fundo do gol da Sampdoria rendeu ao juventino um cartão amarelo: é que o árbitro Paolo Valeri havia apitado marcando um toque de mão do jogador.

O jogo ficou ligeiramente melhor na etapa complementar (talvez porque o visto antes do intervalo fosse o limite da falta de futebol). Aos 4 minutos, Giorgio Chiellini não conseguiu cortar um chute cruzado e a bola chegou limpa em Giampaolo Pazzini que, livre, chutou à direita do gol defendido por Buffon, desperdiçando chance clara de abrir o placar.

O sérvio Milos Krasic, que vez ou outra conseguia emplacar uma jogada pelo lado direito, acabou sendo substituído aos dez minutos, entrando Alessandro Del Piero. Quatro minutos depois, Pazzini deixou o campo machucado para a entrada de Nicola Pozzi.

Na marca de 19 minutos, Chiellini deu um tranco duro em Federico Macheda (aquele mesmo, emprestado pelo Manchester United à Sampdoria). O lance ocorreu dentro da área e era passível de marcação de pênalti, mas Valeri optou por deixar o jogo seguir, afinal, era "ombro no ombro"...

Aos 21 minutos, Alessandro Del Piero começou a dar sinais de que a Juventus cresceria com sua presença em campo: o camisa 10 avançou pelo lado esquerdo, escapou de Andrea Poli com um drible curto, cruzou à meia-altura mas Simone Pepe não alcançou e a bola saiu pela linha final. Por falar em "presença em campo", Nicola Pozzi ficou dez minutos no gramado: após entrar no lugar de Pazzini, foi substituído para dar lugar ao volante argentino Fernando Damian Tissone. Com essa mexida, Domenico Di Carlo condenava a Sampdoria a passar o resto do jogo se defendendo das investidas juventinas. E as chances apareceram para o "Bianconero". Aos 30 minutos, um corte de Tissone foi providencial para evitar que a bola cruzada da direita por Marco Motta chegasse em Alberto Aquilani, que movimentou o corpo preparando a finalização na pequena área.

Percebendo que o jogo seria de ataque contra defesa, Luigi Del Neri, treinador ex-Sampdoria, trocou Aquilani pelo meio-campista uruguaio Jorge Andrés Barrios Martínez aos 39 minutos. Aos 43 minutos, Jorge Martínez desceu pelo lado direito, passou para Del Piero, o camisa 10 entrou na área com a bola dominada e chutou parando em defesa de Curci, que rebateu a finalização. Com 45 minutos no cronômetro, Pepe cruzou aberto da esquerda, Martínez ajeitou de cabeça e Amauri finalizou, sendo bloqueado por Luciano Zauri. No minuto seguinte, a oportunidade derradeira caiu nos pés do craque - mas Del Piero acabou isolando por cima do travessão quando recebeu livre na área, mostrando que era mesmo um dia para não sair do 0a0.

Outros resultados

Sábado

Palermo (7º) 1a0 (19º) Brescia
Parma (12º) 2a0 (16º) Catania
Roma (3º) 3a0 (10º) Cagliari

Domingo

Udinese (8º) 3a1 (5º) Internazionale
Chievo (14º) 0a0 (15º) Genoa
Bologna (13º) 3a1 (4º) Lazio
Fiorentina (11º) 1a1 (17º) Lecce
Bari (20º) 0a2 (2º) Napoli

Completam a rodada Milan e Cesena, que se enfrentam a partir das 17:30h desse domingo.

2 comentários:

  1. Fala, cara!

    Novamente valeu pelo visita.

    Como sempre, fiquei alternando entre os canais, e o que mais assisti foi Bari 0-2 Napoli. No pouco que vi de Samp x Juve, via sempre os juventinos mais perto de marcar.

    Fico imaginando como estaria sendo a temporada da Sampdoria se não fosse aquela catástrofe contra o Werder Bremen (gol do Rosenberg, isso que é pior). Se tivesse classificado pra Champions e passado de fase, nem se o Cassano mandasse o presidente pra todos os lugares possíveis e imagináveis ele abriria mão do seu principal jogador.

    Se não pegar nem Liga Europa, sei não se o Pazzini continua, são poucos os times italianos em que ele não seria titular absoluto.


    Abraços!

    http://futebolaocuboita.blogspot.com/
    http://futebolaocubo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Juve passou a controlar o jogo quando o treinador da Samp trocou Pozzi por Tissone, recuando o time de maneira irresponsável.

    Também acho que se a Sampdoria estivesse nas oitavas da Liga dos Campeões e com Cassano no elenco, a história seria outra. Pazzini tem futebol pra jogar nos principais clubes italianos, vamos ver até que ponto a Sampdoria terá disposição e atrativos para mantê-lo em Gênova.

    Abraços e obrigadão pela visita.

    ResponderExcluir