sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Abram Alas Para A Copa Da Inglaterra

Também conhecida como FA Cup, a mais antiga competição futebolística do mundo pede licença no calendário inglês (a Premiership retornará dia 12) e colocará em campo 64 equipes entre sábado e terça-feira.

Evidentemente, não serão aqui abordadas as 32 partidas, mas algumas ganharão espaço para uma análise prévia. O regulamento do torneio aponta para um único jogo em cada duelo. Em caso de empate, há uma partida extra. Nessa eventual partida extra haverá obrigatoriamente um vencedor, nem que seja na disputa por pênaltis.

Arsenal e Leeds United

Neste sábado, o Emirates Stadium será palco de um duelo que não acontece há mais de seis anos. Em 15 de abril de 2004, data do último encontro entre esses clubes, o Arsenal aplicou um 5a0 no Highbury Park, antiga casa da equipe londrina.

O Leeds United é um clube que tem a minha admiração. Quando adolescente, me encantei com a equipe que contava com jogadores como Harry Kewell, Alan Smith, Robbie Fowler e Mark Viduka. Buscando se reerguer, o Leeds é o atual 6º colocado na divisão que dá acesso à Premiership.

Na história dos encontros entre Arsenal e Leeds foram disputadas 100 partidas, com 38 vitórias para cada lado!

Manchester United e Liverpool

No domingo, os tradicionais clubes de camisa vermelha Manchester United e Liverpool se enfrentam em Old Trafford. Nas últimas sete vezes que duelaram nesse estádio, foram seis vitórias dos donos da casa e um único triunfo do Liverpool (4a1, de virada). No último encontro válido pela Copa da Inglaterra, vitória do Liverpool por 1a0, em partida disputada em Anfield Road, em 17 de fevereiro de 2006.

Atualmente, o cenário é muito favorável ao Manchester United, líder invicto na Premiership enquanto o Liverpool é 12º colocado e vê o treinador Roy Hodgson perigando no cargo.

Tottenham e Charlton

Jogo entre dois londrinos, um do norte e outro do sudeste da capital inglesa. O favoritismo é dos donos da casa (o Tottenham perdeu um único jogo de Premiership atuando nessa temporada em White Hart Lane). O Charlton, se hoje está na Terceira Divisão, até a temporada 2006-7 atuava na Premiership. Em 5º lugar e buscando o acesso à Segundona, os "Addicks" buscarão surpreender o atual 4º colocado na Premiership.

Chelsea e Ipswich

Com um título de Campeonato Inglês (temporada 1961-2), um de Copa da Inglaterra (em 1978) e até uma conquista de Copa da UEFA (1981), o Ipswich Town é atualmente 19º colocado na Segunda Divisão inglesa, estando mais próximo do descenso do que de retornar para a disputa da Premiership.

Em Stamford Bridge, o Ipswich não conseguiu mais do que duas vitórias em 19 partidas diante do Chelsea. Porém, se a equipe conseguiu alcançar as semifinais na Copa da Liga Inglesa (enfrentará o Arsenal), por que não acreditar em um grande feito também na Copa da Inglaterra? Bem, mesmo levando em consideração a crise que assola o Chelsea (o time venceu apenas um de seus últimos oito compromissos), acho pouco provável uma eliminação dos Azuis nesse domingo.

6 comentários:

  1. O Campeonato tem tudo para ser bom espero que a disputa seja boa.

    abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A FA Cup é uma competição completamente apaixonante. Não só por ser a mais antiga do mundo. Mas também por ser a mais democrática. Temos o exemplo do confronto Derby x Crawley. O Derby é da Championship (2a. divisão) e o Crawley da BSPL (5a. divisão).
    Gostei de seu blog e agradeço pelo comentário e pela visita ao "Football League Brasil"

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto da F.A. Cup, ela sempre tem grandes surpresas. No jogo Chelsea x Ipswich Town, vou observar bem esse time do Ipswich, até porque o Arsenal joga na quarta contra eles na Carling Cup.

    E quem diria! Manchester Utd x Liverpool logo na estréia dos dois times na F.A. Cup, jogaço!

    Só não entendo uma coisa, por que os times da Premier League só estreiam na F.A. Cup na 3ª rodada?

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Gilmar. Eu que agradeço pelo retorno! Realmente, esse aspecto democrático na FA Cup dá um charme à competição. Inclusive, Arsène Wenger é favorável que a Copa da Inglaterra dê vaga na Liga dos Campeões da Europa.

    É, Rafael... Boa chance de observar o Ipswich, que recentemente demitiu o treinador Roy Keane. Por se tratar de um duelo em ida-e-volta, acho que o Arsenal está com um pé na decisão da Carling Cup.

    Sobre os times da Premier League estrearem somente na 3ª rodada, não sei ao certo, mas deve ser para não sobrecarregar (mais ainda) o calendário e dar chances para as equipes de divisões inferiores avançarem um pouco mais. Suposição, não tenho certeza.

    Abraços e sejam sempre bem-vindos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Soham! Gostei do seu blog e gostaria de solicitá-lo uma parceria com meu blog, Bola na Rede, pode ser por troca de links, ou se você tiver um banner para eu adicionar nos meus parceiros. Meu blog - www.blogbolanarede.blogspot.com

    Sobre o post: Meu destaque vai para o clássico entre Manchester United x Liverpool! Dois lados opostos, mas CLÁSSICO É CLÁSSICO! Tudo pode acontecer! Assim como você mostrou nesse post, pode acontecer de tudo em Old Trafford amanhã!


    Demissão frusta Roy Hodgson, que esperava recuperação neste Domingo, confira em: http://tinyurl.com/36o5qo7

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Danilo! Vamos conversar a respeito dessa parceria aí, acho interessante.

    Vamos ver no que vai dar esse Manchester United e Liverpool, partida onde não existe resultado fora da normalidade, mesmo levando em consideração a disparidade no momento vivido pelos dois clubes.

    Abraços.

    ResponderExcluir