terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Que Comece O Campeonato Carioca 2011!

Terá início nessa quarta-feira o Campeonato Carioca 2011, disputado por 16 clubes distribuídos em dois grupos. Com o tradicional formato onde a final estadual é jogada em ida-e-volta entre o campeão da Taça Guanabara e o campeão da Taça Rio (em 2010 o vencedor de ambos os torneios foi o Botafogo, o que dispensou a realização desses jogos), o Estadual promete fortes emoções até o jogo derradeiro, seja ele quando for. O que sabemos é que o troféu será erguido no estádio Olímpico João Havelange, vulgo Engenhão, o que é um fato inédito. O estádio Jornalista Mário Filho, vulgo Maracanã, é hoje um autêntico canteiro de obras se preparando para a Copa do Mundo em 2014 e, antes disso, a Copa das Confederações em 2013.

Essa postagem analisa todos os clubes, dividindo-os nos dois grupos sugeridos pelo regulamento e dando a eles uma seqüência em ordem alfabética. Bom proveito e que tenhamos um bom campeonato, onde reine a paz nas arquibancadas e o espetáculo nos gramados.

Grupo 1


América

O "Mequinha" vem para o Estadual 2011 com modificações dentro e fora das quatro linhas. Edu Coimbra, um dos maiores ídolos da história do clube, assume o cargo de diretor técnico. O treinador da equipe passa a ser Gílson Gênio, em substituição à Artur Bernardes. Entre os jogadores, um nome que participou do título na Série B estadual em 2009 retorna ao clube dois anos depois: é Diguinho, meio-campista que pertence ao Botafogo e que na temporada passada também vestiu a camisa do Atlético Goianiense. Se o goleiro Luís Cetim acertou com o Vila Nova, o América tratou de trazer Marcos Leandro para a posição. Um (sobre)nome conhecido do futebol carioca e que também teve passagem pelo Botafogo é o de Felipe Adão, uma das maiores esperanças de gols dos alvirrubros.

Provável time-base: Mota; Édson, Luiz Antônio, Ronan e Felipe Assis; Rodolpho Fukamati, Ives, Leandro e Diguinho; Felipe Adão e Gustavo Corrêia.

Pitaco do blogueiro: a equipe (considerada o "2º time" de muitos cariocas) tem todo o direito de sonhar com uma vaguinha para a fase semifinal de algum dos turnos, mas será difícil surpreender a esse ponto. Por outro lado, parece que o time não deverá enfrentar problemas para se manter na primeira divisão, onde teria como uma meta atingível a disputa da próxima edição da Copa do Brasil.

Americano

Desde a queda de Eduardo Vianna (o "Caixa D'água"), o Americano passa longe de ser aquele clube que incomodava os grandes. Alguns dos nomes trazidos para essa temporada são o lateral/meia Flávio Medina, o meia Wellington Jacaré, os zagueiros Carlão (passagens por Flamengo e Vasco) e Élson, além dos atacantes Vandinho e Diego. O treinador Paulo Marcos teve a baixa do zagueiro Nirley (revelação do clube), que decidiu deixar a equipe e procurar uma nova agremiação.

Provável time-base: Jéfferson; Jéfferson Capixaba, Élson e Carlão; Catatau, Índio, Guaçuí, Wellington Jacaré e Ayrton; Diego e Felipe.

Pitaco do blogueiro: não gosto da história do Americano (será difícil esquecer os tempos do "Caixa D'água", que descanse em paz), acho tenebroso o gramado do estádio Godofredo Cruz e acho que o "Cano" pode fazer um favor ao futebol carioca se conseguir o rebaixamento nesse ano. Com todo o respeito aos torcedores, claro.

Boavista

Contando com o retorno de diversos nomes emprestados ao Duque de Caxias (casos dos zagueiros Gustavão e Pessanha, do lateral Paulo Rodrigues, dos volantes Thiaguinho e Roberto Lopes e do atacante André Luís), o Boavista conseguiu também acertar com atletas de nome conhecido no futebol nacional, como por exemplo Erick Flores (ex-Flamengo) e Joílson (que passou por Botafogo, São Paulo e Grêmio). Mas o que seria a contratação mais badalada (ainda) não aconteceu: o italiano Christian Vieri, figura de renome internacional, é especulado na equipe de Saquarema. O treinador da equipe é Alfredo Sampaio, vice-campeão estadual com o Madureira e com passagem também pelo Vasco.

Provável time-base: Thiago Schmidt; Gustavão, Pessanha e Santiago; Joílson, Thiaguinho, Roberto Lopes, Tony Carvalho e Paulo Rodrigues; André Luís e Frontini.

Pitaco do blogueiro: deverá desempenhar um papel de respeito, tentando um lugar na próxima edição da Copa do Brasil.

Flamengo

Com as vindas de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, os flamenguistas já sacodiram a poeira do decepcionante ano de 2010 e voltaram a pensar alto na possibilidade de novas conquistas. Outro meio-campista trazido pelo clube foi o argentino Dario Bottinelli, que deixou boa impressão ao anotar bonito gol de falta na vitória por 2a1 em amistoso com o América Mineiro. O polêmico goleiro Felipe (ex-Corinthians e vindo do português Braga) chega carregando consigo a expectativa de resolver os "problemas no gol". Resta torcer para que não lembre o camisa 1 anterior no que tange aos assuntos extra-campo.

Provável time-base: Felipe; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Egídio; Maldonado, Willians, Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.

Pitaco do blogueiro: o próprio time-base acima posto pode sofrer variações. Diz-se que o Flamengo corre atrás de um lateral esquerdo (após a saída de Juan, parece que o retorno de Egídio não inspirou confiança), isso sem esquecer que Renato Abreu pode jogar naquela posição. Com Ronaldinho em campo (em forma parece que ele está, restando saber quando atuará), é um time com potencial para ganhar dando espetáculo. Aliás, será um time. A tarefa de Vanderlei Luxemburgo é, inicialmente, transformar esse grupo num time.

Nova Iguaçu

Clube que se orgulha por ter revelado jogadores como Schwenck, Marcos Denner, Deivid e, mais recentemente, Aírton (ex-Flamengo e atualmente no Benfica, de Portugal), o "Laranja da Baixada" vem novamente apostando na prata da casa, campeão de juniores na Taça Otávio Pinto Guimarães. A tarefa de comandar a molecada ficou para Josué Teixeira, que já treinou Flamengo e Fluminense.

Provável time-base: Diogo Silva; Felipe Foca, Leonardo Luiz, Naylhor e Bruno Cortês; Amaral, Paulo Henrique, Marcos Vinícius e Alex Faria; Maycon e Lukian.

Pitaco do blogueiro: gosto do investimento nas divisões de base e creio que aí está a semente para um crescimento no clube. Mas não acho que o Nova Iguaçu tenha mesclado muito bem os garotos da base com atletas "já formados", o que talvez deixe a equipe de fora da disputa por uma vaga na Copa do Brasil, que poderia ser uma meta mais próxima.

Resende

Contando com o experiente treinador Paulo Campos (que esteve no Fluminense e foi auxiliar de Vanderlei Luxemburgo), a equipe do Sul Fluminense trouxe contratações modestas. Um dos nomes mais conhecidos é o do atacante Alexsandro, que retorna à equipe após uma experiência no Botafogo, seu time do coração.

Provável time-base: Eduardo; Wellington, Ânderson Conceição, Rogério e Kim; Leonardo, Gabriel, Valdeir e Marcel; Alexsandro e Fábio Penchel.

Pitaco do blogueiro: sabe a Cabofriense? Então, tá aí um concorrente (dá uma lida lá que você vai entender).

Vasco

Se alguns meios de comunicação midiáticos davam conta de que PC Gusmão não permaneceria no "Cruzmaltino", o treinador está aí, dirigindo o time para essa temporada 2011. A manutenção dele e de figuras como Carlos Alberto e Felipe talvez seja o principal reforço para a equipe (isso sem esquecer de um dos destaques do Brasileirão 2010, o zagueiro Dedé). Dos contratados, os nomes mais comentados são os de Eduardo Costa (com passagem pela seleção brasileira) e o do atacante Misael, de 23 anos, vindo do Ceará. O lateral-esquerdo Márcio Careca, que começou 2010 no Vasco e terminou no Guarani, está de volta.

Provável time-base: Fernando Prass; Fágner, Ânderson Martins, Dedé e Ramón; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Carlos Alberto; Éder Luís e Marcel.

Pitaco do blogueiro: sem ganhar a competição desde 2003, o Vasco tem a chance de repetir o Botafogo, que em 2006 voltou a faturar o Estadual depois de 8 anos de jejum. Acho que o destino do time está muito vinculado ao rendimento da dupla Felipe-Carlos Alberto, sobretudo deste último. Vejo-o um pouco atrás dos outros 3 "favoritos", mas com um elenco mais forte do que aquele que foi vice-campeão na Taça Guanabara 2010.

Volta Redonda

Um dos primeiros clubes a iniciar preparação para o Carioca 2011, o "Voltaço" abriu os cofres para trazer nomes como os de Jean (atacante com passagens por Flamengo, Fluminense e Vasco), Jonílson (volante que já atuou por Botafogo, Cruzeiro e Vasco) e Radamés (ex-Fluminense e que estava "fazendo dinheiro" no Oriente Médio). O treinador é Márcio Bittencourt, que conseguiu bons resultados quando dirigiu o Corinthians.

Provável time-base: Mauro Mestriner; Thiago Maciel, Ávalos, Fernando Lombardi e Fabinho; Jonílson, Radamés, Gláuber e Lopes; Jean e Tássio.

Pitaco do blogueiro: olhando nome por nome, se o time conseguir um esquema de jogo onde os jogadores consigam render algo perto do seu potencial, o Volta Redonda pode inclusive dar uma canseira nos "quatro grandes". Outro nome forte por vaga na Copa do Brasil 2012.

Grupo 2

Bangu


Pelo vice-campeonato conquistado na Copa Rio 2010, o Bangu obteve o direito de dar as caras na Copa do Brasil 2011. A equipe comandada por Gabriel Vieira tem no habilidoso meio-campista Tiano, de 33 anos, o que pode ser um diferencial para a criação de jogadas. Asprilla (zagueiro, ex-Botafogo) é o nome mais conhecido do sistema defensivo.

Provável time-base: Thiago Leal; China, Raphael Azevedo, Asprilla e Fabiano Silva; André Barreto, Joziel, Thiago Galhardo e Tiano; Somália e Charles Chad.

Pitaco do blogueiro: a pré-temporada banguense aponta para alguns resultados interessantes, como por exemplo as goleadas aplicadas sobre a seleção da Nicarágua (3a0) e sobre a Portuguesa da Ilha do Governador (8a1). Porém, entre uma partida e outra, houve espaço para levar de 7a3 do Paulista. E é algo assim que espero do Bangu: uma campanha irregular, que não o levará a lugar algum (nem pra bem, nem pra mal).

Botafogo

Finalista do Estadual desde 2006 (2010 não porque faturou os dois turnos e dispensou a decisão em ida-e-volta), o Botafogo conta com Joel Santana, considerado por muitos um especialista em Estaduais, para faturar o bicampeonato consecutivo. Se por um lado o clube acabou vendo a saída de Leandro Guerreiro e Marcelo Cordeiro, por outro as chegadas do uruguaio Egídio Raúl Arévalo Ríos e de Márcio Azevedo prometem manter o nível nas posições. Carecendo de um meia-de-ligação diferenciado (Maicosuel não deve atuar nesse Estadual enquanto Lúcio Flávio, negociado com os mexicanos do Atlas, não deverá deixar saudades), o ataque formado pelo uruguaio Sebastián "El Loco" Abreu e pelo argentino Germán Herrera é novamente a maior esperança dos alvinegros. Outros nomes que alicerçam o clube de General Severiano são o goleiro Jéfferson, o zagueiro Antônio Carlos e o volante Marcelo Mattos, invicto com a camisa botafoguense.

Provável time-base: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, João Filipe e Márcio Azevedo; Arévalo, Marcelo Mattos, Somália e Renato Cajá; Herrera e "Loco" Abreu.

Pitaco do blogueiro: vai disputar o tri da Taça Guanabara, o bi da Taça Rio e, conseqüentemente, o bi do Estadual. É um time semelhante ao que triunfou na edição passada, restando saber se Joel insistirá numa formação cautelosa ou se soltará mais a equipe.

Cabofriense

Com os cofres reforçados pela venda de André ao Dínamo de Kiev, o campeão da Série B estadual em 2010 foi às compras para montar um time para o Cariocão 2011. Houve, porém, alguns inconvenientes na pré-temporada: a equipe se apresentou sem que houvesse um treinador contratado e, quando Ernesto Paulo foi anunciado, não durou duas semanas até ser substituído por Luiz Antônio Zaluar (ex-Americano). Pra piorar, foram quatro partidas na preparação, com um empate, três derrotas e somente um gol marcado.

Provável time-base: Fábio; Schneider, Mateus Hansen, Alysson e Éverton; Marcelo Cardoso, Goéber, Rafael Ueta e Assumpção; Allan Barreto e Alexandre Calango.

Pitaco do blogueiro: se não voltar pra onde veio, deve agradecer.

Duque de Caxias

O único representante do estado do Rio de Janeiro na Série B brasileira precisou se movimentar para formar o time que jogará o Estadual 2011. Muitos jogadores deixaram o clube (casos, por exemplo, de Lopes, Bruno Costa e Léo Guerreiro), alguns permaneceram (Lenílson, Somália e Geovane Maranhão estão entre eles) e os novos nomes na equipe caxiense vêem majoritariamente de jogadores revelados no futebol carioca. Do Botafogo, chegaram Felipe Lima, Rodrigo Dantas, Gabriel, Alex Lopes e Júnior; do Vasco vieram Ari, Genílson, Lipe e Adílson; do Flamengo chegaram Lucas Galdino, Lenon e Antônio; enquanto do Fluminense veio Felipe Canavan. O negócio agora é agilizar os documentos junto à FERJ para que a estréia dos recém-contratados possa ocorrer o quanto antes. O técnico é Artur Bernardes (que estava no América em 2010), em substituição à Gílson Kleina (que acertou com a Ponte Preta).

Provável time-base: Erivélton; Gerônimo, Marlon, Fábio Bráz e Hamílton; Jougle, Bruno Moreno, Juninho e Lenílson; Geovane Maranhão e Somália.

Pitaco do blogueiro: me parece ser a 5ª força no Rio de Janeiro, mas a tarefa de entrosar esse monte de cara nova talvez demore um tempo maior do que a duração do campeonato seja capaz tolerar.

Fluminense

Atual campeão brasileiro, o Tricolor das Laranjeiras é o único representante carioca na Copa Libertadores da América. Mantendo a base triunfante sob o comando de Muricy Ramalho em 2010, o Fluminense ainda acertou duas contratações impactantes: a do goleiro Diego Cavalieri e a do meio-campista Souza. Edinho e Araújo também foram duas contratações importantes. O repentino anúncio de aposentadoria do atacante Washington (talvez para evitar que Muricy o convidasse a atuar como zagueiro) foi a única "baixa" no elenco. Darío Conca, em processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica, deve voltar no andamento da competição.

Provável time-base: Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Conca; Emerson e Fred.

Pitaco do blogueiro: dando prioridade à Libertadores, o Fluminense terá de mostrar bastante força para ter gás de também correr atrás do título estadual. A equipe conseguiu, em 2009, jogar no limite tanto na reta final do Brasileiro quanto na Copa Sul-Americana (na época ganhando o apelido "Time de Guerreiros", então dirigido por Cuca). Apesar de eu achar pouco provável o sucesso em ambas as competições, não devemos descartar as possibilidades de um time com tantos nomes de qualidade como esse Fluminense. O amante do futebol bem jogado deve, isso sim, torcer para que Muricy deixe o jogo desse time fluir, sem aprisioná-lo em convicções defensivistas que impedem a arte de se manifestar.

Macaé

O Macaé esteve muito perto de ser mais um representante fluminense na Série B nacional, mas no final acabou não conseguindo o acesso. A permanência de jogadores como Lugão, Bill, Gedeíl, Daniel Melo, André Gomes e Bruno Luiz, além do treinador Dário Lourenço, devem facilitar as coisas para a equipe, que manteve a base e contratou pontualmente.

Provável time-base: Éverton; Marcos Tamandaré, Eduardo Luiz, Daniel Melo e Bill; Gedeíl, Claudiney Rincón, André Gomes e Danilo Cintra; Luis Mário e Róbson.

Pitaco do blogueiro: é um forte candidato para vaga na próxima edição da Copa do Brasil. No último amistoso preparatório, a equipe foi até Rio das Ostras e sapecou 10a0 no Riostrense. Não que esse time da simpática cidade da Região dos Lagos sirva de referência, mas o trabalho que vem sendo feito no Macaé parece pronto para colher bons frutos.

Madureira

Recém-promovido à Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Suburbano vem para a disputa do Carioca com algumas contratações interessantes: chegaram ao clube de Conselheiro Galvão nomes como o do meio-campista Abedi e os dos atacantes Marcelo Ramos, Maciel Lima, Edivaldo e Adriano Magrão.

Provável time-base: Cléber Moura; Douglas Assis, Victor Silva e Edmílson; Valdir, Vinícius Freitas, Rodrigo, Abedi e Nil; Maciel Lima e Adriano Magrão.

Pitaco do blogueiro: último finalista de Campeonato Carioca que não os habituais clubes da Série A nacional (perdeu para o Botafogo em 2006), os tempos são outros em Conselheiro Galvão. Mas se por um lado é pouco razoável supôr o Madureira numa decisão nessa edição, por outro ele deverá passar longe da zona de descenso.

Olaria

O clube da Rua Bariri conservou a política de apostar naquilo que tem em casa e contratar o mínimo necessário. Entre os reforços, 3 são estrangeiros: Cesar Mena (zagueiro, colombiano), Nicolas Vallafane (meia, argentino) e Gonzalo Gil (atacante, também argentino). O treinador é Luiz Antônio Ferreira, com passagens pelas divisões de base do Vasco da Gama.

Provável time-base: Renan Moura; Ivan, Thiago Eleutério, Diego Rodrigues e Amarildo; David, Victor, Vinícius e Renan Silva; Renatinho e Carlos Antônio.

Pitaco do blogueiro: achei interessante o futebol apresentado pelo Olaria no último Estadual (então comandado por Dé). Se a postura for semelhante àquela, o time terá condições de aprontar novamente, tirando alguns pontos dos ditos favoritos. Mas não acho que vá além disso (se chegar nisso).

Esse tópico provavelmente nem existiria não fosse o texto-base disponível em Futebol Interior (veja também o blógui do Roberto Silva).

6 comentários:

  1. Jesus amado! Eis um acervo. Meses e anos ä frente poderemos ler isso aqui...Dedo não está doendo de tanto escrever não.
    Ainda não li tudo, mas dando meu pitaco, acho que o título vai pra Gávea!

    Vou postar nesse momento o texto do cariocão, obviamente bem mais "modesto"que esse.
    Confiram:

    www.oscraquesnarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Que texto hein? Meu Fluzão com Conca, Fred e companhia, Flamengo com Ronaldinho e Botafogo com Loco Abreu. Esse campeonato promete!

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Por que tanto ódio ao Americano? É um time que merece muito respeito, apesar das campanhas pífias nos últimos anos, ganhou do Vasco ano passado(em São Januário) e heroicamente evitou o rebaixamento, e na última rodada eu mesmo estive no Godofredo Cruz no jogo contra o Resende e posso te afirmar que o clube possui uma torcida enorme e muito apaixonada. E além de tudo o estádio é próprio, coisa que muito time grande não possui.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria, mas certamente não seria possível se eu não tivesse digitado todo o texto ORIGINAL, que foi republicado pelo Futebol Interior. Sucesso a todos. Roberto Silva. www.blogdorobertosilva.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, obrigado pela participação (seria ainda mais legal se pudesse se identificar nas próximas visitas). Não tenho ódio nenhum com o Americano e nem com nenhuma outra instituição! Minha "bronca" é com a gestão Eduardo Vianna, bastante negativa ao futebol do Rio de Janeiro como um todo. Hoje, o Rio vem juntando os cacos e se reerguendo, e desejo o mesmo ao clube. Clube esse que fechou a participação na Taça Rio com uma invencibilidade de 4 jogos. Quanto à sua dita presença no jogo derradeiro com o Resende, imagino que os cerca de 900 torcedores tenham gostado daquela vitória por 2a0. Ter um estádio próprio é muito legal, mas convenhamos, é preciso dar uma melhorada naquele gramado horroroso!

    Roberto Silva, uma grande abordagem fizeste! Se preferires, posso pôr sua página pessoal no corpo da postagem em vez do "Futebol Interior" (que foi onde encontrei a matéria). Nem preciso dar-lhe os parabéns, né? (;

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. CAIX D'ÁGUA, CASTOR DE ANDRADE, EURICO MIRANDA, RICARDO TERRA TEIXEIRA, OSVALDO BRANDÃO REPRESENTAM A IMORTALIDADE E DO FUTEBOL NACIONAL, SULAMERICANO E MUNDIAL.
    QUER QUEIRAM OU NÃO RBS, GLOBO, MULHERES, GRÊMIO , FÁBIO ANDRÉ KOFF, PAULO ROBERTO FALCÃO E JOSÉ ASMUZ TERÃO QUE ENGULI-LOS PARA SEMPRE , ETERNAMENTE !

    ResponderExcluir