terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Goleiro César Decide E Flamengo Conquista Copa SP

Com uma vitória por 2a1 no estádio Pacaembu, o Flamengo conquistou pela 2ª vez a Copa São Paulo de Juniores (a 1ª havia ocorrido em 1990, com um time que contava com o talento de jogadores como Djalminha, Nélio e Marcelinho Carioca). O Bahia, primeiro nordestino a figurar na final da competição, criou mais chances que o time carioca mas acabou esbarrando na memorável atuação do goleiro César, que realizou diversas defesas difíceis, tornando-se o principal personagem da partida.

O jogo

Se as finais de campeonato costumam ser caracterizadas por jogos tensos e estudados, essa decisão entre Flamengo e Bahia fugiu da regra, o que eu particularmente achei ótimo: os dois times adotaram, desde o início, uma postura ofensiva, procurando atacar o adversário. No Bahia, desfalcado de alguns jogadores, a ausência do lateral direito Mádson (autor dos dois gols da equipe na semifinal diante do América Mineiro) foi possivelmente a mais sentida. O treinador improvisou na posição um jogador com características mais voltadas para o ataque do que para a marcação, e acabou possibilitando espaços para o Flamengo trabalhar por ali, sobretudo com o habilidoso camisa 10 Adryan, que rotineiramente contava com a aproximação do lateral esquerdo Ânderson. Na marca de 6 minutos, um escanteio cobrado pelo lado esquerdo teve duas escoradas de cabeça até chegar aos pés do zagueiro e capitão rubro-negro Frauches, que ajeitou com a perna direita e chutou com a esquerda, estufando a rede no quadrante 3 e abrindo o placar.

Aos 10 minutos, João Marcos (meiocampista improvisado na lateral direita) sentiu uma lesão (ele já fora escalado sem estar em plena forma) e precisou ser substituído. A mexida do treinador Laélson Lopes foi ousada, trazendo para campo o atacante Válson. A primeira chance de empate aconteceria aos 21 minutos: após cruzamento vindo da esquerda, Laércio desviou de cabeça, a bola chegou na direita até Rafael mas o goleador da equipe não conseguiu encaixar o voleio como gostaria. Cinco minutos depois, o goleiro César começaria a aparecer: após novo cruzamento da esquerda, Rafael cabeceou livre e o camisa 1 espalmou no alto, evitando a igualdade. Igualdade que viria 3 minutos após o lance: Rafael, que se deslocava pra pegar sobra de bola originada de cobrança de escanteio, acabou virando o recheio de um sanduíche onde as fatias de pão eram Frauches e Marllon. Acertadamente, o árbitro Vinícius Furlan marcou penalidade máxima, convertida pelo próprio Rafael, que mandou a bola no quadrante 6 para empatar a partida.

O Bahia poderia virar o jogo ainda no primeiro tempo, quando Válson chutou de fora da área e viu César espalmar a bola no canto esquerdo. O Flamengo respondeu em dois momentos: aos 38 minutos, Adryan rolou em diagonal para trás e Alex chutou à esquerda; e aos 41 minutos foi a vez de Muralha arriscar de longe e parar em defesa de Renan, que foi buscar a bola no canto esquerdo. Ainda antes do intervalo, César realizou nova grande defesa ao alcançar, no canto direito, um chute de Brendon em cobrança de falta que sofreu desvio no meio do caminho.

O "Tricolor de Aço" voltou melhor para o segundo tempo, já tendo boa chance com 1 minuto: Fábio chegou à linha final pelo lado esquerdo, tocou atrás e Rafael chutou para fora. No minuto seguinte, uma aproximação da imagem televisiva flagrou um pisão de Muralha na cabeça de Fábio, em agressão digna de expulsão. Mas, ao que tudo indica, nenhum dos árbitros conseguiu ver o fato. Aos 4 minutos, mais Bahia: após bola lançada, Rafael recebeu em liberdade, chutou buscando o canto direito e César voltou a defender, dando bronca na defesa, muito mal posicionada no lance. Na marca de 13 minutos, Brendon rabiscou Adryan com uma caneta, chutou de fora da área e César saltou para defender na direita. No minuto seguinte, o árbitro deu seqüência a um lance onde particularmente achei falta do Ânderson flamenguista no xará adversário - o zagueiro Dudu parou o contra-ataque rubro-negro com um carrinho e recebeu cartão amarelo ao derrubar Lucas. Contundido em função do lance, Lucas deixou o campo aos 18 minutos, dando lugar para Thomas.

O Bahia seguia melhor em campo, mas veja como é o futebol: aos 22 minutos, Muralha recuperou a posse de bola, deu enfiada precisa para Thomas, e o jogador que acabara de entrar foi puxado dentro da área por Dudu - pênalti e segundo amarelo para o defensor, deixando o time com um a menos. O atacante Negueba, sumido da partida, foi pra cobrança e mandou no quadrante 1, recolocando o Flamengo em vantagem no placar.

As substituições seguintes escancararam a diferença dos objetivos dos treinadores. Enquanto Paulo Henrique Júnior reforçou o meio-campo trocando Adryan por Pedrinho, Laélson Lopes mandou o time definitivamente pra frente, colocando Rodrigo e Joélinton nos lugares de Brendon e Fernando.

Com muito espaço no campo de ataque, o Flamengo só não ampliou a diferença aos 27 minutos porque Renan defendeu finalização de Thomas quando o atacante estava cara-a-cara com o goleiro. Mesmo com a vantagem numérica, o treinador Paulo Henrique Júnior decidiu fechar de vez o time e, aos 44 minutos, trocou Rafinha pelo zagueiro China. E lá veio o Bahia ao ataque na busca pelo empate. Aos 46 minutos, um bate-rebate sobrou limpinho para Laércio, que chutou forte e César fez grande defesa. Aos 47 minutos, Fábio recebeu inversão na esquerda, chutou, e adivinhe quem deu um tapa no alto para evitar o gol...

Imediatamente após o apito final, a presidenta Patrícia Amorim explodiu de emoção e chorou. Deixo a dica para Patrícia: arrumar um espaço na Gávea para a instalação de um busto do goleiro César.
Elenco comemora a 2ª conquista do Flamengo na história da Copa São Paulo de Juniores: na 1ª, em 1990, nenhum dos jogadores campeões em 2011 era nascido.

2 comentários:

  1. Flamengo tem sim um ótimo time, mas algumas equipes eram melhores que essa. Mas futebol é futebol.

    Seleção (bem) convocada para amistoso contra a França http://blogbolanarede.blogspot.com/2011/01/selecao-bem-convocada-para-amistoso.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Legal ver o Flamengo campeão da Copinha. Equilibrio grande nos jogos do rubro negro carioca. Pênaltis contra Cruzeiro e Desportivo, jogos duríssimos contra São Paulo e Bahia.
    Lá no Blog, tem matéria especial, de dentro do Pacaembu com fotos exclusivas, vale conferir.

    www.oscraquesnarede.blogspot.com

    ResponderExcluir