domingo, 30 de janeiro de 2011

Em Milão, Jogão Com Virada E Atuação De Campeão

Possíveis leitores que aqui estão, digo-lhes o seguinte: Internazionale e Palermo fizeram hoje, em San Siro, uma das melhores partidas de futebol que já assisti. Provavelmente, não houve e nem haverá um jogo como esse na presente temporada italiana.

Com ambos os times focados em ações ofensivas, a partida foi dinâmica e repleta de alternativas do começo ao fim. O Palermo chegou a abrir uma vantagem de 2a0 no placar, resultado que persistiu até o intervalo. No segundo tempo, uma incontestável virada interista que teve um ingrediente de nome e sobrenome: Giampaolo Pazzini, atacante contratado da Sampdoria e que fazia sua estréia no "Nerazzurri".

O goleiro brasileiro Júlio César, que retornou após período afastado por lesão, defendeu um pênalti quando a partida estava em 2a1 para o adversário e, aos 42 minutos do segundo tempo, realizou defesa impressionante, impedindo o empate.

O jogo (confira como foi a transmissão da partida em tempo real)

Chegadas de Javier Pastore e Maicon, cada um pelo lado direito do seu respectivo ataque, deram indícios de que a intenção de Palermo e Internazionale era atuar no campo do oponente. Aos 4 minutos essa estratégia trouxe resultado prático quando Pastore iniciou jogada, fez bonito corta-luz para a bola seguir em direção a Mattia Cassani e o lateral direito cruzar sob medida para Fabrizio Miccoli completar estufando a rede interista e abrir o marcador.

Sem se abalar, a Internazionale mostrava consciência no modo como trabalhava a bola, e criou chances de empatar com chegadas por ambos os flancos do campo e também pela zona central. As investidas dos donos da casa mostravam que o sistema defensivo da equipe visitante se comportava muito bem sob pressão, notadamente pela grande atuação da dupla de zaga composta por Ezequiel Muñoz (olho nesse argentino) e Cesare Bovo. Se lá atrás a defesa dava conta do recado, coube ao ataque "Rosanero" dar novas mostras de seu repertório para aumentar a diferença. E isso aconteceu aos 35 minutos: com Javier Pastore e Fabrizio Miccoli se movimentando e distribuindo passes, o Palermo desmontou a defesa da Internazionale, a bola chegou na direita com Cassani e o lateral voltou a dar bela assistência, dessa vez para Antonio Nocerino, que deixou Maicon no chão antes de chutar rasteiro e mandar por baixo de Júlio César. 2a0 Palermo.

Aos 39 minutos Samuel Eto'o estufou a rede, mas a posição de impedimento foi corretamente assinalada e o lance invalidado (o camaronês tirou proveito de posição adiantada para chegar no rebote do goleiro Salvatore Sirigu, que havia espalmado chute forte do brasileiro Thiago Motta). Ainda antes do apito de intervalo, o jogo teve mais um lance sensacional: aos 46 minutos, o Palermo encaixou preciso contra-ataque e Pastore foi lançado em liberdade pelo lado direito. O argentino avançou e carimbou a trave esquerda de Júlio César, ficando perto de colocar 3a0 no placar.

No intervalo, Leonardo realizou duas substituições, em ambas promovendo as estréias de jogadores recém-contratados. Saíram Davide Santon (que falhou no lance do primeiro gol) e Philippe Coutinho (que fora um balãozinho que iniciou contra-ataque quando a partida estava 1a0, pouquíssimo criou) e entraram Houssine Kharja (contratado por empréstimo junto ao Genoa) e Giampaolo Pazzini (contratado por 12 milhões de euros, além da cessão dos direitos de Jonathan Biabiany para a Sampdoria).

E esse último nome foi fundamental para uma virada espetacular que aconteceria. Aos 11 minutos, o novo camisa 7 interista recebeu passe de Maicon e, de costas para o gol, desempenhou de maneira irretocável o papel de pivô: mesmo marcado de perto por Muñoz, conseguiu movimentar-se trazendo a bola para o seu lado esquerdo e descolando chute cruzado no canto direito para superar Sirigu e diminuir a desvantagem no placar.

O Palermo respondeu com lances que por muito pouco não resultaram no 3º gol da equipe visitante. Aos 14 minutos, uma bola cruzada da direita quase terminou em gol contra de Andrea Ranocchia, mas felizmente para o zagueiro de 22 anos a bola recuada com o peito passou à direita da trave. Na cobrança de escanteio, a bola viajou fechada e após desvio na defesa interista só não entrou no gol porque Júlio César agiu na base do reflexo para impedir. Na seqüência, o camisa 1 contou com a sorte, pois limitou-se a fazer "golpe-de-vista" em finalização que passou perto da trave direita.

Com 16 minutos, Delio Rossi mexeu pela primeira vez, trocando Miccoli por Pajtim Kasami. E o próprio Kasami apareceria no minuto seguinte dentro da área para ser derrubado por Thiago Motta e sofrer pênalti, corretamente marcado pelo árbitro Nicola Rizzoli. Pastore realizou a cobrança aos 18 minutos mandando a bola pro lado esquerdo e Júlio César conseguiu defender. No rebote, o próprio Pastore cabeceou alto e lá estava Júlio César para ficar com ela.
Momento em que o goleiro Júlio César defende o pênalti cobrado por Javier Pastore: na seqüência, o camisa 1 ainda conseguiu segurar o cabeceio do argentino.

Aos 27 minutos, o zagueiro Lúcio protagonizou jogada de pura raça no campo de ataque: após ganhar dividida com um carrinho no tempo exato, o brasileiro levantou-se, preparou um drible curto sobre o adversário e foi derrubado. A falta foi marcada. Na cobrança, Maicon cruzou com precisão e Pazzini apresentou-se para cabecear e estufar a rede, empatando a partida, marcando seu segundo gol em plena estréia com a camisa 7 da Inter e levando o público presente ao delírio.

Dois minutos depois, Pazzini apareceu para receber bola enfiada e ficar cara-a-cara com Sirigu. Antes que pudesse finalizar e tentar o "hat-trick", Muñoz tratou de agarrá-lo e cometer pênalti indiscutível. Sirigu até acertou o canto, esticou-se, mas a cobrança de Samuel Eto'o teve velocidade e colocação que tornaram o chute praticamente indefensável, lá no quadrante 11. Era a virada da Internazionale e euforia generalizada no estádio Giuseppe Meazza. A própria vibração de Eto'o com o gol foi de arrepiar: o camaronês jogou a camisa na grama e movimentou os braços alucinadamente, recebendo o que deve ter sido o cartão amarelo que menos o incomodou em toda a sua carreira.

Aos 32 minutos, Eto'o recebeu bola de Esteban Cambiasso, limpou o lance e chutou perto da trave esquerda. O quarto gol naquele momento era pedir pra camisa de Eto'o ir parar no Mar Mediterrâneo. Dois minutos depois, Leonardo efetuou sua última substituição, trocando Cambiasso por Joel Obi (esse, apesar de pouco utilizado, não era estreante).

Na marca de 42 minutos, um dos lances mais incríveis da partida. Na íntegra, a tuitada da jogada.
87'# Quase gol do Palermo! Impressionante! Pastore cruza da direita, Balzaretti bate de 1ª, bola desvia em Maicon e Júlio César defende!
A defesa que Júlio César realizou nessa finalização de Federico Balzaretti foi algo formidável. Era a ratificação de que o camisa 1 estava de volta para o gol da Internazionale e que Mano Menezes fez bem em voltar a convocar o arqueiro para a seleção brasileira.

Sob fortes cantos da torcida interista, a partidaça em San Siro rumou para o apito final. Foi um jogo onde, independentemente do resultado, houve um grande vencedor: o futebol. Aplausos para Leonardo e Delio Rossi pelas propostas de jogo e também aos jogadores, que proporcionaram um espetáculo para amante desse esporte nenhum botar defeito.

3 comentários:

  1. Fala, cara!

    Na hora do jogo eu tava logado no twitter, lembrei de um post seu falando de transmissão ao vivo, aí passei a te seguir, é o @futebolaocubo. Bem legal suas twitadas, bem escritas.

    Sobre a partida, se fizermos uma retrospectiva dos 5 melhores jogos quando acabar a temporada, essa com certeza estará. A rede de olheiros do Palermo merece todos os aplausos possíveis por descobrir nomes como Ilicic, de enorme futuro. Pastore nem se fala né, é o Ganso da Argentina.

    Pazzini, Miccoli, Pellissier, Di Vaio e Matri são jogadores que dificilmente passam duas rodadas sem marcar. Cavani nem se fala, se eu tivesse que investir em um centroavante jovem no mundo hoje seria nele.


    Abraços!
    http://futebolaocuboita.blogspot.com/
    http://futebolaocubo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, realmente é de se admirar essas "descobertas" do Palermo. Ilicic é mesmo um jogador interessante, o zagueiro Muñoz parece-me praticamente completo e o Pastore dispensa comentários (gostei da analogia com o Ganso).

    O barato é ver que o time joga solto dentro de campo, com grande poder de criação e uma defesa bem postada.

    Muito legais suas tuitadas também, passei a te seguir pelo perfil do blógui!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Inter 3x2 Palermo foi um dos jogos mais emocionantes que eu vi na minha vida! 3 a 2 de virada! Esse jogo marcou a volta do Júlio César que atuou muito bem ontem. Incrível que existem pessoas que criticam ele. Ele pegou pênalti e foi decisivo para a vitória de ontem. Gosto de ver ele no meu time, a Inter.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir