quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lionel Messi Merece

Na última segunda-feira, Lionel Messi faturou o prêmio de melhor jogador de 2010 e tornou-se o terceiro futebolista a alcançar o feito de conquistar o troféu FIFA por dois anos consecutivos - os outros foram Ronaldo (1996-7) e Ronaldinho Gaúcho (2004-5).
Uma das melhores definições para o futebol de Lionel Messi veio de Arsène Wenger, após a goleada do Barcelona sobre o Arsenal por 4a1, com 4 gols da fera: "é um jogador de PlayStation".

Que Messi é o melhor jogador na atualidade e um dos melhores de todos os tempos, não há qualquer dúvida. Mas o rendimento do argentino em 2010, embora novamente excepcional, foi questionado pela eliminação da seleção de Diego Armando Maradona na fase quartas-de-final. Acho uma tolice: vendo cada jogo da Argentina no Mundial, desafio alguém a apontar uma performance fraca de Messi na Copa. Pelo contrário: contra a Nigéria, por exemplo, Messi "ajudou" a tornar o goleiro Enyeama o destaque da partida.

Porém, se o prêmio da FIFA não estivesse acoplado ao troféu Bola de Ouro (a unificação ocorreu nessa edição do prêmio), quem faturaria o caneco concedido pela France Football seria Wesley Sneijder, o preferido dos eleitores jornalistas. O holandês teve uma temporada brilhante tanto com a seleção Laranja quanto com a Internazionale, sendo o maestro do vice-campeonato na África do Sul e na conquista da Tríplice Coroa. Era um nome para, pelo menos, figurar na lista final, mas acabou ficando de fora para estarem presentes os espanhóis e barcelonistas Andrés Iniesta e Xavi Hernández.
Temporada de Wesley Sneijder foi praticamente perfeita e, não fosse a unificação entre os prêmios, o camisa 10 holandês e interista faturaria a Bola de Ouro 2010.

Eis a porcentagem final dos jogadores mais lembrados.
1º - Lionel Messi (Argentina), 22,65%
2º - Andrés Iniesta (Espanha), 17,36%
3º - Xavi Hernández (Espanha), 16,48%
4º - Wesley Sneijder (Holanda), 14,48%
5º - Diego Forlán (Uruguai), 7,61%
Quem conferiu o tópico "E A Bola De Ouro Vai Para..." percebeu que os cinco preferidos desse blogueiro foram exatamente os cinco mais votados na eleição. Qualquer um daqueles seria digno de faturar o prêmio, mas convenhamos, é particularmente mais bacana quando o troféu é erguido pelo melhor jogador da atualidade. E isso vale também para as mulheres. Dá-lhe Messi! Dá-lhe Marta!
Os melhores futebolistas em seus respectivos gêneros repetem a dobradinha de 2009: ele é bi e ela é penta.

Aproveito e agradeço aos 20 participantes da enquete, que teve o seguinte resultado final:
1º Lionel Messi, com 8 votos (40%)
2º Xavi Hernández, com 5 votos (25%)
3º Wesley Sneijder, com 3 votos (15%)
4º Diego Forlán, com 2 votos (10%)
4º Qualquer um dos 3 finalistas, com 2 votos (10%)
6º Andrés Iniesta, com nenhum voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário