quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2010: Seleção Da Primeira Rodada

Segue a relação daqueles que considero os destaques, posição por posição, da primeira rodada da Copa do Mundo 2010. Não estou considerando a nomeação da FIFA de melhor em campo, até porque achei algumas delas bastante desprovidas de bom senso, como por exemplo a de Cristiano Ronaldo no jogo entre Portugal e Costa do Marfim. O critério que me utilizo é o desempenho particular do atleta e o quanto isso influenciou no jogo coletivo, independente do resultado.

Titulares

Goleiro: Vincent Enyeama (Nigéria)
Lateral direito: Philipp Lahm (Alemanha)
Zagueiro: Kolo Touré (Costa do Marfim)
Zagueiro: Juan (Brasil)
Lateral esquerdo: Nadir Belhadj (Argélia)
Volante: Abou Diaby (França)
Volante: Siphiwe Tshabalala (África do Sul)
Meia: Mesut Özil (Alemanha)
Meia: Lionel Messi (Argentina)
Atacante: Park Chu-Young (Coréia do Sul)
Atacante: Lukas Podolski (Alemanha)
Técnico: Joachim Löw (Alemanha)

Suplentes

Goleiro: Diego Benaglio (Suíça)
Lateral direito: Mauricio Isla (Chile)
Zagueiro: Fabio Cannavaro (Itália)
Zagueiro: Antolin Alcaraz (Paraguai)
Lateral esquerdo: Patrice Evra (França)
Volante: Mark van Bommel (Holanda)
Volante: Bastian Schweinsteiger (Alemanha)
Meia: Jorge Valdívia (Chile)
Meia: Robinho (Brasil)
Atacante: Alexis Sánchez (Chile)
Atacante: Asamoah Gyan (Gana)
Técnico: Diego Armando Maradona (Argentina)

Menção honrosa: Giovani dos Santos (México), Diego Lugano (Uruguai), Park Ji-Sung (Coréia do Sul), Javier Mascherano e Juan Sebastián Verón (Argentina), Steven Gerrard (Inglaterra), Sami Khedira, Thomas Müller e Miroslav Klose (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), Daisuke Matsui (Japão), Shane Smeltz (Nova Zelândia), Vladimir Weiss (Eslováquia), Siaka Tiéné e Sven-Göran Eriksson (Costa do Marfim), Maicon e Elano (Brasil), Marcelo Bielsa (Chile), Sérgio Ramos, Gerard Piqué, Xabi Alonso, Andrés Iniesta e Vicente del Bosque (Espanha).

Destaque

O jogo entre Argentina e Nigéria reservou grandes momentos aos amantes do futebol. Lionel Messi teve atuação que silenciou aqueles que o rotularam de "jogador de clube", conduzindo a Argentina ao ataque com uma visão de jogo singular: ora passes precisos para servir os companheiros, ora finalizações caprichadas que na maioria das vezes tinham o endereço de onde a coruja dorme.

Acontece que o personagem que mais influenciou o resultado da partida - vitória argentina por 1a0 - não foi nem Messi, nem Gabriel Heinze (autor do gol), nem Diego Armando Maradona e nem qualquer outro argentino. O nome da partida e da primeira rodada da Copa do Mundo 2010 foi o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, que realizou, no mínimo, 4 defesas sensacionais. Atuação de gala, capaz de parar o melhor do mundo. Aliás, o próprio Messi admitiu: "o goleiro estava um fenômeno".
Enyeama se antecipa a Messi para mais uma intervenção: goleiro teve memorável atuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário