quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia Aproveita Vantagem Numérica E Faz História

A exemplo da partida de estréia, novamente a Grécia viu o adversário fazer 1a0 no início do jogo num lance de bola parada. Porém, dessa vez houve um acontecimento que não ocorreu na primeira rodada: expulsão de um jogador adversário. O técnico Otto Rehhagel tirou proveito desse fato e foi feliz na substituição que realizou, tornando a Grécia mais agressiva e mostrando, em plena seleção que conquistou a Eurocopa em 2004 na base da retranca, que o ataque é a melhor defesa. A seleção nigeriana sentiu a desvantagem numérica e foi em alguns momentos sufocada pelos gregos. Mas a boa atuação de Vincent Enyeama - mais uma vez eleito o melhor em campo pela FIFA - evitou um resultado mais elástico. Ambas as equipes entram na terceira rodada com chances de classificação. A vantagem da Grécia é não depender do resultado da outra partida, mas a desvantagem é que sua adversária é a seleção argentina.

O jogo

Aos 12 minutos, Kostas Katsouranis tentou fazer "o gol que Pelé não fez" e arriscou do meio do campo um chute para surpreender Enyeama, mas o goleiro fez a defesa. 3 minutos depois saiu o gol da Nigéria. Kalu Uche cobrou falta da intermediária levantando na área, Peter Odemwingie deu pinta de que desviaria de cabeça e, sem tocar na bola, enganou Alexandros Tzorvas e a bola foi diretamente para a rede. O gol abateu a seleção grega: um minuto depois, Tzorvas colocou a mão numa bola que sairia em tiro-de-meta e cedeu escanteio gratuito para os africanos.

A partida seguia morna, com nenhuma das seleções oferecendo grande perigo para a meta adversária. A Grécia aparentava ainda sentir o golpe do gol e a Nigéria dava pinta de estar satisfeita com o desenrolar do jogo. Porém, aos 32 minutos, com a bola fora de jogo, Sani Haruna Kaita agrediu Vassilis Torosidis com uma solada na coxa e foi expulso pelo colombiano Oscar Ruíz.

Otto Rehhagel agiu rápido e tornou a Grécia mais ofensiva trocando Sokratis Papastathopoulos por Georgios Samaras, aos 36 minutos de jogo. 2 minutos depois, a Grécia já dava sinais de melhora: Giorgios Karagounis passou para Katsouranis e esse tocou para Dimitris Salpingidis, que finalizou para defesa de Enyeama com o pé. Aos 40', mais Grécia: Karagounis cobrou escanteio, a bola chegou em Samaras, que chutou e viu Haruna Lukman salvar a pátria em cima da linha. 3 minutos depois, Alexandros Tziolis deu enfiada de bola para Katsouranis, que entregou de carrinho para Salpingidis. O chute do camisa 14 desviou e enganou Enyeama, no que foi o primeiro gol grego na história das Copas.

Lars Lagerbäck deve ter sentido que a Grécia terminou o primeiro tempo numa crescente e voltou para a segunda etapa com uma mudança na Nigéria, trocando Odemwingie por Chinedu Obasi.

Com 4 segundos foi a vez da Nigéria tentar marcar um gol histórico, do círculo central, mas a bola saiu por cima do travessão, em chute perigoso. O segundo tempo começava a todo vapor e aos 53 segundos Enyeama trabalhou bem ao saltar e amortecer com uma única mão cruzamento que tinha a cabeça de Samaras como endereço. A Nigéria respondeu aos 3 minutos: Uche tentou cruzar mas a bola foi diretamente ao gol e Tzorvas fez bela defesa.
Na marca de 13 minutos, um momento incrível do jogo. Primeiro foi a vez da Grécia chegar bem ao ataque graças ao presente de Joseph Yobo, mas Enyeama salvou maravilhosamente finalização de Theofanis Gekas à queima-roupa. No contra-ataque, a Nigéria saiu trocando passes em velocidade, com a Jabulani passando pelos pés de Uche, Obasi e chegando redondinha para finalização de Yakubu Aiyegbeni: Tzorvas defendeu e Obasi pegou o rebote, mas mesmo com o gol escancarado chutou para fora.
9 minutos depois, a Grécia tentou novamente na base do jogo aéreo: Salpingidis cruzou para Samaras cabecear bem, mas Enyeama foi melhor ainda e fez bonita defesa. Aos 26', a virada: Tziolis bateu de fora da área com força e rasteiro, Enyeama vacilou ao não encaixar e Torosidis aproveitou o rebote.

Aos 29', Karagounis soltou um foguete de fora da área e a bola passou perto da trave esquerda. No minuto seguinte, resposta africana: Yakubu recebeu perto da meia-lua, limpou e chutou perto da trave direita. Mas, no minuto seguinte, a Grécia voltou a levar perigo e Enyeama espalmou chute de Karagounis. Daí para o final, a Grécia parecia mais empenhada a buscar o 3º gol do que a Nigéria capaz de empatar. Aos 47 minutos, Tziolis recebeu e chutou cruzado mas Enyeama evitou o gol. Aos 48', Samaras fez bela jogada individual mas o chute foi na rede externa.

Após o apito final, festa em azul e branco para celebrar a primeira vitória da Grécia em Copa do Mundo, em uma das partidas mais interessantes da atual edição da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário