sábado, 19 de junho de 2010

Australianos Resistem À Desvantagem Numérica E À Pressão De Gana

Sob os olhares do técnico alemão Joachim Löw - que acompanhava os acontecimentos no estádio Royal Bafokeng com papelzinho na mão -, Gana e Austrália tiveram a chance de vencer o jogo que terminou empatado em 1a1. Se por um lado a situação da Austrália pode ser considerada mais delicada, por outro pode-se dizer que os africanos não tiraram o devido proveito por jogarem cerca de 75% do tempo em vantagem de 11 homens contra 10 (Roberto Rosetti expulsou Harry Kewell com 24 minutos de jogo, no que pode ter sido a despedida do astro australiano em Copas do Mundo).

Após a conclusão da segunda rodada no grupo D, Gana se classifica empatando com a Alemanha de Löw. A Austrália medirá forças com a Sérvia buscando a vitória e, em caso de tropeço de Gana, terá de correr atrás para recuperar-se no saldo de gols.

O jogo

Aos 6 minutos de jogo, Kevin-Prince Boateng recuperou a bola, enganou a marcação australiana com uma travada e chutou, à direita do gol. Com 10 minutos, Anthony Annan cometeu falta que daria origem ao gol australiano: a 29 metros de distância do gol, Mark Bresciano cobrou com a malandragem de forçar o quique da bola perto do goleiro, Richard Kingson caiu na cilada ao tentar encaixar e não deu outra - o goleirão bateu-roupa. No rebote, aquele mesmo Annan que cometera a falta não acompanhou o avanço de Brett Holman e o camisa 14 da Austrália acabou premiado por acreditar no lance, marcando gol no rebote.

Os comandados de Milovan Rajevac não se abateram e seguiram o jogo buscando o ataque. Aos 19 minutos, André Ayew Pelé se livrou de David Carney mas o chute acabou desviando em escanteio. 4 minutos depois foi a vez de Asamoah Gyan tentar o lance individual, invadir a área e também ganhar um escanteio. Escanteio esse que originou o desenrolar das ações para o gol de empate: após a cobrança, com 24 minutos, Ayew não se intimidou com a proximidade de dois marcadores e, mesmo "prensado" na linha-de-fundo, fez belíssima jogada individual e cruzou rasteito. Gyan era derrubado dentro da área - o árbitro italiano ou não viu ou deu vantagem - e a bola chegava em Jonathan Mensah, que chutou e a bola foi de encontro ao braço direito de Kewell, em cima da linha final - Rosetti viu e interpretou como pênalti, expulsando o camisa 10. Na cobrança, Gyan mandou a Jabulani rasteira e à esquerda, deslocando Mark Schwarzer. Foi uma penalidade cobrada de forma oposta à da estréia, quando chutou alto e à direita, também com sucesso.

Aos 26 minutos, Gana já estava novamente no ataque: Prince Tagoe recebeu na área, ajeitou com a perna direita, chutou com a esquerda e a bola saiu à direita. Na marca de 43', último ataque perigoso antes do intervalo: Boateng recebeu pela direita, avançou e chutou cruzado para grande defesa de Schwarzer. Era a 9ª finalização ganense contra duas australianas (ambas no mesmo lance de gol).

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, isto é, com Gana tomando a iniciativa. Com 1 minutinho, Kwadwo Asamoah recebeu no círculo central, carregou e experimentou um chute que saiu à esquerda. Aos 5', Gyan recebeu passe de primeira e chutou rasteiro, da meia-lua, com Schwarzer fazendo nova defesa.

Na marca de 10 minutos, Rajevac promoveu a primeira substituição do jogo: Tagoe por Quincy Owusu-Abeyie. Aos 17', Boateng arriscou da intermediária e Schwarzer acompanhou a bola sair à direita. No minuto seguinte quem tentou chute de longe foi Mensah, também errando o alvo.

Pim Verbeek tentou uma trégua no bombardeio adversário e mexeu na Austrália aos 20 minutos: Bresciano saiu e Scott Chipperfield entrou. Entrou e já participou no minuto seguinte: abertura de bola na direita, cruzamento pra dentro da área e cabeceio de Chipperfield, por cima do travessão. Gana respondeu de imediato: Gyan carregou pela direita, chutou cruzado e Asamoah quase conseguiu alcançar para completar. Depois de novo susto, nova mexida: Joshua Blake Kennedy na vaga de Holman.

Aos 24 minutos, Gana chegava mais uma vez: Ayew recebeu na área, rolou para trás e Abeyie bateu colocado, mas por cima da meta. Aos 25', Boateng deu passe para o espaço vazio, Gyan chegou na bola e chutou à direita do gol. A Austrália reagiu aos 26': Kennedy recebeu na área, chutou e Kingson rebateu - Brett Emerton pegou o rebote mas não foi feliz na finalização, chutando para defesa de Kingson.

Depois, sucederam 3 substituições: aos 31', Asamoah por Sulley Ali Muntari; aos 39', Luke Wilkshire por Nikita Rukavytsya; e aos 42', Boateng por Matthew Amoah. As últimas 3 chances da partida foram todas de Gana: aos 44', Muntari cobrou falta da esquerda para cabeceio de Mensah, que saiu à esquerda; aos 45', Abeyie chutou de fora e Schwarzer espalmou; e aos 46' Muntari chutou cruzado uma bola que passou perto do ângulo direito.

Os australianos ouviram o apito final como o boxista que, contra as cordas, vibra com o soar do gongo que evita o nocaute iminente, numa resistência heróica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário