quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai Rolar A Jabulani!

Tudo pronto e no esquema para a primeira disputa do Mundial da FIFA em continente africano. A África do Sul recebe a Copa do Mundo e abrirá a competição amanhã, em jogo diante do México, às 11h de Brasília. Às 15:30h, completando a primeira rodada pelo Grupo A, 3 títulos mundiais no gramado: Uruguai e França se reencontram - a última vez em que se enfrentaram na maior competição de seleções do mundo foi em 2002, com empate sem gols, também pela fase de grupos (de lá pra cá, apenas um amistoso em 2008, que também ficou no 0a0).

A seleção anfitriã encerrou sua série de amistosos preparativos para a Copa com 3 vitórias consecutivas: 2a1 na Colômbia, 5a0 na Guatemala e 1a0 na Dinamarca. Por sinal, terá pela frente exatamente uma nação sul-americana, uma da América Central e uma européia. O comandante Carlos Alberto Parreira anotará um recorde de presença em mundiais: será sua 6ª Copa, sendo a 5ª nação diferente do técnico campeão em 1994. O fato de ter cortado o astro Benny McCarthy, alguns quilos acima do peso, demonstra que Parreira aprendeu as lições de 2006, quando convocou jogadores que não estavam "em dia com a balança", como Ronaldo.

O grande resultado da equipe mexicana nessa preparação para a Copa foi justamente na mais recente partida disputada, quando venceram a Itália por 2a1 em partida onde obtiveram grande domínio - ficou barato para os italianos. Por falar em "condições físicas", o treinador Javier Aguirre ignorou o ponteiro da balança e chamou o astro Cuauhtémoc Blanco Bravo, de 37 anos, que vem exibindo uma silhueta dissonante daquela que imaginamos para um atleta, embora tenha talento incontestável. Será um novo "caso Ronaldo"?

O Uruguai conseguiu o interessante resultado de 3a1 sobre a Suíça, em território adversário, e depois aplicou um 4a1 em Israel, mostrando que o ataque celeste vai funcionando muito bem, obrigado. Por sinal, não são poucas as (boas) opções de Oscar Tabárez para o setor: Sebastian "El Loco" Abreu, Edison Cavani, Sebastian Fernández, Diego Forlán e Luís Suárez. Você que acompanha o blógui sabe que o momento de Forlán é especial, tendo sido decisivo nos 2 jogos semifinais diante do Liverpool e também na decisão da Liga Europa no jogo em Hamburgo com o Fulham, vencido pelo Atlético de Madrid por 2a1 e com 2 gols dele.

A França vem de 2 resultados preocupantes nos últimos amistosos realizados: empate em 1a1 com a Tunísia e derrota por 1a0 para a China. Sem um Zinedine Yazid Zidane para colocar ordem na casa e pedir a bola para criar algo, com um Thierry Henry bem abaixo do rendimento em que se encontrava em 2006 e pouca renovação nos setores (exceto o gol, defendido pelo magnífico Hugo Lloris), a França confia em Franck Ribèry para ir avançando na competição. Eu, particularmente, gostei muito do trabalho de Raymond Domenech no Mundial 2006, mas estranhei bastante a ausência de Karim Benzema entre os convocados (a de Patrick Vieira até se justifica em função do pouco número de jogos disputados pelo volante na atual temporada, mas a do jovem atacante do Real Madrid não pareceu muito lógica). Vamos ver se Domenech conseguirá tirar alguma carta da manga - o Ás de trunfo já se aposentou.

Pitacos

África do Sul e México. Parece que o maior orgulho de Parreira é o sistema defensivo arrumadinho que foi montado por ele, consolidado por Joel Santana e que ele trouxe de volta na sua segunda chegada à seleção. O time carece de grandes talentos, mas se Steven Pienaar estiver inspirado e a defesa efetivamente funcionar, pode rolar uma vitória ao som das vuvuzelas. Mas acredito que o placar de estréia será um empate e me atrevo a cravar um 1a1.

Uruguai e França. O favoritismo é francês mais em função de serem atuais vice-campeões mundiais do que pelo rendimento recente. Mas vejo força nessa seleção uruguaia o suficiente para não ser derrotada na estréia. Empate também.

Que comece a Copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário