terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil Estréia Bem, Mas Sua Para Assegurar Vitória

Na estréia da seleção mais vezes campeã mundial, o Brasil confirmou o favoritismo, foi melhor que o adversário, mas chegou a passar sufoco nos instantes finais para assegurar a vitória sobre a Coréia do Norte. Robinho e Elano tiveram atuações destacadas, com Kaká também atuando satisfatoriamente. Pelo lado norte-coreano, destaque para a aplicação tática da equipe e para o empenho individual do incansável Jong Tae-Se, que chorou durante a execução do hino nacional de seu país, cortou a coxa em disputa de bola com Maicon e participou da maioria das jogadas de ataque de sua seleção.

Logo com 1 minuto, Róbson de Souza, o Robinho, partiu em jogada individual, deu uma caneta num adversário e tocou para Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká, que acabou sendo facilmente desarmado. Aos 6 minutos, Elano Blumer recebeu no comando de ataque, limpou o lance e chutou de fora da área, buscando o ângulo direito, mas a bola foi para fora. Ainda aos 6', mais Brasil: Kaká passou para Robinho, que deu um corte para se livar da marcação e chutou para fora.

Na marca de 10 minutos, a primeira chegada da Coréia do Norte: Tae-Se carregou a bola e chutou para defesa de Júlio César. Aos 12', Maicon chutou, a bola rebateu na zaga e Elano mandou de primeira para defesa de Ri Myong-Guk. 4 minutos depois e a Coréia chegava mais uma vez: Cha Jong-Hyok recebeu na direita e chutou cruzado, mas a bola pegou efeito se afastando do gol e saiu longe. Com 18 minutos, Mun In-Guk viu, do círculo central, o goleiro brasileiro adiantado e decidiu arriscar de lá mesmo. O chute acabou em defesa tranqüila para Júlio César.

Aos 20', Robinho recebeu dentro da área passe de Luís Fabiano e chutou, mas Myong-Guk defendeu. Com 27', Maicon tentou de longa distância e o chute foi socado à escanteio pelo goleiro. Aos 31' foi a vez da Coréia do Norte voltar a levar perigo: Ri Kwang-Chon recebeu e chutou de fora da área. O chute saiu sem muita força e por pouco não foi interceptado no caminho pelo ataque norte-coreano. 3 minutos depois, a última chance antes do intervalo foi brasileira: Robinho limpou a jogada e rolou para Michel Bastos, que chutou por cima - houve desvio na marcação adversária, não visto pela arbitragem.

O placar de 0a0 e a sobrecarga da criação de jogadas nas costas de Kaká e de Robinho, que voltava para buscar jogo e deixava Luís Fabiano isolado no ataque, sugeriam uma substituição já no intervalo. É bem verdade que não há muitas opções criativas, mas era perceptível que não havia necessidade e nem cabimento jogar com dois volantes de força física, como são os casos de Gilberto Silva e Felipe Melo. Ramíres Santos do Nascimento se apresentava como uma alternativa plausível para a situação. Porém, o técnico Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, preferiu voltar para a segunda etapa com a mesma equipe que entrou em campo e terminou o primeiro tempo.

Aos 5 minutos, falta para o Brasil a um passo da meia-lua. Michel Bastos chutou forte e a bola passou perto da trave direita. Aos 7', Robinho recebeu de Kaká, dominou e chutou cruzado, para fora. O gol estava amadurecendo e acabou saindo dois minutos mais tarde: Robinho passou para Elano tocar na passagem de Maicon, que chegou chutando forte, quase sem ângulo, surpreendendo o goleiro e mandando a Jabulani direto para dentro do gol.

Chutar forte parecia moda e foi assim que o Brasil tentou ampliar com Michel Bastos, aos 15', mas dessa vez o goleiro norte-coreano conseguiu espalmar, mesmo que na base do susto. Aos 18', Robinho serviu Luís Fabiano, que dominou no peito e cortou pra esquerda. "Só" o chute foi ruim, indo por cima. No minuto seguinte, a seleção norte-coreana respondeu: bola na esquerda para Ji Yun-Nam chutar, mas a bola vai pra fora.

Aos 26', o participativo Elano foi recompensado: recebeu açucarado passe de Robinho e entrou na área batendo cruzado, de primeira, com precisão de centroavante para fazer o segundo gol do jogo. Era o último lance de Elano na partida, substituído para entrada de Daniel Alves.

Aos 27', Robinho passou para Kaká no setor esquerdo, que chutou e Myong-Guk defendeu. 6 minutos depois, Kaká deixava o gramado para ser substituído por Nilmar Honroato da Silva, numa troca bastante interessante: Dunga aproveitava a boa atuação de Robinho e o encaminhava para a criação de jogadas, aproximando Nilmar de Luís Fabiano. No minuto seguinte ao de sua entrada, Nilmar recebeu e chutou de fora da área para defesa do goleiro, em dois tempos. Mais um minuto passado e nova finalização brasileira: Felipe Melo pegou de primeira de fora da área e o goleiro norte-coreano voltou a mostrar defesa.

Foi tarde, mas foi: aos 38' Felipe Melo deixou o campo para entrada de Ramíres. Aos 40', Nilmar dominou no peito e, sem deixar a bola quicar, chutou para defesa de Myong-Guk. Aos 42', Ramíres recebeu o único cartão amarelo exibido pelo húngaro Viktor Kassai.

Na marca de 43 minutos, o gol norte-coreano que colocou fogo numa partida que aparentava estar resolvida: Yun-Nam recebeu bola escorada de cabeça por Tae-Se e chutou para estufar a rede brasileira.

Daí pro final, quem diria, a Coréia do Norte veio ao ataque e teve duas chances - modestas, é verdade. Aos 44', Tae-Se tentou de fora da área, com o chute saindo por cima. Aos 45', Tae-Se carregou a redonda pelo setor esquerdo e chutou sem perigo, num último suspiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário